Entenda o que é e quais são os sintomas da Miopia

Aos poucos você começa a perceber que já não enxerga bem o número do ônibus e as letras da placa mais distante estão embaçadas. É hora de procurar um oftalmologista, porque esses sinais podem ser sintomas da miopia.

Essa disfunção ocorre quando o olho é mais longo do que o normal, o que faz com que os raios de luz sejam focados muito antes na retina. Dessa forma, a pessoa vê objetos próximos com clareza, mas os mais distantes ficam borrados. O grau da doença é que determina a que distância começa a falta de nitidez. Em casos mais graves, o míope enxerga bem apenas os itens que estão a poucos centímetros de seus olhos. Entenda no conteúdo.

De onde vem?

Em um olho com a forma perfeita, a córnea e o cristalino — elementos em que o olho se baseia para focar as imagens — têm uma curvatura lisa que retrata toda a luz recebida da mesma maneira e faz uma imagem perfeitamente focada na parte de trás do olho. Quando a córnea ou lente não é uniforme e curva, os raios de luz não são refratados corretamente, e a imagem não fica igualmente focada. Isso faz com que a visão pareça borrada, originando a miopia.

Embora essa disfunção seja, por vezes, uma condição hereditária, geralmente descoberta na idade de 8 a 12 anos, quando os olhos estão em processo de desenvolvimento, ela pode aumentar gradualmente. Assim, mesmo quem tinha graus mais baixos a ponto de não perceber o problema, pode identificá-lo mais tarde. O surgimento de miopia em adultos que não apresentavam a patologia na infância também pode estar associado à diabetes ou à catarata.

Além do fator genético, há também o fator ambiental. O excesso de leitura ou uso do computador, por exemplo, podem causar o aparecimento da miopia. Estudos e experiências apontam que populações indígenas que não têm o hábito da leitura apresentam índices muito baixos de miopia. No entanto, quando passam a integrar a sociedade ocidental e iniciam a leitura e a escrita, começam a apresentar uma incidência de miopia mais elevada.

Há ainda pesquisadores que apontam o costume de passar mais tempo em ambientes fechados como um fator de desenvolvimento da disfunção. Pesquisas realizadas na Europa, na Austrália e na Ásia indicam que as pessoas que passam mais tempo ao ar livre têm bem menos chances de desenvolver a miopia. Uma das razões pode ser o sol que estimula a liberação de dopamina diretamente nos olhos. A substância seria responsável por conter o crescimento excessivo do globo ocular, mantendo o olho saudável.

Sintomas

O principal sintoma da miopia é a dificuldade em enxergar objetos, ler quadros, placas e escritas distantes, além de problemas ao dirigir, especialmente à noite. Em um grau mais avançado, objetos próximos também perdem o foco, causando cansaço e incômodo.

Além da visão turva, outros sintomas que podem afetar o míope são pestanejar constantemente, dores de cabeça, necessidade de apertar os olhos ou parcialmente fechar as pálpebras para ver claramente e tensão muscular.

No caso da miopia degenerativa, os primeiros sintomas são olhos mais saídos da órbita, má visão de longe mesmo com óculos ou lentes de contato, aumento permanente do tamanho da pupila, luzes piscando ou pontos negros no campo de visão. Se não for tratado adequadamente, esse problema pode se desenvolver com rapidez e evoluir para cegueira permanente.

Para identificar o problema em crianças, fique atento a alguns sinais:

  • Não enxergar objetos de longe ou brinquedos pequenos;
  • Dificuldade em aprender a falar;
  • Dificuldade de aprendizado na escola.

Como tratar

O tratamento mais comum indicado é a utilização de óculos ou lentes de contato. Essa, no entanto, é uma solução temporária. Para quem quer se livrar de vez do problema, existem as cirurgias refrativas, que podem ser realizadas a partir dos 21 anos e reduzem a necessidade de utilizar óculos ou lentes.

Leia nosso artigo Cirurgia de Miopia a Laser: conheça a técnica Smile e descubra uma forma menos invasiva e mais segura de se livrar da miopia.

Se a dificuldade em enxergar objetos distantes tem te incomodado e até dificultado tarefas rotineiras, agende uma consulta com um oftalmologista.

Apenas o médico pode determinar seu grau de miopia e indicar a medida adequada a ser tomada.

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.

Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h


SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento@vivaoftalmo.com.br
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?