MINHA CIRURGIA REFRATIVA PODE SER REALIZADA PELO PLANO DE SAÚDE?

Muitos pacientes têm vontade de se emancipar dos óculos de grau ou lentes de contato e recorrem à cirurgia refrativa para alcançar tal objetivo. Nesse momento, as dúvidas vão desde a eficácia da cirurgia, como é o pós-operatório, até a parte do pagamento. Mas afinal, a cirurgia refrativa pode ser realizada pelo plano de saúde? Confira!

Quais os métodos da cirurgia refrativa que os planos cobrem?

Os planos de saúde oferecem cobertura para a cirurgia refrativa nas técnicas PRK ou LASIK, em casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo. Esse técnica faz parte do Rol de Procedimentos e Eventos em saúde.

A cobertura da cirurgia refrativa pelos planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina a cobertura obrigatória da cirurgia refrativa, desde que o paciente se enquadre em alguns pré-requisitos, como:

  • Ter mais de 18 anos e possuir grau estável há um ano.
  • Ter miopia moderada e grave:  entre 5,0 a 10,0 graus. Em caso de astigmatismo associado, deve ter até 4,0 graus de astigmatismo.
  • Ter Hipermetropia com até 6,0 graus. Em caso de astigmatismo associado, deve ter até 4,0 graus de astigmatismo.

Esses parâmetros foram definidos pelos planos de saúde levando em consideração os resultados clínicos observados nos quais o procedimento trouxe melhora considerável na qualidade de vida dos pacientes. As refrações são medidas através de cilindro negativo, padrão estipulado no Brasil.

Apesar de ser um direito garantido do beneficiário do plano de saúde, há muitos casos de reclamações de descumprimento da norma. Por esse motivo a ANS divulgou um parecer técnico sobre o tema. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a sua operadora ou com a ANS por meio de um dos canais de atendimento da agência.

O que é cirurgia refrativa?

Também conhecida como cirurgia de correção de grau, o procedimento é realizado para corrigir os erros refrativos como hipermetropiamiopia e astigmatismo. A cirurgia é realizada apenas com anestesia local (colírio), sendo relativamente rápida e de caráter ambulatorial, ou seja, com menos riscos. Não há necessidade de pontos, tampão ou curativo, sequer de internação. Acabando o procedimento, o paciente já pode voltar para casa.

A cirurgia oferece inúmeros benefícios quanto a qualidade de vida do paciente: melhora da visão sem as limitações das lentes corretivas; independência de correção (óculos ou lentes de contato) na prática de esportes, banhos de piscina, passeios etc. Vale ressaltar o fator financeiro da escolha também: não será mais necessário investir em novas lentes de contato ou óculos a cada mudança de grau, perda ou danificação dos acessórios.

Métodos da cirurgia refrativa

Existem três tipos de cirurgia refrativa a laser. São eles:

  • Lasik: consiste em um corte na camada anterior da córnea.
  • PRK: é o método mais antigo, onde a correção do grau é realizada através da aplicação do laser diretamente na superfície da córnea.
  • Técnica Smile: a mais moderna e menos invasiva das três. É feita em única etapa e com apenas um tipo de laser, o laser de femtossegundo.

Vale ressaltar a importância de conversar com o seu médico oftalmologista sobre a melhor opção de cirurgia, pois para cada paciente existe um diagnóstico específico.

Para saber se você pode realizar a cirurgia corretiva ou outro procedimento relacionado à saúde ocular, agende sua consulta conosco e obtenha orientação especializada de um oftalmologista.

Leia também: CIRURGIA REFRATIVA A LASER NO OLHOS: O QUE É, COMO FUNCIONA

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento@vivaoftalmo.com.br
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?