Síndrome da Visão de Computador: você sabe o que é?

No nosso mundo conectado, passamos muitas horas em frente à alguma tela luminosa. Logo que acordamos, já pegamos o smartphone para conferir as mensagens no Whatsapp. Ao longo do dia, estamos focados na tela de um computador, seja trabalhando, assistindo séries, filmes ou mesmo vídeos de gatinhos fofos no Youtube ou nas redes sociais.

A grande questão é que a todo momento estamos vidrados na tela brilhante de um dispositivo eletrônico e que esse excesso de luzes e reflexos podem prejudicar seriamente nossa visão.  Nesse artigo, iremos falar sobre a doença da modernidade que ataca nossos olhos!

Síndrome da Visão de Computador

Se você passa uma boa parte do seu dia em frente ao computador ou celular, existe uma grande possibilidade de vir a desenvolver a Síndrome da Visão de Computador, também conhecida como CVS, do inglês Computer Vision Syndrome. A CVS é parecida com qualquer outra lesão por esforço repetitivo. Isso acontece quando a pessoa realiza os mesmos movimentos por muito tempo, criando um padrão de comportamento que irá agravar e prejudicar cada vez mais uma ou várias partes do corpo. Nesse caso específico, a coluna e os olhos.  

Geralmente, quando ficamos muito tempo em frente ao computador, não prestamos a atenção na nossa postura, sentamos em cadeiras desconfortáveis ou em posições que causam pequenas lesões em nossa coluna. A tarefa de visualizar durante horas uma tela pequena e brilhante também prejudica os nossos olhos, pois eles são obrigados a focar na imagem e em textos formados pelos pixels.  

Sintomas da Síndrome da Visão de Computador

O cansaço da vista geralmente vem acompanhado com outros sintomas, como: ardência, ressecamento, vermelhidão e dificuldades em focalizar a imagem, além de dor de cabeça constante e desconforto em ambientes mais luminosos. O diagnóstico da síndrome é feito pelo médico oftalmologista e o tratamento inclui o uso de colírios especiais, com intuito de evitar o ressecamento dos olhos, ou até lentes para corrigir a visão.  

Dicas para evitar a CVS

É possível evitar a síndrome da visão de computador com alguns cuidados e atitudes simples, seja em casa ou em seu ambiente de trabalho. Um bom  exemplo é fazer o uso controlado de aparelhos eletrônicos. Mas como esse controle nem sempre é possível, diante de determinadas profissões, confira outras dicas para evitar a CVS:

  1. Atente-se à sua postura em frente à tela durante o uso. O mal posicionamento pode acelerar o processo de vista cansada e é tão importante quanto o tempo de exposição ao monitor.
  2. Aumente a iluminação. É comum o uso dos aparelhos eletrônicos no escuro, deixando apenas a luz da tela para iluminar. Essa atitude acaba aumentando a dilatação dos olhos e exigindo ainda mais deles para focar a imagem. Portanto, procure locais mais claros para utilizar o pc ou o celular.
  3. Pisque. Essa ação, que pode parecer inútil, é uma das mais importantes na prevenção da vista cansada e muita gente se esquece de fazê-la enquanto está olhando para a tela. Piscar lubrifica o globo ocular, impedindo alguns dos sintomas da síndrome, como ressecamento dos olhos e dores de cabeça.
  4. Faça pausas. Ao completar uma hora de uso do computador, tire 10 minutos para relaxar a vista. E, ao trocar o PC por outra atividade, trate de selecioná-la bem. Sair do computador e ir para a televisão ou para uma leitura, por exemplo, pode ser igualmente prejudicial, pois é necessário focalizar as letras ou outra tela para manter a concentração. Dê preferência a atividades leves e relaxantes. Quem sabe uma pausa para alongar o corpo?
  5. Prefira telas de LCD. Normalmente, elas apresentam melhor resolução e iluminação, proporcionando um cansaço menor aos seus olhos.  
  6. Visite periodicamente seu oftalmologista. Ir ao oftalmologista e realizar os exames de rotina são cuidados básicos para se ter uma saúde ocular.

Fique atento aos possíveis sinais da CVS, agende sua consulta conosco e obtenha orientação especializada de um oftalmologista.

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?