Descolamento de retina: o que é e como acontece

É bem provável que ao longo da sua vida você já tenha escutado o termo ‘descolamento de retina’. Mas mesmo sendo um termo comum e que escutamos várias vezes por oftalmologistas, ele ainda é um assunto rodeado de mitos e curiosidades.

Por ser um problema que pode acontecer com qualquer pessoa, e para evitar que as dúvidas aconteçam, a Viva Oftalmologia resolveu desenvolver este conteúdo. Esperamos que seja útil para você ou para amigos e familiares.
Prossiga com a leitura para entender sobre o assunto.

Conheça a retina

Antes de tudo, é fundamental que você compreenda bem o que é a retina e quais são os malefícios que o descolamento pode causar.

A retina é uma estrutura fina de tecido nervoso que reveste a parte interna dos olhos. A função dela é transformar o estímulo luminoso em um estímulo nervoso, que por sua vez é enviado ao cérebro e assim as imagens são lidas. Quando a retina descola esse mecanismo que parece ‘simples’ não funciona corretamente, o que pode causar diversos problemas na visão.

O que é o descolamento de retina?

Como você leu acima, a retina é fundamental para a boa visão. Quando ocorre o descolamento – que é nada mais do que o desprendimento dessa estrutura do globo ocular – pode acontecer a degeneração celular, o que dificulta a visão perfeita.

É extremamente fundamental ressaltar que o descolamento é considerado urgência médica. Quando acontece e a pessoa posterga a busca especializada, o problema pode evoluir para a perda da visão.

Quais são as causas e os fatores de risco?

As causas do descolamento de retina são variadas e envolvem:

  • Alguns ferimentos nos olhos e na cabeça;
  • Doença ocular;
  • Algumas alterações no vítreo que podem acontecer em função do envelhecimento;
  • Miopia extrema;
  • Algumas doenças inflamatórias que favorecem o acúmulo de líquido sob a retina;
  • Tração na retina, que pode acontecer devido a fatores como a retinopatia diabética proliferativa;
  • Rasgos ou furos na retina.

Fatores de risco

Assim como outros problemas nos olhos, o descolamento de retina também possui fatores de risco, como:

  • Doença ou desordem ocular;
  • Histórico familiar de descolamento;
  • Miopia extrema;
  • Envelhecimento.

Sintomas do descolamento de retina

Para identificar o problema e buscar por um oftalmologista o quanto antes, é indispensável compreender quais são os sintomas do problema.  
A maior parte dos casos de descolamento de retina começam quanto o gel vítreo – que fica no centro do olho – contrai e separa da retina. Por conta disso, os sintomas podem incluir:

  • Manchas escuras na visão que podem surgir como bolhas e/ou pontos que se movem com o movimento dos olhos (moscas volantes);
  • A pessoa também pode notar flashes de luz ao mover a cabeça e os olhos. Esses flashs se tornam mais perceptíveis ao olhar para um fundo escuro.

Mas é importante saber também que o problema pode acontecer sem algum tipo de aviso prévio. Nestes casos, o principal sintoma é uma piora na visão ou até mesmo, em casos mais graves, uma perda súbita da visão.

Informações relevantes

  • Ao notar qualquer mudança na visão é fundamental buscar um especialista imediatamente. Mesmo que não seja o descolamento de retina, existem alguns problemas que podem causar a perda definitiva da visão. Por isso, não espere;
  • Se notar algum dos sintomas citados, informe ao médico quando o sintoma começou e cite (se possuir) as patologias oftalmológicas dos seus olhos. Como você acompanhou, alguns problemas como a miopia extrema podem favorecer o descolamento;
  • O tratamento indicado varia de acordo com o grau do problema e com as suas causas. Na maioria dos casos a questão é resolvida com intervenção cirúrgica.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a cessar as suas dúvidas. Se você deseja entender mais sobre o assunto, faça-nos uma visita e converse com nossos especialistas. Até o próximo conteúdo!

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.

Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h


SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento@vivaoftalmo.com.br
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?