Cirurgia Refrativa Smile: Vantagens, Passo a Passo e Pós Operatório

Cirurgia Técnica Smile

A Cirurgia Refrativa Smile é um avanço significativo na área da oftalmologia, onde constantes aprimoramentos têm ocorrido. Com o impacto direto da tecnologia, surgem novos aparelhos para exames e métodos cirúrgicos que visam corrigir problemas visuais, como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Há mais de 30 anos, o mercado presenciou o surgimento do PRK, um tipo de cirurgia refrativa pioneira. No entanto, hoje em dia, a técnica mais moderna e revolucionária é a Cirurgia Refrativa Smile. Neste artigo, você acompanhará as principais características e novidades relacionadas a essa técnica inovadora conhecida como Técnica ReLEx Smile.

Miopia e astigmatismo

Antes de falar sobre a cirurgia para corrigir esses dois problemas visuais, temos que entender quais as limitações que essas doenças trazem aos pacientes. A miopia é um distúrbio que dificulta a visão do paciente para enxergar objetos de longe, o que causa um grande incômodo e provoca uma imagem embaçada. Essa alteração acontece quando o olho é maior do que o normal, causando um erro na refração da imagem captada pelo olho, ou seja, a imagem formada se torna desfocada.

Já o astigmatismo é caracterizado pela visão turva e distorcida tanto para ver de perto quanto de longe. O astigmata apresenta, geralmente, a fadiga visual ou dores de cabeça, que são os sintomas mais frequentes da doença.

As cirurgias refrativas

Hoje existem no mercado três tipos de cirurgias corretivas: o PRK, em que a camada superficial do olho é removida e recebe aplicação de laser. O Lasik, em que o especialista levanta um pedaço da córnea antes de aplicar o laser e depois reposiciona essa fatia. E o Smile que iremos falar mais profundamente no próximo tópico.

O que é a cirurgia Smile?

A Técnica Smile, do inglês Small Incision Lenticule Extraction Extração (Extração lenticular com pequena incisão), é um método de correção ocular a laser capaz de corrigir os erros refrativos como miopia, astigmatismo e a combinação dos dois. Seu reconhecimento veio por ser um procedimento minimamente invasivo, reinventando o conceito de cirurgia corretiva, mantendo seu feito em uma única etapa e utilizando apenas um tipo de laser.

Equipamento para fazer a cirurgia refrativa Smile

Saiba Mais: 

Ardência nos olhos: causas, o que pode ser e como aliviar

Calázio No Olho (Bolinha no Olho): O que é, Tratamento, Causas e Sintomas

Olho tremendo e pálpebra tremendo: o que pode ser e o que fazer?

Teste de Daltonismo: Senso Cromático e Teste Ishihara

Terçol: sintomas, causas e tratamentos

 

Passo a passo da Smile

A primeira etapa da cirurgia envolve a aplicação do colírio anestésico no olho para evitar a dor. Em seguida, é colocado um suporte sobre a pálpebra para evitar que o olho pisque. Assim que estiver anestesiado, ele é imobilizado e submetido ao dispositivo a laser.

O próximo passo é aplicar o laser de femtossegundo para criar uma lentícula na parte interna da córnea juntamente com uma pequena incisão de dois a quatro milímetros na superfície. Após o procedimento, o cirurgião separa a lentícula, que é retirada pela incisão já feita. Com isso, o formato da córnea é alterado e o problema refrativo é solucionado.

Vantagens da SMILE

A Técnica Smile se diferencia do PRK e da Lasik pois não há corte de flap. A incisão feita pelo laser femtossegundo é sete vezes menor que a incisão no flap feito pela Lasik.

Outro fator que diferencia a nova técnica das antigas é a não remoção do epitélio, o que minimiza a incidência de grau residual e diminui o período de recuperação do paciente.

Em geral, essa nova técnica possibilita uma cicatrização mais rápida e um menor risco de contrair infecções ou problemas do tipo.

Veja 5 razões para não ter medo da sua cirurgia ocular

Pós-operatório

O tempo de recuperação está associado ao método utilizado para a cirurgia corretiva. Geralmente, como a Smile é menos invasiva, têm-se uma melhora mais rápida comparada com a Lasik ou PRK.

Algumas orientações devem ser seguidas no pós-operatório, como: utilizar os colírios prescritos pelo especialista, evitar dirigir por pelo menos 24 horas, não forçar os olhos, evitar ficar horas em frente a telas luminosas e não esfregar o olho no caso de coceira.

É relativamente normal que a visão fique embaçada nas primeiras 24 horas depois da realização do procedimento, mas ao longo do dia e da semana, a visão vai se restabelecendo normalmente.

Pensando em realizar sua cirurgia refrativa? Então confira estes artigos:

5 vantagens de escolher a Viva Oftalmo para a sua cirurgia refrativa

6 informações que você deve obter antes da sua cirurgia refrativa