Cirurgia de Miopia menos invasiva: conheça a técnica Smile

Cirurgia de miopia a laser técnica smile

A técnica Smile é utilizada para ajudar pacientes que querem fazer a cirurgia de miopia a, finalmente, se livrar dos óculos de grau ou lentes de contato, sendo um procedimento menos invasivo, mais seguro, eficiente e confortável para o paciente.

Para entender melhor sobre a técnica Smile, continue lendo o artigo e tire suas dúvidas!

O que é a técnica SMILE?

Ficar independente dos óculos de grau ou das lentes de contato é o sonho de muita gente. Mesmo quem já convive com os adereços há anos ainda se pega pensando em como a vida poderia ser mais fácil sem eles.

Muitas pessoas, no entanto, ficam assustadas com a palavra cirurgia quando querem deixar a miopia para trás.

E é nesse cenário que surge a técnica Smile,  uma forma menos invasiva e mais segura de deixar de vez os óculos.

A técnica Smile, sigla em inglês para Extração Lenticular com Pequena Incisão, é considerada a 3ª geração da cirurgia de miopia a laser e já está sendo usada em cerca de 500 clínicas em mais de 60 países.

No Brasil, o procedimento está disponível desde 2012. Ele possui registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária Brasileira, marcação do Conselho Europeu e já foi introduzido nos Estados Unidos. Atualmente, quase um milhão de cirurgias com a técnica foi realizada pelo mundo e os resultados apontam níveis elevados de segurança, conforto e eficiência.

Leia também:

Astigmatismo tem cura? Saiba como melhorar a sua visão

Smile x Lasik e PRK: qual a diferença entre as técnicas para cirurgia de miopia mais comuns?

A miopia é uma alteração ocular que leva a imagem a se formar antes da retina. Por isso, o míope enxerga os objetos mais distantes desfocados. Para corrigir essa alteração, as cirurgias em geral usam o Excimer Laser para evaporar pequenas quantidades de tecido da córnea, o que altera a sua geometria e repara o desfoque.

Leia também:

Tire suas dúvidas sobre a miopia

Atualmente, as técnicas mais comuns de cirurgia de miopia a laser são o PRK e o Lasik. No PRK, o epitélio — camada superficial do olho — é raspado e limpo com uma esponja para então receber aplicação do Excimer Laser. Já no Lasik, é usado um aparelho chamado microcerátomo que corta a região da córnea ao redor da pupila e levanta a área recortada, chamada de flap, para que o Excimer  Laser corrija o grau.

Na técnica Smile, o laser atua na parte interna da córnea e há apenas uma pequena incisão sete vezes menor que o corte feito no modo Lasik. De acordo com oftalmologistas, essa é uma das maiores vantagens da Smile: o menor impacto na estrutura da córnea.

Como é a cirurgia de miopia com a técnica Smile?

O procedimento é uma reinvenção da cirurgia refrativa de correção de graus oculares, que mantém seu conceito básico, mas que é bem menos invasivo e simples, feito em etapa única e com apenas um tipo de laser.

A cirurgia é feita com o laser de femtossegundo VisuMax, fabricado pela empresa alemã ZEISS, que aprimora a correção refrativa e permite um tratamento mais preciso que os equipamentos de gerações anteriores.

Com a técnica Smile há maior exatidão e controle durante o processo, e menor trauma na córnea e na lesão no tecido.

A intervenção se dá da seguinte maneira: o laser é aplicado para criar uma pequena lente na parte interna da córnea, cujo volume e forma são determinados pelo grau do defeito a ser corrigido. Essa lentícula é retirada por meio de uma pequena incisão de 2 a 3 milímetros na superfície da córnea. Assim,  a forma dela é melhorada e o problema é corrigido.

Principais vantagens da técnica Smile

Se realizar uma cirurgia de miopia a laser e ficar livre do problema está na sua lista de desejos há muito tempo, a técnica Smile é a melhor opção para fazer com que você tire essa vontade do papel. Conheça agora as principais vantagens:

  • Não há corte de flap como na técnica Lasik, o que faz com que o trauma da cirurgia seja minimizado, haja menor incidência de olho seco e menos alterações na estrutura da córnea;
  • Não há remoção do epitélio, o que minimiza o desconforto logo após a cirurgia e possibilita rápida recuperação;
  • O laser de femtossegundo faz o tratamento na parte interna da córnea, não sendo influenciado por condições ambientais da sala cirúrgica tais como umidade e temperatura, nem por hidratação de cada córnea;
  • Com uma incisão menor, há menos risco de infecção e a cicatrização ocorre de maneira mais rápida.

Ainda está com aquela pontinha de dúvida? Agende uma consulta com um profissional da Viva Oftalmologia, conheça mais sobre a técnica Smile e tenha mais qualidade de vida!

Ou, se preferir, tire suas dúvidas diretamente no nosso WhatsApp aqui.

cta-agende-sua-consulta-viva-oftalmologia
Agende sua consulta agora mesmo na Viva Oftalmologia! É simples e rápido.
Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência
especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22
SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098
Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?