Luz azul: riscos para a saúde e o que fazer?

Luz azul causa cegueira: verdade ou mito?

Há algum tempo a luz azul de smartphones, tablets e computadores vem sendo preocupação da população e, principalmente, de especialistas. Um estudo recente reacendeu essa discussão, ao ligar a exposição constante à luz azul com a cegueira.

Mas, então, a luz azul pode levar à perda da visão?

O que é a luz azul? 

Com a humanidade cada vez mais conectada e exposta às mais diversas telas — smartphones, tablets, computadores, entre outras — a questão da luz azul começou a ser mais preocupante. Especialistas começaram a discutir sobre quais seriam os malefícios daquela constante exposição para o bem estar e para a qualidade de vida do ser humano, em especial para a saúde dos olhos.

Com isso, a ciência progrediu e criou novas tecnologias, com o objetivo de minimizar os impactos negativos desse tipo de luz na visão das pessoas. Um exemplo disso é a tela noturna ou filtro de luz azul, função disponível em diversos dispositivos, com o objetivo de promover uma melhor noite de sono e o descanso dos olhos e da visão, principalmente em ambientes com baixa luminosidade.

A ciência também avançou ao se aprofundar na questão e um estudo recente, feito pela Universidade de Toledo nos Estados Unidos, causou polêmica ao relacionar a exposição atual à luz azul com a perda de visão.

O que a luz azul do celular pode causar?

A luz azul não causa a cegueira de imediato.

O que acontece em um curto período de tempo é que a exposição à luz azul provoca incômodos visuais, como a sensação de olhos secos, cansados e tensos, além de possivelmente resultar em dor de cabeça e incômodo nos olhos.

Além disso, a exposição à luz azul pode causar danos na retina, catarata e entre outros problemas.

É claro que, a longo prazo, os efeitos podem ser mais graves. Alguns especialistas alertam que a constante exposição à luz azul sem qualquer cuidado pode, gradativamente, levar à cegueira.

Entre as formas simples de se prevenir isso é manter uma distância mínima de 50 cm dos aparelhos e não expor-se à luz azul em ambientes escuros.

Saiba como você pode minimizar os impactos da longa exposição à luz do computador. Leia o artigo: 7 cuidados com a vista para quem trabalha o dia inteiro no computador