Motilidade ocular: o que é e para que serve o exame?

O exame de Motilidade Ocular é um exame realizado pelo oftalmologista durante a sua consulta oftalmológica. Pode também ser chamado de exame de Motricidade Ocular.

Motilidade Ocular: o que é?

Como o próprio nome já dá a entender, motilidade é um sinônimo para mobilidade, ou seja, movimento. Sendo assim, o exame de motilidade ocular serve para avaliar o alinhamento ocular bem como fazer a avaliação da movimentação dos olhos e da musculatura extra-ocular.

Em outras palavras, o exame é utilizado para diagnosticar e indicar o tratamento adequado para os casos em que existe algum desalinhamento nos olhos, como, por exemplo:

  • Estrabismo (popular Olho Torto)
  • Quando os olhos não conseguem fazer a convergência necessária, ou seja, têm dificuldade em focar coordenadamente;
  • Quando um dos olhos ou ambos não tem a capacidade visual adequada.

Como é feito o exame de Motilidade Ocular

Os sintomas mais comuns que levam à realização da motilidade ocular, são manifestados após a leitura. Dentre eles, estão: visão dupla, dificuldade de concentração, cansaço, sono e dores de cabeça.

Se não tiver sido detectado nenhum problema oftalmológico que justifique tais sintomas, eles podem estar ligados à dificuldade de convergência dos olhos.

A forma mais conhecida do procedimento é aquela de seguir com os olhos um objeto que seu médico irá lhe mostrar (como uma caneta que será movimentada pelo seu médico em todas as direções do olhar para ver se os dois olhos acompanham o movimento. Além disso, com o exame é possível avaliar o movimento dos olhos através da fixação do olhar em pontos diferentes. Dessa forma, avalia-se toda a musculatura extra-ocular e identifica-se possíveis alterações.

Não há necessidade de nenhum tipo de preparo ou dilatação da pupila para a realização do exame. Caso o paciente faça uso de óculos ou lentes de contato de grau, devem ser levados.

A avaliação da motilidade ocular envolve testes da percepção de imagens, da visão tridimensional e pode, ainda, analisar a força muscular.

Em casos de estrabismo, o teste é essencial para identificar o grau do problema e indicar o tratamento ideal.

Como é o tratamento?

O tratamento normalmente é feito com mudança de atitudes e com alguns exercícios, como se fosse uma fisioterapia para os olhos. O próprio médico indica quais exercícios devem ser realizados e com que frequência, de acordo com cada caso. Os exercícios podem ser realizados tanto em casa, quanto em alguns consultórios médicos ou clínicas de oftalmologia.

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento@vivaoftalmo.com.br
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?