Problemas de saúde ocular na terceira idade: conheça os mais comuns

Com o passar dos anos, muita coisa modifica no corpo. Entre essas mudanças estão as que acontecem nos olhos e visão. Isso acontece por uma série de fatores distintos e, por isso, é essencial entender bem o tema.

Para saber quais são os principais problemas de saúde ocular na terceira idade e o que pode ser feito, prossiga com a leitura.

Saúde ocular na terceira idade

Os problemas na visão na terceira idade são mais comuns, já que a medida que o corpo envelhece, a visão também envelhece.
Sendo assim, em torno dos 40 anos algumas doenças começam a surgir e é fundamental prestar atenção e buscar por especialistas para verificar como estão os olhos e visão.  

E quais são os problemas oculares mais comuns?

Dentre os mais comuns estão:

Presbiopia (vista cansada)

Conhecida como vista cansada, a presbiopia pode ser considerada uma das principais alterações  relacionadas a idade. Ela é originada por conta da diminuição da força muscular e endurecimento da lente que causa foco para a visão mais próxima.

Pode acontecer de forma isolada ou pode estar associada a algum outro problema mais grave de visão, como o glaucoma e a catarata.

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é um problema que acontece em função – como o próprio nome diz – do avanço da diabetes. É uma doença que altera os vasos sanguíneos e causa uma má circulação na retina. Os sintomas do problema são variados, incluindo visão borrada e até mesmo a perda da visão.
Por isso, se a pessoa possui diabetes, o cuidado com a visão deve ser ainda mais rigoroso para evitar problemas maiores no futuro.

Glaucoma

Um dos problemas mais falados e conhecidos por pessoas da terceira idade é o glaucoma. O glaucoma é considerado um problema que acontece no nervo óptico. É uma doença caracterizada por uma tríade de pressão alta nos olhos, com perda também de sensibilidade do nervo óptico e a perda do campo visual.

É um problema que requer cuidado e acompanhamento constante, já que pode causar a perda da visão do portador.

Degeneração macular relacionada à idade

Este é um problema pouco falado, mas que pode acontecer em qualquer pessoa com mais de 50 anos, já que os fatores do problema são bem variados. É uma doença caracterizada pelo surgimento de manchinhas pequenas no fundo do olho.

É considerada uma das maiores causa de cegueira na terceira idade ao redor do mundo e requer acompanhamento constante com o oftalmologista.

Catarata

A catarata é outro problema bastante comum e falado. Mas ela é tão citada assim por ser a principal causa de perda de visão reversível. Por isso, é indispensável o cuidado. Embora seja um problema mais comuns em pessoas com mais de 50 anos, apesar de raro, ela pode acontecer em pessoas de qualquer idade.

Consiste basicamente na perda progressiva da transparência do cristalino, que é uma lente localizada atrás da íris – se tornando opaco. Com isso, o que acontece é que a nitidez das imagens se torna reduzida progressivamente com o avanço da doença.

Informações relevantes

  • Para evitar qualquer um dos problemas acima, ou facilitar o reconhecimento e o tratamento, é indispensável buscar por um acompanhamento constante com o oftalmologista;
  • Ao notar qualquer incômodo nos olhos e visão, não espere. Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, mais fácil de tratar ele se torna.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a cessar a sua dúvida sobre os problemas de saúde ocular na terceira idade. Qualquer dúvida, entre em contato com os especialistas da Viva Oftalmologia. E se o conteúdo foi útil e cessou possíveis dúvidas, compartilhe nas suas redes sociais para informar outras pessoas sobre o tema. Até o próximo
conteúdo!

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.

Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h


SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento@vivaoftalmo.com.br
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?