Luz azul causa cegueira: verdade ou mito?

Há algum tempo a luz azul de smartphones, tablets e computadores vem sendo preocupação da população e, principalmente, de especialistas. Um estudo recente reacendeu essa discussão, ao ligar a exposição constante à luz azul com a cegueira.

Mas, então, a luz azul pode levar à perda da visão?

Entenda a relação

Com a humanidade cada vez mais conectada e exposta às mais diversas telas — smartphones, tablets, computadores, entre outras — a questão da luz azul começou a ser mais preocupante. Especialistas começaram a discutir sobre quais seriam os malefícios daquela constante exposição para o bem estar e para a qualidade de vida do ser humano, em especial para a saúde dos olhos.

Com isso, a ciência progrediu e criou novas tecnologias, com o objetivo de minimizar os impactos negativos desse tipo de luz na visão das pessoas. Um exemplo disso é a tela noturna ou filtro de luz azul, função disponível em diversos dispositivos, com o objetivo de promover uma melhor noite de sono e o descanso dos olhos e da visão, principalmente em ambientes com baixa luminosidade.

A ciência também avançou ao se aprofundar na questão e um estudo recente, feito pela Universidade de Toledo nos Estados Unidos, causou polêmica ao relacionar a exposição atual à luz azul com a perda de visão.

Afinal, a luz azul causa cegueira?

De acordo com a pesquisa, a luz azul não causa a cegueira de imediato.

O que acontece em um curto período de tempo é que a exposição à luz azul provoca incômodos visuais, como a sensação de olhos secos, cansados e tensos, além de possivelmente resultar em dor de cabeça e incômodo nos olhos.

É claro que, a longo prazo, os efeitos podem ser mais graves. O estudo alerta que a constante exposição à luz azul sem qualquer cuidado pode, gradativamente, levar à cegueira. Entre as formas simples de se prevenir isso é manter uma distância mínima de 50 cm dos aparelhos e não expor-se à luz azul em ambientes escuros.

Conheça agora as doenças que podem levar a cegueira. Ainda, leia também: Perda da visão e cegueira: tire suas dúvidas.

*Texto feito com base na pesquisa “Blue light excited retinal intercepts cellular signaling”:

https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/08/luz-azul-dos-celulares-e-computadores-pode-levar-cegueira.html

 

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.

Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h


SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento@vivaoftalmo.com.br
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?