Afinal, o que é vista cansada e como tratar?

“Por que sempre utilizam letras tão pequenas?” é uma reclamação usual quando se trata de prazos de validade, bulas e até mesmo revistas e mensagens no celular.

Será que são as letras que estão diminuindo ou é a nossa capacidade de enxergá-las que já não é tão boa? Quando falamos disso com alguém, é comum responderem que nossa vista está cansada. Mas, afinal, o que é vista cansada? Acompanhe o artigo!

Afinal, o que significa vista cansada?

A presbiopia, ou, como é popularmente conhecida, vista cansada, é a dificuldade em enxergar objetos que estejam próximos dos olhos. Esse problema acontece devido ao enfraquecimento do músculo ciliar que faz a acomodação do cristalino – uma lente que temos dentro dos olhos e que nos permite uma visão nítida para todas as distâncias.

Quando somos jovens, o músculo ciliar é elástico, mas, com o passar do tempo, quando chegamos aos 40 ou 45 anos de idade, ele fica rígido e perde suas funções.

Além das causas naturais, algumas doenças podem fazer com que os olhos fiquem cansados. Miopia, astigmatismo e hipermetropia, se não forem corrigidos, podem causar vista cansada, pois gera um esforço maior para realizar tarefas cotidianas como ler e usar o computador. Outras doenças também podem causar a fadiga ocular, como, por exemplo, a catarata.

Se a fadiga ocular vier acompanhada de olhos vermelhos, inchaço, visão dupla ou turva, e desconforto, há indícios de que alguma doença está causando esse cansaço. Saiba mais ao longo do conteúdo!

Leia também:

Quais são os sintomas da presbiopia?

Computador: um vilão?

Qualquer atividade que requer o uso intensivo dos olhos, como um longo período de condução, principalmente à noite, pode causar fadiga ocular. Além disso, forçar os olhos para enxergar com pouca luz ou se expor à luminosidade brilhante também contribui para o problema. E é aí que surge a ideia de que o computador é o vilão da história.

A síndrome da visão relacionada a computadores, conhecida pela sigla CVS em inglês, afeta entre 50% e 90% dos trabalhadores que usam o aparelho. Isso acontece porque é comum a proximidade de tais dispositivos digitais com os olhos, mais até do que com os livros e jornais, o que provoca um esforço ocular maior e, consequentemente, cansaço nos olhos.

Também há uma tendência a piscar com menor frequência quando estamos olhando para a tela do computador ou de outro dispositivo digital. Tal ato é extremamente importante, pois umedece os olhos, impedido que a falta de lubrificação cause olhos secos, mais cansados, vermelhidão, comichão e ardor.

Alguns cuidados simples podem ajudar a evitar esses problemas:

    • Rever a postura e a posição do computador: o aparelho deve estar à altura ou um pouco abaixo da linha dos olhos, nunca acima, o que pode causar aumento da fenda palpebral que, além de evaporar a lágrima mais rapidamente, causa uma exposição maior dos olhos.
    • Cuidar da iluminação e ventilação do local de trabalho: um ambiente mal iluminado requer mais esforço visual e ter ar-condicionado ou ventilador apontados para seu rosto prejudica a lubrificação dos olhos.
    • Fazer uma pausa: a cada uma hora de utilização do computador, pare por dez minutos com alguma atividade relaxante e que exija menos de seus olhos.
    • Optar por telas de LCD: esse tipo de aparelho apresenta melhor resolução e iluminação, proporcionando um cansaço menor para os olhos.

Leia também:

Conheça alguns sinais de que o uso do celular está prejudicando a sua visão

Como tratar?

O tratamento da vista cansada depende de suas causas. Caso haja alguma doença por trás do problema, apenas um profissional poderá aconselhar o paciente sobre o tratamento adequado. Por outro lado, se não há outro problema associado, há algumas soluções usualmente empregadas. Óculos e lentes de contato são as mais comuns, mais práticas, com resultados mais imediatos e que a maioria da população usa.

Existe, também, o tratamento báscula ou visão balanceada. Na técnica, que pode ser feita tanto com laser quanto com lentes de contato, o médico corrige o grau do olho não-dominante para focalizar para perto e o grau do olho dominante para focalizar para longe.

Há, ainda, a opção do implante de lentes intra-oculares trifocais, que corrigem a visão para longe, para perto e para distâncias intermediárias, e são colocadas no lugar do cristalino dos olhos.

Caso a questão seja mais simples, apenas o repouso e a aplicação de pano embebido em água morna nos olhos secos pode ajudar a aliviar os sintomas. A utilização de colírio para os olhos secos também ajuda a minimizar o problema. E, claro, pôr em prática atitudes preventivas como as alterações no ambiente de trabalho e no uso do computador já mencionadas.

Leia também:

7 cuidados com a vista para quem trabalha o dia inteiro no computador

Será que eu tenho vista cansada?

Se além da dificuldade para ler de perto você está sentindo dor de cabeça, dor e/ou ardor nos olhos, olhos vermelhos e/ou secos ou lacrimejantes, visão turva ou dupla, fotofobia, dor no pescoço, ombros ou costas e dificuldade de concentração, você pode ter vista cansada. A dificuldade em ver com pouca luz e em focar pequenos objetos ou letras pequenas são outros sintomas, geralmente, notados pela primeira vez entre os 40 e os 50 anos de idade.

No entanto, para ter certeza de que esse é o seu problema, e saber se há alguma doença relacionada, é essencial consultar um médico para um diagnóstico preciso e tratamento eficiente.

Agende uma consulta com a Viva Oftalmologia para que um de nossos médicos te explique com clareza o que é vista cansada e indique o melhor tratamento para seu caso.

Leia também: Exames de vista que você deve fazer por faixa etária

cta-agende-sua-consulta-viva-oftalmologia
Agende sua consulta agora mesmo na Viva Oftalmologia! É simples e rápido.
Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?