Smile: conheça a revolucionária técnica que corrige Miopia e Astigmatismo

A oftalmologia é uma das áreas da medicina que está em constante aprimoramento. A tecnologia está impactando diretamente nos novos aparelhos para exames e também nos métodos cirúrgicos para a correção de problemas visuais como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.

Há um pouco mais de 30 anos, surgia no mercado o PRK, um tipo de cirurgia refrativa. Hoje a técnica mais moderna é o Smile. Acompanhe o artigo e confira as principais características e novidades relacionadas com a moderna e revolucionária Técnica ReLEx Smile.

Miopia e astigmatismo

Antes de falar sobre a cirurgia para corrigir esses dois problemas visuais, temos que entender quais as limitações que essas doenças trazem aos pacientes. A miopia é um distúrbio que dificulta a visão do paciente para enxergar objetos de longe, o que causa um grande incômodo e provoca uma imagem embaçada. Essa alteração acontece quando o olho é maior do que o normal, causando um erro na refração da imagem captada pelo olho, ou seja, a imagem formada se torna desfocada.

Já o astigmatismo é caracterizado pela visão turva e distorcida tanto para ver de perto quanto de longe. O astigmata apresenta, geralmente, a fadiga visual ou dores de cabeça, que são os sintomas mais frequentes da doença.

As cirurgias refrativas

Hoje existem no mercado três tipos de cirurgias corretivas: o PRK, em que a camada superficial do olho é removida e recebe aplicação de laser. O Lasik, em que o especialista levanta um pedaço da córnea antes de aplicar o laser e depois reposiciona essa fatia. E o Smile que iremos falar mais profundamente no próximo tópico.

Técnica Smile

A Técnica Smile, do inglês Small Incision Lenticule Extraction Extração (Extração lenticular com pequena incisão), é um método de correção ocular a laser capaz de corrigir os erros refrativos como miopia, astigmatismo e a combinação dos dois. Seu reconhecimento veio por ser um procedimento minimamente invasivo, reinventando o conceito de cirurgia corretiva, mantendo seu feito em uma única etapa e utilizando apenas um tipo de laser.

Passo a passo da Smile

A primeira etapa da cirurgia envolve a aplicação do colírio anestésico no olho para evitar a dor. Em seguida, é colocado um suporte sobre a pálpebra para evitar que o olho pisque. Assim que estiver anestesiado, ele é imobilizado e submetido ao dispositivo a laser.

O próximo passo é aplicar o laser de femtossegundo para criar uma lentícula na parte interna da córnea juntamente com uma pequena incisão de dois a quatro milímetros na superfície. Após o procedimento, o cirurgião separa a lentícula, que é retirada pela incisão já feita. Com isso, o formato da córnea é alterado e o problema refrativo é solucionado.

Vantagens da SMILE

A Técnica Smile se diferencia do PRK e da Lasik pois não há corte de flap. A incisão feita pelo laser femtossegundo é sete vezes menor que a incisão no flap feito pela Lasik.

Outro fator que diferencia a nova técnica das antigas é a não remoção do epitélio, o que minimiza a incidência de grau residual e diminui o período de recuperação do paciente.

Em geral, essa nova técnica possibilita uma cicatrização mais rápida e um menor risco de contrair infecções ou problemas do tipo.

Pós operatório

O tempo de recuperação está associado ao método utilizado para a cirurgia corretiva. Geralmente, como a Smile é menos invasiva, têm-se uma melhora mais rápida comparada com a Lasik ou PRK.

Algumas orientações devem ser seguidas no pós-operatório, como: utilizar os colírios prescritos pelo especialista, evitar dirigir por pelo menos 24 horas, não forçar os olhos, evitar ficar horas em frente a telas luminosas e não esfregar o olho no caso de coceira.

É relativamente normal que a visão fique embaçada nas primeiras 24 horas depois da realização do procedimento, mas ao longo do dia e da semana, a visão vai se restabelecendo normalmente.

Para saber mais sobre a Técnica Smile ou outro procedimento relacionado à saúde ocular, agende sua consulta conosco e obtenha orientação especializada de um oftalmologista.

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.

Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h


SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento@vivaoftalmo.com.br
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?