Aberrometria Ocular: o que é e para que serve o exame?

Culturalmente, o brasileiro só vai ao médico em casos de emergência ou se estiver sentindo muita dor. A ação preventiva ainda é pouco difundida no país, mesmo sabendo que pequenas ações podem inibir certas patologias e aumentar a qualidade de vida do paciente.

Diante disso, ressaltamos que o cuidado com a saúde dos olhos, órgãos tão importantes do nosso corpo, deve ser feita de forma regular. Consultar o médico oftalmologista e realizar os exames de rotina são cuidados básicos para se ter uma visão saudável. Conheça agora o exame de aberrometria ocular e para que ele serve!

Para que serve a Aberrometria Ocular?

Entre todos os procedimentos realizados no consultório médico, a Aberrometria Ocular é o exame responsável por medir as distorções (ou “aberrações”) sofridas pela luz ao entrar no olho até atingir a retina, onde a imagem é captada. Essa tecnologia é indicada, principalmente, para pacientes que, mesmo utilizando óculos ou lentes de contato, possuem pouca qualidade visual, ou seja, ainda não enxergam perfeitamente.

Tais distorções costumam estar relacionadas com doenças refrativas, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.

Por ser um exame todo computadorizado, com ele é possível programar a correção de cada distorção de forma personalizada ao paciente, seguindo precisamente o mapa da superfície da córnea.

De um modo geral, o paciente que necessita realizar o exame apresenta dificuldade extra para enxergar à noite e visão ofuscada ou com brilho.

Variedades da Aberrometria Ocular

Além do já exposto, o teste de aberrometria ocular também é recomendado para acompanhar pacientes que fizeram ou farão cirurgias refrativas, para pacientes em estudo de doenças da córnea ou com catarata.

Para tanto, hoje existem diversos exames de Aberrometria disponíveis. Entre eles, podemos citar:

  • O Aberrômetro baseado na Topografia de Disco de Plácido (Aberrômetro Topolyzer), que mede as aberrações da córnea anterior.

  • O Aberrômetro oriundo da tomografia do Pentacam (Aberrômetro Oculyzer), que avalia as aberrações da córnea anterior, posterior e da córnea total.

  • O Aberrômetro da Óptica Total (Aberrômetro Analyzer), Sensor de Frente de Onda Hartmman-Shack, que avalia as aberrações oculares da óptica total.

Recomendações Gerais

A técnica utilizada será determinada pelo médico oftalmologista ao analisar o quadro de cada paciente. O procedimento dura aproximadamente 10 minutos.

Vale ressaltar que os pacientes que fazem uso de lentes de contato deverão suspender o uso dois dias antes da realização da aberrometria.

Com o diagnóstico em mãos, caberá, também, ao oftalmologista, indicar o melhor tratamento para o caso.

Para saber mais sobre a Aberrometria Ocular ou outro exame relacionado à saúde ocular, agende uma consulta e obtenha orientação especializada de um oftalmologista.

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.

Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h


SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento@vivaoftalmo.com.br
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?