Quais os diferentes tipos de lente de contato?

Segundo estudos, mais de 50% da população mundial sofre de alguma disfunção visual. Entre as principais, estão: astigmatismo, miopia, hipermetropia e estrabismo. Todas podem ser corrigidas com óculos, lentes de contato ou cirurgia corretiva. Mas, afinal, quais os diferentes tipos de lente de contato?

As lentes de contato, desde que surgiram no mercado como uma alternativa diferente ao uso dos óculos de grau, têm trazido diversos benefícios e qualidade de vida para os usuários. São várias as opções de modelos, tipos, cores e composições. Dependendo de sua escolha, elas podem oferecer mais liberdade e combinar com seu estilo de vida, personalidade e senso estético.

Como são feitas as lentes de contato?

As lentes de contato podem ser feitas de materiais rígidos ou gelatinosos, sendo que as rígidas são compostas por materiais não flexíveis e que as gelatinosas, como o nome diz, são mais maleáveis.

Na sua maioria, as gelatinosas, por sua composição, se adaptam mais facilmente ao globo ocular. E podem ser descartáveis.

Agora vamos ver um pouco sobre as funções de cada uma delas:

Rígidas

As lentes de contato rígidas são mais indicadas para graus mais elevados. Atualmente, podem ser compostas por gás permeável, que facilita a passagem de oxigênio para os olhos.

Mas geralmente são feitas com plástico e silicone, que aumentam a durabilidade e resistência a bactérias. Podem ser utilizadas por pacientes com problemas refrativos.

Porém, sua principal indicação é para quem tenha uma doença específica, como o ceratocone ou alto grau de astigmatismo, hipermetropia e astigmatismo com miopia.

Gelatinosas

Já as lentes gelatinosas, além do uso em correções visuais, está diretamente ligada ao uso de estética, por substituir os óculos de grau.

É indicada, também, para quem tem dificuldade de adaptação às lentes rígidas. É uma ótima opção por serem confeccionadas com materiais mais finos e delicados.

Quais os diferentes tipos de lente de contato?

Agora, confira quatro tipos de lente de contato e as especificidades básicas de cada uma delas.

Lentes tóricas

As lentes de contato tóricas são cilíndricas, ao contrário das que corrigem outros tipos de problemas de visão, que são consideradas esféricas. Se houver necessidade de combinação em pacientes com astigmatismo e miopia, as lentes podem ser esférico-cilíndricas.

Lentes Multifocais

Também conhecidas como lentes progressivas, as multifocais recebem esse nome pelos múltiplos focos que oferecem, proporcionando melhor bem-estar aos pacientes com presbiopia, especialmente se associada a outros problemas como a miopia e hipermetropia. Estas também podem ser gelatinosas ou rígidas.

Terapêuticas

Geralmente gelatinosas, as lentes de contato terapêuticas são utilizadas para recuperação pós-cirúrgica refracional ou outros procedimentos oculares.

Justamente por serem gelatinosas, não é necessária sua retirada durante o sono. E, pela sua indicação, é imprescindível o acompanhamento médico.

Estéticas

Podendo ser coloridas ou somente para modelar a córnea, as lentes estéticas possibilitam um olhar mais brilhante e profundo. As coloridas podem ser utilizadas para fins estéticos ou corretivos. São do tipo gelatinosas e se adaptam à cor dos olhos, parecendo mais natural.

Quais os cuidados a serem tomados?

Independentemente da sua escolha por este ou aquele modelo, é sempre bom lembrar que as lentes de contato necessitam de cuidados especiais e devem sempre ter sempre a assistência especializada de um oftalmologista. Tire aqui suas eventuais dúvidas sobre o uso das lentes.  

Que tal avaliar a possibilidade de fazer uma cirurgia corretiva?

Você sabia que, além das lentes de contato, outra opção, também para a correção de problemas visuais, é a cirurgia refrativa? Trata-se de um procedimento muito seguro e com tecnologia avançada, que oferece diversos benefícios.  

Seu principal objetivo é garantir mais nitidez e facilidade na hora de enxergar. Porém, o diagnóstico e eventual recomendação desta cirurgia devem ser minuciosos de forma a garantir realmente o melhor resultado.

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais. E saiba mais sobre a Viva Oftalmologia acessando este vídeo institucional!

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.

Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h


SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento@vivaoftalmo.com.br
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?