Como higienizar óculos e lentes de contato?

Como fazer a correta higiene de óculos de grau e lentes de contato é uma dúvida comum dos pacientes que fazem um acompanhamento oftalmológico.

Definitivamente, no caso dos óculos, limpá-los na barra da camiseta não é a maneira mais correta de fazer a higienização. Da mesma forma que lavar as lentes de contato com água corrente da torneira não é a melhor solução.

As nossas roupas, por exemplo, estão igualmente expostas às impurezas do ar, de modo que usá-las para fazer a limpeza pode causar até riscos na lente com as micropartículas de sujeira. Já limpar as lentes de contato com a água da torneira, além de não ser tão efetivo, é um grande risco para que você as perca.

Confira agora, então, a forma correta de higienizar suas lentes!

Como higienizar seu óculos de grau?

A primeira dica para lavar corretamente as lentes dos seus óculos de grau é não usar sabonetes normais e hidratantes. Geralmente, eles são mais gordurosos e podem dificultar a limpeza.

Por isso, prefira por sabonetes neutros ou detergentes neutros. Para fazer a limpeza, basta aplicar um pouco do produto nos dedos e esfregar nas mãos, até formar uma espuma. Depois, é só aplicar nas lentes — em movimentos circulares — e enxaguar logo após.

Com relação à armação como um todo, o processo é similar. O único ponto a ressaltar é o cuidado na hora de manusear as hastes, para que não entortem nem quebrem. Portanto, durante a limpeza, segure sempre pela lateral da armação que você estiver limpando no momento.

Para a limpeza na correria do dia a dia e fora de casa, o ideal é utilizar um spray específico para limpeza de lentes de óculos, que pode ser adquirido em qualquer ótica. Basta aplicar nas lentes, pegar um lenço umedecido e limpar também em movimentos circulares, para não ficar nenhum canto com impurezas.

Como higienizar suas lentes de contato?

Para as lentes de contato, a melhor forma de higienização é utilizando produtos específicos.

Primeiro, deve-se lavar bem as mãos para iniciar a limpeza. Assim que limpas, coloque uma das lentes já na palma da mão e aplique um pouco do produto em cima dela. Faça uma leve fricção com os dedos, na frente e no verso da lente, também em movimento circular.

Depois, coloque a lente no estojo e aplique novamente um pouco do produto no local, para que ele mesmo possa fazer uma higiene mais profunda. Repita o processo com a outra lente.

Com relação ao estojo onde você guarda as suas lentes, para limpá-lo, basta jogar fora a solução do produto antiga e enxaguar com uma nova quantidade do mesmo produto, limpando com os próprios dedos. Depois, seque bem o estojo com um pano limpo.

Atenção: nunca limpe o estojo ou as lentes com água corrente pois ela pode conter impurezas e microorganismos. Também evite que o estojo fique guardado em locais úmidos.

Qual a importância de higienizar óculos e lentes de contato?

Além de garantir uma boa visão, a correta limpeza dos óculos e lentes de contato também é importante para evitar uma infecção nos olhos.

No caso das lentes de contato, o cuidado com a higiene deve ser redobrado, já que elas estão em contato direto com os nossos olhos. Então, qualquer bactéria maléfica ou impureza tem acesso fácil.

Além disso, higienizar corretamente essas lentes é importante para prolongar sua vida útil, fazendo com que durem mais tempo.

Já no caso das armações dos óculos de grau, por exemplo, uma limpeza adequada faz com que os óculos até se encaixem melhor no rosto, já que a remoção de impurezas e gorduras evita com que deslize e caia no chão.

E então, as suas dúvidas sobre a limpeza de óculos e lentes de contato foram esclarecidas neste artigo?

Leia também: Óculos de grau, lente de contato ou cirurgia? Clique aqui e descubra agora mesmo a melhor solução para o seu problema de vista!

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.

Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h


SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento@vivaoftalmo.com.br
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?