Gonioscopia: o que é, para que serve e como é realizado?

Gonioscopia

Depois de uma consulta com o médico oftalmologista, um exame bastante recomendado é a Gonioscopia, que avalia a drenagem humor aquoso dentro do olho e serve para diagnosticar doenças como glaucoma.

Este artigo esclarece dúvidas sobre este exame. Acompanhe!

O que é Gonioscopia?

A Gonioscopia é um exame que visa ajudar no diagnóstico e no acompanhamento de doenças oculares.

Para isso, ele analisa o ângulo da câmara anterior do olho, local em que ocorre a drenagem do humor aquoso. O humor aquoso é um líquido formado por água e sais dissolvidos, que nutre a córnea e o cristalino e que regula a pressão interna do olho.

Em outras palavras, sem essa drenagem, a função óptica e o metabolismo nutricional do olho ficam prejudicados, podendo acarretar em problemas ainda maiores, como a perda de visão.

Com o exame de Gonioscopia, é possível fazer uma avaliação completa sobre essa drenagem.

Para que serve o exame de exame Gonioscopia?

Geralmente, a Gonioscopia é solicitada quando o médico suspeita que o paciente tenha glaucoma.

Essa é uma doença ocular que ocorre devido a uma alteração do nervo óptico e que pode ser causada por um aumento da pressão ocular (lembra que falamos que o humor aquoso, analisado na Gonioscopia, regula a pressão interna do olho?).

Nesse sentido, a Gonioscopia não só permite o diagnóstico do glaucoma, como determina qual o tipo. Isto ajuda o médico a definir o tratamento mais adequado para cada caso.

O perigo do Glaucoma é que não apresenta sintomas, evolui lentamente e, se não tratado, leva à perda de campo visual, podendo chegar à cegueira total de forma irreversível.

Por isso, a Gonioscopia se faz tão necessária e fundamental para detectar a presença da doença.

Tem dúvidas sobre o Glaucoma, conceito, tipos, sintomas e outras questões? Confira a resposta para todas as suas dúvidas neste ebook completo: Saiba mais sobre o Glaucoma, a segunda maior causa da cegueira.

ebook glaucoma

O exame pode, ainda, verificar outras alterações, como: tumores na vista ou câncer nos olhos, traumas oculares ou aderências na íris. Também é indicado no pós-operatório da cirurgia intraocular.

Como é feito o procedimento?

O exame é simples, rápido e deve ser feito em uma clínica, consultório ou hospital.

São colocadas lentes de aumento em contato com a córnea do paciente e, dessa forma, o médico consegue observar até 360º do ângulo da câmara anterior do olho.

O paciente precisa ir acompanhado, pois são administrados nos olhos dois colírios, um analgésico e outro gelatinoso, que podem deixar os olhos embaçados por cerca de duas horas após o procedimento. A partir daí, a pessoa é colocada em frente ao gonioscópio.

Se o paciente usar lentes de contato, elas devem ser retiradas.

O equipamento tem uma lâmpada de fenda, uma lente cônica e um espelho inclinado. Assim, o médico pode observar o ângulo formado entre a íris e a córnea.

Para saber mais sobre a Gonioscopia ou outros exames, clique aqui e cuide da sua saúde ocular!

Ou, se preferir, tire suas dúvidas diretamente no WhatsApp da Viva!

cta-agende-sua-consulta-viva-oftalmologia
Agende sua consulta agora mesmo na Viva Oftalmologia! É simples e rápido.
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência
especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h