5 razões para não ter medo da sua cirurgia ocular

medo de cirurgia ocular

Precisa passar por alguma cirurgia ocular, mas está com medo do procedimento? Então, este artigo é para você. 

Na maioria das vezes, esse medo pode ser resolvido da seguinte forma: informando-se sobre como funciona a cirurgia, e conhecendo bem o médico e a clínica que irá realizar o procedimento.

Acompanhe o artigo e conheça 5 razões para não ter medo de realizar a sua cirurgia ocular.

As taxas de sucesso das cirurgias oculares são bastante altas

É comum sentir medo ao imaginar seus olhos passando por qualquer intervenção cirúrgica. Mas saiba que a maioria das cirurgias oculares possuem taxas de sucesso bastante altas, com raros casos de complicações após a cirurgia. 

Nas cirurgias de correção de grau, por exemplo, dependendo da tecnologia utilizada, o índice de sucesso ultrapassa 90%, e a taxa de pessoas que permanecem com algum grau residual é de apenas cerca de 2%.

Por isso, a dica que damos para perder o medo é: pesquise sobre a clínica em que você irá realizar o procedimento e, especialmente, sobre a qualificação e experiência do cirurgião em questão.

Se o seu caso for uma cirurgia refrativa, este artigo aqui irá te ajudar:

Principais informações que você deve obter antes da sua cirurgia refrativa

Você deve, inclusive, pesquisar o CRM do seu médico na internet, e checar a opinião de outros pacientes que já foram atendidos por ele.

Se o cirurgião não for o mesmo médico com quem você se consultou, peça gentilmente ao seu oftalmologista mais informações sobre ele. Converse abertamente e exponha as suas principais dúvidas, para que ele possa ser o mais transparente possível com você, tudo bem?

Caso queira bater um papo com um de nossos oftalmologistas, é só agendar sua consulta aqui. 

O avanço da medicina pode garantir excelentes resultados na sua cirurgia

O avanço constante no campo oftalmológico de cirurgias oculares permite que os procedimentos cirúrgicos para corrigir ou estabilizar as doenças que acometem os olhos, sejam cada vez menos invasivos, rápidos, e com resultados mais satisfatórios.

É o caso da cirurgia de catarata, por exemplo. Se antes realizava-se uma incisão ampla para remover o cristalino danificado, hoje é possível removê-lo com mínimas incisões, em torno de 2 a 3 mm de profundidade — sem qualquer dor ou desconforto. Saiba mais neste artigo: Como tratar a catarata?

No caso das cirurgias refrativas, já é possível utilizar a moderna técnica a laser SMILE. Ela corrige, em poucos minutos, graus de miopia e astigmatismo, mantendo a córnea do olho intacta e possibilitando uma recuperação ainda mais rápida no pós-operatório.

Para conhecer melhor a técnica SMILE, acesse o artigo:

Smile: conheça a revolucionária técnica que corrige Miopia e Astigmatismo

As cirurgias oculares, de modo geral, são rápidas e indolores

É sempre bom lembrar: sua cirurgia ocular será totalmente indolor. O cirurgião irá aplicar uma anestesia local (colírio) para que você não sinta nenhum desconforto durante o procedimento.

E mais: as cirurgias, de modo geral, são rápidas: levam entre 15 a 20 minutos para você ter a sua acuidade visual de volta, sem necessidade de internação e com um tempo de recuperação bem rápido. Saiba mais sobre o pós-operatório no tópico seguinte.

O tempo de recuperação após a cirurgia, em geral, é bastante rápido

Após a realização da sua cirurgia ocular, o médico irá passar algumas recomendações gerais para sua recuperação ser rápida e sem grandes complicações, como evitar atividades muito intensas e usar colírios específicos.

Embora a tecnologia utilizada na cirurgia também influencie no tempo de recuperação, cumprir rigorosamente com as recomendações passadas pelo médico é fundamental para que a sua recuperação seja, de fato, rápida.

Assim, em poucos dias ou semanas você poderá voltar às suas atividades normais. A melhora da visão também já pode ser percebida em pouco tempo, a depender do estágio da doença tratada e do tipo de cirurgia que foi realizada. 

É a sua qualidade de vida que está em jogo

Ainda, uma boa razão para você não ter medo de realizar a sua cirurgia, é o impacto positivo que ela irá causar na sua qualidade de vida.

Para quem tem que lidar com doenças que limitam progressivamente a visão — como a catarata e o ceratocone, por exemplo —, a cirurgia pode melhorar a saúde geral do paciente ao reduzir bastante os riscos de quedas e acidentes.

Ela também pode trazer excelentes resultados em acuidade visual, controlando essas doenças e impedindo que avancem e piorem ainda mais a visão. No caso da catarata, a cirurgia pode ser fundamental para evitar a sua progressão e impedir a cegueira completa do olho.

Para pacientes com miopia, astigmatismo ou hipermetropia, a cirurgia refrativa elimina a obrigação de usar óculos ou lentes de contato para enxergar melhor. Isso significa realizar atividades prazerosas (como praticar esportes ou ir à praia) sem se preocupar com perda, quedas e acidentes.

Veja todas as vantagens da cirurgia refrativa na sua vida neste artigo:

A vida de quem abandona os óculos de grau

Além disso, doenças oculares que degeneram a visão com o passar do tempo, podem debilitar o paciente e torná-lo dependente de terceiros para realizar determinadas atividades. A longo prazo, esse processo pode afetar a autoestima e ocasionar problemas mais sérios, como isolamento e quadros depressivos.

A cirurgia, nesses casos, pode restaurar a independência do paciente e a alegria de poder aproveitar melhor os prazeres da vida sem limitações causadas por uma visão prejudicada. 

Quais são as principais cirurgias oculares realizadas na Viva Oftalmologia?

  • Cirurgia de catarata – a catarata é uma doença que deixa o cristalino do olho embaçado e opaco, prejudicando gradativamente a visão. A cirurgia é a única forma eficaz para tratar o problema. Na Viva, nós adotamos a técnica de facoemulsificação, um procedimento seguro e minimamente invasivo que devolve, em poucos minutos e sem nenhum desconforto, a acuidade visual ao paciente. Saiba mais sobre a cirurgia de catarata aqui: Como funciona cirurgia de catarata?
  • Cirurgia da córnea – a córnea é uma camada transparente localizada na parte externa do olho. A cirurgia é uma opção para os casos avançados das doenças que podem acometer a sua estrutura, como ceratite, úlcera de córnea e o ceratocone. Sobre as opções cirúrgicas para o ceratocone, leia este artigo: Cirurgia de ceratocone: como funciona?
  • Estrabismo – doença que deixa os olhos desalinhados e que pode impactar bastante a autoestima da pessoa. Dentre as formas de tratamento, estão: uso de óculos, colírios e tampão, exercícios com a vista do olho ou cirurgia. Entenda melhor: Estrabismo: o que é, quais são as causas e como tratar?
  • Retina – a retina é um componente do olho responsável pela formação das imagens captadas. Dentre os principais problemas que a acometem estão: deslocamento da retina, retinopatia diabética e Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI). A intervenção cirúrgica, quando necessária, pode envolver aplicação de laser, vitrectomia, crioterapia ou introflexão escleral.

O que está esperando para cuidar mais da saúde dos seus olhos? Agende agora uma consulta conosco e tire todas as suas dúvidas sobre a sua cirurgia com um de nossos oftalmologistas. Clique aqui!

Para consultar os convênios atendidos pela Viva, é só consultar aqui.

cta-agende-sua-consulta-viva-oftalmologia-cirurgia-refrativa
Agende sua consulta agora mesmo na Viva Oftalmologia! É simples e rápido.


0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência
especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22
SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098
Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?