Retinografia: o que é e para que serve o exame?

Estar com a saúde em dia deve ser um cuidado constante. Por isso, a visita regular ao médico oftalmologista é muito importante, pois a partir dos exames de rotina várias doenças podem ser detectadas precocemente.

Acompanhe o texto e saiba mais agora sobre o exame de retinografia!

O que é o exame de Retinografia?

Diversos exames podem ser feitos para mapear os olhos, entre eles, a Retinografia. Retinografia é uma técnica de exame que consiste em observar e registrar fotografias da retina, do nervo óptico e do fundo do olho. Em outras palavras, a retinografia permite obter diversas fotos em alta resolução, fazendo uma documentação fotográfica do fundo do olho e possibilitando, assim, um diagnóstico mais preciso quanto a possíveis lesões na região.

O exame costuma ser indicado quando o médico oftalmologista suspeita de algum problema na visão e, especialmente, na retina do olho do paciente.

A retinografia simples e a retinografia panorâmica

O exame pode ser dividido em duas modalidades: a retinografia simples e a   retinografia panorâmica. A simples consiste em, como já pontuamos, observar e registrar fotografias em alta definição da retina, do nervo óptico e do fundo do olho, fazendo uma documentação fotográfica e possibilitando um acompanhamento de possíveis lesões no nervo óptico.

Já a retinografia panorâmica diferencia-se na utilização de aparelhos mais sofisticados, com recursos que possibilitam imagens panorâmicas e, naturalmente, o aumento do campo de visão do globo ocular. Ou seja, com a retinografia panorâmica é possível enxergar uma região maior no campo do globo ocular, identificando se há ou não alguma patologia no local.

Como é feito o exame de Retinografia?

O exame é simples, indolor e dura apenas alguns minutos. O paciente deve se sentar em frente ao aparelho, chamado retinógrafo, que fotografa o fundo do olho usando lentes de grande aumento. A pupila deverá ser dilatada para que as imagens do fundo do olho sejam captadas.

Para que serve o exame de Retinografia?

O exame é indicado para diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças como:

Para saber mais sobre a Retinografia ou outro exame relacionado à saúde ocular, agende sua consulta conosco e obtenha orientação especializada de um oftalmologista.

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?