Anel de Ferrara x Crosslinking: qual o melhor tratamento para o ceratocone?

ceratocone

O ceratocone é uma doença ocular que não tem cura e que deixa a córnea do olho curvada para a frente, ficando semelhante a um cone. Nos estágios iniciais da doença, é possível evitar a sua evolução com o uso de óculos ou lentes de contato.

No entanto, caso a doença progrida e atinja um estado mais avançado, a cirurgia passa a ser a opção mais recomendada como forma de tratamento.

Neste artigo, nós vamos te explicar como funciona as duas principais cirurgias para tratar o ceratocone (Implante de Anel de Ferrara e Crosslinking), e te orientar sobre qual das duas é a melhor para o seu caso. Acompanhe!

Como funciona o Implante de Anel de Ferrara?

O Implante de Anel de Ferrara, também chamado de Implante de Anéis Intraestromais, é um método no qual o médico implanta um anel em acrílico na córnea do paciente, de modo a frear a sua curvatura. Essa é uma das formas de retardar ou mesmo estabilizar o ceratocone.

Esse anel é transparente, fino e não causa qualquer rejeição no olho. Todo o procedimento é realizado de forma simples, segura e indolor (com anestesia local). O paciente não sente qualquer dor ou desconforto durante o implante.

Como funciona o Crosslinking?

Já o Crosslinking da córnea é um método um pouco mais simples e menos invasivo que o Anel de Ferrara, e também pode ser altamente eficaz na estabilização do ceratocone.

O procedimento é feito da seguinte forma: o médico irá aplicar no olho algumas gotas de colírio de riboflavina (Vitamina B2), seguido da aplicação de luz ultravioleta A por cerca de 5 a 10 minutos.

O uso de riboflavina não altera em nada a transparência do cristalino e da córnea, e a luz que será aplicada nos olhos é totalmente segura e controlada. Além disso, assim como ocorre no Anel de Ferrara, o paciente também estará anestesiado durante todo o procedimento.

Ao final da operação do Crosslinking, o médico colocará uma lente terapêutica para ajudar a cicatrização do epitélio do olho. O paciente permanecerá com a lente por cerca de 7 dias e, então, poderá retirá-la.

O objetivo do Crosslinking é fortalecer as fibras do colágeno da córnea, a fim de endurecê-la e impedir que ela “entorte” para a frente. Desse modo, é possível retardar o avanço do ceratocone.

Cirurgia de ceratocone: como funciona, contraindicações e como se preparar

Para obter mais detalhes de cada uma das cirurgias, baixe nosso E-book — Um Guia Completo sobre o Ceratocone. É gratuito! É só clicar na imagem abaixo:

e-book ceratocone
Baixe gratuitamente o E-book Ceratocone – Um Guia Completo sobre a Doença / Viva Oftalmologia

Continue acompanhando o artigo para saber qual dos dois procedimentos é o melhor para tratar o ceratocone. 

Anel de Ferrara x Crosslinking: qual escolher?

É importante ressaltar que, embora o Crosslinking seja menos invasivo, tanto ele quanto o Implante de Anel de Ferrara podem ser altamente eficazes para estabilizar o ceratocone.

A escolha de uma delas vai depender da análise clínica do paciente feita pelo médico, e da análise do estágio em que se encontra o ceratocone. Dependendo do caso, as duas cirurgias, inclusive, podem atuar de forma complementar.

Confira o quadro comparativo a seguir para entender melhor cada uma das cirurgias:

ceratocone
A indicação entre o Anel de Ferrara e o Crosslinking vai depender da indicação médica, com base em análise clínica e do estágio do ceratocone.

*Consulte aqui os requisitos da ANS para o Implante de Anel de Ferrara, e aqui para o Crosslinking. Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a sua operadora de saúde.

Em outros casos mais avançados do ceratocone, o tratamento também poderá ser o transplante de córnea. Embora ele seja cada vez menos comum para pacientes com ceratocone, o procedimento é seguro e tem apresentado altas taxas de sucesso. 

Para saber mais sobre o transplante, confira este artigo aqui: Ceratocone: quando o transplante de córnea é indicado?

A cirurgia de ceratocone é segura?

Sim. Todas as opções cirúrgicas que listamos nesse artigo são seguras, rápidas, eficazes, e feita com anestesia local. O mais importante é entender que, o quanto antes você consultar o oftalmologista, mais simples poderá ser o tratamento, uma vez que o ceratocone pode avançar com o tempo, podendo dificultar a eficácia da cirurgia.

Mas se você ainda estiver inseguro em fazer a cirurgia, uma dica para se sentir mais confiante é se informar antes com o médico sobre como funciona a cirurgia, e conhecer bem o cirurgião e a clínica que você irá realizar o procedimento. Agende uma consulta agora e tire todas as suas dúvidas!

Falamos mais sobre isso neste artigo aqui, não deixe de conferir: 5 razões para não ter medo da sua cirurgia ocular

Não perca mais tempo e dê um basta no ceratocone! Agende sua consulta aqui e inicie o tratamento.*

 Também atendemos em Plantão de Emergência, todos os dias da semana de 7h às 22h.

Sobre a Viva Oftalmologia

A Viva Oftalmologia é uma clínica oftalmológica de referência localizada na Asa Sul, em Brasília. Atua na etapa de diagnóstico da saúde ocular, na realização de exames oftalmológicos e na condução de tratamentos — incluindo a realização de cirurgias oculares, como a do ceratocone. 

Nós contamos com um corpo clínico altamente qualificado, com os melhores e mais modernos equipamentos do segmento. Nosso foco é oferecer a você um padrão sofisticado de qualidade e segurança em soluções avançadas para o seu problema ocular.

cta-agende-sua-consulta-viva-oftalmologia
Agende sua consulta agora mesmo na Viva Oftalmologia! É simples e rápido.
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência
especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22
SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098
Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?