Fundoscopia: o que é e para que serve o exame?

O exame de fundoscopia trata de examinar as condições do seguimento posterior do olho, das artérias, veias e nervos da retina. Acompanhe o artigo e entenda melhor para que serve o exame!

Como é realizado o exame de Fundoscopia?

A fundoscopia, como o nome sugere, é um exame de observação do fundo do olho, o que significa dizer que ele avalia a retina e demais estruturas internas. Se for mais amplo e incluir a avaliação da periferia da retina, ele também é chamado de mapeamento da retina.

Para o exame, as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos sanguíneos e a mácula (localizada no centro da retina, é a responsável pela visão centralizada). Dentre as vantagens do exame, está a possibilidade de analisar o estado dos vasos sanguíneos sem recorrer a métodos invasivos.

O procedimento é realizado com o aparelho chamado oftalmoscópio que projetará raios de luz no interior do olho, tornando visível toda sua estrutura interna. Trata-se de um exame simples, indolor e rápido.

Existem dois tipos de fundoscopia: a direta e a indireta. A direta é realizada pelo clínico geral e, por ela, obtém-se uma imagem aumentada quinze vezes, mas com um campo de visão da retina mais restrito. Já a indireta é mais especializada, realizada por um oftalmologista especializado em retina e vítreo, e permite uma visualização mais ampla da retina.

Quais doenças são diagnosticadas com a Fundoscopia?

O mapeamento de retina é bastante eficaz para diagnosticar diversas doenças. Conheça as principais doenças que podem ser detectadas a partir desse mapeamento:

Quem pode realizar o exame?

O exame de fundo de olho pode ser feito em pessoas de todas as faixas etárias, desde bebês prematuros cujas mães sofreram infecções durante a gestação, até pessoas idosas, onde o teste pode detectar o surgimento de degenerações ligadas à idade.

Recomendações gerais

É recomendável que o paciente esteja acompanhado durante o procedimento, pois, como sua pupila será dilatada, a visão pode ficar turva por um certo tempo.

Para saber se você precisa realizar o exame de Fundoscopia ou qualquer outro relacionado à sua saúde ocular, agende uma consulta e obtenha orientação especializada de um oftalmologista.

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.

Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h