Você sabe o que é tonometria? Acompanhe!

Se você já se submeteu a alguma consulta oftalmológica, é bem possível que tenha passado pela Tonometria. Trata-se daquele exame que dá um “sopro” no olho. Lembrou? Agora, para saber mais sobre a Tonometria, acompanhe este artigo.

O que é Tonometria?

Tonometria é o exame que mede a pressão interna do olho. A pressão intraocular pode sofrer variações pois é formada por um líquido que está localizado entre a íris e a córnea.

Esse líquido é formado por 98% de água e 2% de sais e é produzido e eliminado por nosso organismo. A quantidade desse líquido no globo ocular é que determina a pressão intraocular.

Sendo assim, caso o organismo não esteja produzindo e eliminando este líquido de forma equilibrada, pode haver alteração da pressão dentro do olho.

A pressão é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e o índice normal varia entre 10 e 20 mmHg. Em casos de pressão alta, são necessárias medidas imediatas para evitar que células nervosas da retina sejam comprometidas pela compressão e, consequentemente, levem à cegueira.

Quem deve fazer este exame

Geralmente a Tonometria já faz parte da rotina das consultas oftalmológicas. Mas em especial é realizado em pacientes adultos e em pessoas que tenham histórico de pressão intraocular alta.

Obrigatoriamente precisam fazer a Tonometria, pessoas com suspeita de  glaucoma, tumores, diabéticos e hpertensos, em uso de medicações, nos casos de pré ou pós-operatório de procedimentos como cirurgia de catarata, do humor vítreo, transplante de córnea, glaucoma ou deslocamento de retina.

Em casos pós-trauma ou sangramento intraocular, o acompanhamento também é necessário.

Veja como é feito o exame de Tonometria

Existe mais de uma maneira de realizar esse exame. Ele não exige nenhum preparo prévio, porém em alguns casos é necessária a aplicação de um colírio anestésico no olho.

Aqueles que fazem uso de lentes de contato, devem retirá-las para realizar o exame e voltar a usá-las normalmente após o término do exame.

Em casos de algum tipo de infecção ou úlcera na córnea, o exame pode ser realizado. Mas deve ser avisado antes para o médico para que ele tome os cuidados necessários.

A aplanação é um dos métodos de aplicar esse exame. Nele é usado o Tonômetro de Goldmann. Vem daí o nome Tonometria. Ele é encostado na córnea e mede a força necessária para achatá-la.

É aquele aparelho onde apoiamos o queixo e a testa na consulta dos olhos. O aparelho é encostado no olho e o toca  levemente. Existe uma variação desse método, na qual é usado um aparelho parecido com uma caneta para tocar o olho e medir a pressão.

Outro método é aquele do sopro. Um jato de ar atinge o globo ocular e volta, trazendo a informação sobre a pressão do olho. Para este método não há necessidade de aplicação de colírio anestésico e o máximo que o paciente sente é o susto no momento do sopro. A vantagem é ser um método de não contato com o olho.

Exame simples e rápido

Se por algum motivo um desses métodos não puder ser utilizado, existe a possibilidade de realizar o exame manualmente. Neste caso, o médico “sente” a pressão intraocular colocando os dedos indicadores sobre os olhos fechados e pressionando os olhos. Não é o mais eficaz dos métodos, mas dependendo da situação é o que pode ser aplicado.

A Tonometria é um exame simples e rápido de ser realizado. Basta o paciente manter os olhos fixos e ficar com queixo e testa apoiados. Às vezes, é mais difícil de ser realizado em crianças já que elas nem sempre conseguem parar quietinhas.

O paciente pode realizar atividades normais depois do exame e não há nenhum cuidado especial.

Se o assunto interessou e você quer saber mais sobre exames oftalmológicos, conheça o site da Viva Oftalmologia.

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.

Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h


SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento@vivaoftalmo.com.br
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?