Curva de pressão ocular: para que serve o exame?

Realizado em pacientes que apresentam suspeita de glaucoma, o exame Curva de Pressão Ocular é responsável por determinar a média de pressão intraocular no decorrer de um dia. Por isso, é fundamental para o diagnóstico do glaucoma. Entenda melhor neste artigo!

Como é realizado o exame Curva de Pressão Ocular

O acompanhamento da pressão do olho deve ser realizado em uma clínica oftalmológica, onde o paciente deverá se submeter à medida da Pressão Ocular ao longo do dia.  A pressão intraocular é medida com a utilização de um instrumento chamado Tonômetro de Aplanação ou Pneumático.

O exame é simples, não exige a presença de um acompanhante e nem um preparo prévio. É indolor, não há necessidade de dilatação da pupila e, se desejar, o paciente pode deixar a clínica entre uma medição e outra.

Semelhante a outros procedimentos oftalmológicos, um colírio anestésico e de fluoresceína é aplicado no olho. A partir daí, é iniciada a aferição da pressão do olho, visando identificar o horário em que a pressão é mais alta.

Pode ser um exame cansativo, já que o paciente deve ficar disponível durante  horas ao longo do seu dia. No entanto, é um método eficaz no diagnóstico do glaucoma, além de ser capaz de indicar um tratamento personalizado.

A realização do exame periodicamente é fundamental para que o tratamento se  inicie o mais breve possível. Controlando a pressão do olho, evita-se que o glaucoma progrida e cause cegueira.

O que é glaucoma?

O glaucoma é uma doença que chega devagar durante alguns anos. Se não diagnosticada e tratada a tempo, pode até ocasionar a cegueira. Ela pode surgir logo no nascimento ou ser causada pela diabetes. O mais comum é ocorrer após os 40 anos.

O paciente percebe a dificuldade apenas quando começa a perder a visão periférica, perceber a vista embaçada ou sentir dor no olho. E quando isso ocorre, muitas vezes, já estamos atrasados para iniciar o tratamento.

A doença ocorre pelo acúmulo do humor aquoso (líquido) dentro do olho. Isso pode surgir por conta de alguma obstrução na saída do líquido ou por má formação. Esse acúmulo provocará o aumento gradativo da pressão no olho.

O glaucoma, geralmente, é hereditário. Por isso, quando existem casos na família, o recomendado é que se faça periodicamente o exame de Curva de Pressão Ocular, dada a sua eficácia para identificar a existência da doença.

O tratamento do glaucoma é feito com a aplicação de colírios ou cirurgia para baixar a pressão do olho. A pressão alta provoca danos no nervo óptico, que é o responsável por levar as imagens captadas pelo olho até o cérebro.

De acordo com pesquisas, o exame Curva de Pressão Ocular é o procedimento com o melhor resultado na identificação do Glaucoma. Pode ser acompanhado ou não de outros exames, de acordo com a avaliação do oftalmologista.

Deseja uma avaliação sobre a saúde dos seus olhos? Agende sua consulta conosco!

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.

Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h


SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento@vivaoftalmo.com.br
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?