Câncer nos olhos: como identificar o problema

Da mesma forma que pode atingir várias partes do corpo, o câncer nos olhos também é um problema que pode surgir. Mas mesmo sendo um problema que pode acontecer, este tipo de câncer é considerado mais raro do que outros.

Geralmente, o câncer nos olhos é originado a partir da proliferação das células malignas em diferentes estruturas dos olhos.
Para entender melhor o que é o problema, como ele pode acontecer e como pode ser diagnosticado, prossiga com a leitura do nosso conteúdo.

Câncer nos olhos: entenda

Em pessoas adultas, a maioria dos tumores oculares costumam ser metastáticos ou secundários, o que quer dizer que normalmente eles se originam em outras partes do corpo, como mama, rim, próstata, pulmão, etc. e se disseminam pelo organismo, podendo chegar aos olhos através da corrente sanguínea e sistema linfático.

Retinoblastoma: é o mais comum entre crianças pequenas

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o retinoblastoma é o tumor ocular mais comum entre crianças pequenas. De acordo com o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC), esse tipo de tumor representava, em 2014, 8,2% dos casos tratados no hospital da entidade e cerca de 300 a 400 novos casos eram registrados por ano à época.

Tipos de câncer nos olhos

O câncer nos olhos costuma ser dividido em dois tipos: melanoma e linfoma

Melanoma

O melanoma é o tipo mais comum de câncer que se desenvolve dentro dos olhos, mas ainda assim é raro.
Eles se desenvolvem a partir do pigmento produzido pelos melanócitos. Quando se desenvolve dentro do globo ocular, geralmente ocorre na úvea, e por isso esses tumores são denominados de melanoma uveal.

Já em adultos brasileiros, o melanoma de coróide é o tumor mais comum e sua ocorrência acontece principalmente em adultos. Esse tumor é maligno e afeta a área que fica localizada entre a retina e a área esbranquiçada do globo ocular. É mais comum em pessoas brancas, de olhos claros e também em quem possui pintas no fundo do olho.

Quais são os sintomas desse tipo?

Neste tipo de câncer os principais sintomas incluem:

Problemas de visão;
– Manchas no campo de visão;
– Crescimento de um ponto escuro na íris;
– Alteração na forma como o olho se move dentro da órbita;
– Alteração no tamanho ou forma da pupila;
– Alteração na posição do globo ocular;
Outros sintomas.

Os sintomas podem ser variados de acordo com o tempo do problema nos olhos. Por isso, a melhor forma de tratar a questão é buscando um oftalmologista ao notar qualquer mudança nos olhos e visão.

Linfoma

Já o linfoma é um tipo de câncer que se origina nas células do sistema imunológico. Este é um tipo que pode também se originar nos órgãos internos e, raramente nos olhos, mas o problema pode chegar até eles.

Existem dois tipos que são considerados principais de linfoma: o linfoma não Hodgkin e o linfoma de Hodgkin.

Informações relevantes sobre o linfoma:

– A maioria das pessoas com linfoma é idosa ou possui uma série de problemas no sistema imunológico.
– Este é um problema que é observado frequentemente junto com o linfoma do cérebro, conhecido por linfoma primário de sistema nervoso central.

O que é importante levar em consideração?

Por ser uma doença séria e grave, é fundamental levar em consideração uma série de fatores, como:

– Raramente o câncer nos olhos vai causar dor (no primeiro momento), desta forma, o diagnóstico é feito através de consultas constantes ou por meio de outros médicos que realizam o diagnóstico do câncer em outras partes do corpo;
– O tratamento varia de acordo com o tipo de câncer e se é ou não metástase. Desta forma, é importante conversar bem com o médico para descobrir o que pode ser feito;
– Outras condições menos graves também podem causar os sintomas citados acima. Sendo assim, não faça automedicação em hipótese alguma. Busque por um especialista e verifique do que se trata a questão.

Espero que o conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o câncer nos olhos. Qualquer dúvida, entre em contato com a Viva Oftalmologia. Até o próximo conteúdo.

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?