QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA PRESBIOPIA?

Com o passar dos anos, nós começamos a nos preocupar com a saúde de uma forma mais intensa. Qualquer sintoma já se torna uma boa razão para uma visita ao médico e os cuidados são redobrados com a alimentação e a prática de exercícios físicos.

Para a maioria das pessoas, próximas aos 40 anos, a leitura de livros, bulas de medicamentos e até mensagens do WhatsApp no celular começam a se tornar uma tarefa bastante complicada, tudo isso por causa da presbiopia. Identificou-se com a situação? Explicaremos um pouco mais sobre a doença neste artigo!

O que é a presbiopia?

A presbiopia ou a famosa vista cansada é um dos problemas mais comuns na sociedade. Ela é caracterizada pela piora da visão que acontece naturalmente com o avançar da idade. Os olhos vão perdendo a sua capacidade de focar em objetos muito próximos, necessitando da utilização de óculos de grau ou lentes de contato para corrigir essa alteração.

Quais são os sintomas da vista cansada?

O principal sintoma que revela a chegada da presbiopia é a visão desfocada. As pessoas começam a afastar os objetos para ler, seja um livro ou celular, compram lupas ou óculos prontos em farmácias para conseguir ver de perto. Muitas vezes o esforço feito para conseguir ter nitidez da imagem causa enxaqueca, ardência ocular e vista cansada.

Conheça outros sinais de presbiopia:

  • “Síndrome do braço curto”, afastar-se de algo para ler;
  • Fadiga ocular;
  • Visão borrada;
  • Manchas de visão de perto;
  • Dificuldade em enxergar com pouca luz;
  • Dor ao redor dos olhos;
  • Vermelhidão e lacrimejamento;
  • Dores de cabeça;
  • Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas.

Entenda a diferença entre presbiopia e hipermetropia

A presbiopia é diferente da hipermetropia, apesar de ambas afetarem a qualidade da visão de perto. A primeira está ligada a um distúrbio que acontece devido ao envelhecimento, ou seja, aparecendo APÓS OS 40 ANOS DE  vida. Já a hipermetropia é diagnosticada em crianças e adolescentes, sendo causada QUANDO O COMPRIMENTO AXIL DO OLHO É DIMINUÍDO (OLHO É CURTO).

Como corrigir a vista cansada?

A vista cansada pode ser corrigida com o uso de óculos de grau para perto, ou mesmo com os multifocais (que corrigem a visão tanto para perto quanto para longe). Para os pacientes que não gostam de óculos, as lentes de contato multifocais ou monofocais também são outras opções. O procedimento cirúrgico a laser NO MÉTODO PRESBYOND, DA CARL ZEISS é um possível tratamento para corrigir o grau da presbiopia, além dos implantes de lentes intraoculares multifocais que são indicados para os indivíduos que também já tiveram catarata. 

O diagnóstico correto e o tratamento ideal são avaliados pelo médico oftalmologista. O especialista irá solicitar alguns exames e avaliar o grau de presbiopia de cada paciente. Por isso, adquirir óculos de grau prontos ou contar com qualquer outra solução paliativa é um erro. Em muitos casos, tal erro pode ocasionar outros problemas no globo ocular.

Como retardar o aparecimento da presbiopia

Podemos adquirir alguns hábitos ao longo da vida para retardar o aparecimento da presbiopia. Como foi dito, a vista cansada é uma condição natural ligada ao processo de envelhecimento. Por isso, quanto mais saudável e consciente for o seu processo de envelhecimento, menos impactos você poderá sentir. Veja algumas dicas:

  • Ler em ambientes bem iluminados;
  • Aumentar o tamanho da fonte do texto;
  • Fazer longas pausas e piscar os olhos repetidas vezes em frente ao computador, favorecendo a lubrificação e reduzindo o ressecamento;
  • Sempre que possível, utilizar monitores que possuam recurso antirreflexo e que tenham uma melhor resolução de imagens;
  • Ir periodicamente ao oftalmologista.

Fique atento aos possíveis sinais da doença.  Para saber mais sobre a presbiopia, leia também: Afinal, o que é vista cansada e como tratar?

Se precisar, agende sua consulta conosco e obtenha orientação especializada de um oftalmologista.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.

Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h


SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento@vivaoftalmo.com.br
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?