Tire suas dúvidas sobre a miopia

A miopia é uma das dificuldades de visão mais comuns existentes hoje. Ela afeta cerca de 1 a cada 4 adultos.
Segundo uma pesquisa feita pelo El País, cerca de metade da população da Europa, entre 25 e 29 anos, são míopes.

Para entender melhor sobre esta patologia oftalmológica e diminuir possíveis dúvidas sobre a miopia, prossiga com a leitura do conteúdo.

O que é importante saber sobre a miopia?

A miopia é uma doença caracterizada pelo sintoma mais comum de ‘embaçar a visão’. Uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Oftalmologia, estimou que cerca da metade da população mundial será míope em 2050.

Por ser extremamente comum, é uma doença rodeada de diversas dúvidas e curiosidades e, por isso, ter informações concretas e corretas auxilia tanto o míope quanto familiares e amigos próximos.

Quais são as dúvidas sobre a miopia?

Dentre as dúvidas mais comuns sobre o assunto estão:

A descoberta precoce é importante?

Sim, quanto mais cedo for descoberta, melhor.
A miopia, que é detectada em um teste conhecido por exame de refração, pode ser feito em qualquer idade, inclusive crianças pequenas e bebês.

A idade considerada ideal para realizar o primeiro exame em uma criança é a partir dos 6 meses de vida, quando se torna possível diagnosticar erros refrativos.

Mas, geralmente, a miopia é diagnosticada em crianças que já estão na fase escolar, uma vez que é no processo de alfabetização que a dificuldade de enxergar a distância se torna mais evidente, como enxergar o quadro, por exemplo.

Ficar muito tempo em frente ao computador pode favorecer o surgimento da miopia?

Existem algumas teorias que tentam correlacionar o desenvolvimento da miopia com o uso constante de computadores, mas não existe relação, uma vez que o surgimento da patologia não tem associação com os aspectos do ambiente.

O uso constante de óculos e lentes de contato pode diminuir o avanço da miopia?

Não. O avanço da miopia tem uma relação direta com o crescimento do globo ocular.

Desta forma, o uso tanto das lentes de contato quanto o uso constante dos óculos não vai interferir no avanço do problema, porém, vai facilitar com que a pessoa consiga enxergar objetos distantes da melhor forma.

Qual a principal diferença entre a miopia e o astigmatismo?

A miopia nada mais é que um tipo de erro refrativo que ocorre no globo ocular, fazendo com os objetos distantes não foquem corretamente. Já o astigmatismo acontece por conta de uma curvatura irregular da córnea, que dificulta que os raios de luz cheguem ao mesmo ponto da retina.

É muito comum que as pessoas que possuem a miopia também tenham o astigmatismo.

A miopia é fácil de ser notada?

Normalmente, nos primeiros estágios, a miopia não é notada. No entanto, quando os casos são mais severos, os sinais costumam ser mais evidentes.

Mas é fundamental notar os outros sintomas, além da visão turva. Tensão ocular e dores de cabeça frequentes são alguns dos principais indícios da miopia.

Informações complementares

Para corrigir o problema de miopia de forma definitiva, é possível buscar por cirurgias e tratamentos específicos, como é o caso da Moderna Técnica Smile, que além da miopia pode corrigir também outras patologias oftalmológicas.
Vale ressaltar que estas dúvidas são superficiais sobre o assunto. Se você deseja informações mais específicas para diminuir outras dúvidas sobre a miopia, busque um oftalmologista. Agende sua consulta e conte com a Viva!

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?