A campimetria – ou exame de campo visual – é utilizada para avaliar a visão periférica do paciente e permite ao oftalmologista mapear qual a real extensão do campo visual de uma pessoa e identificar possíveis áreas de ausência ou redução da visão.
Para realizá-lo, o paciente é colocado em frente a um dispositivo chamado campímetro ou perímetro, que possui uma tela em que são projetados pontos de luz em diferentes posições, intensidades e tamanhos. O paciente é orientado a olhar para um ponto no centro da imagem e dizer se consegue perceber os pontos de luz periféricos.
Para que serve?
A partir do resultado do exame, é possível ao profissional construir um gráfico chamado “mapa de campo visual”, que ilustra a extensão e a sensibilidade do campo visual em relação aos diferentes pontos da tela.
A campimetria é importante para avaliar problemas de visão relacionados ao campo visual, como perda de visão periférica, escotomas (manchas cegas) e áreas de redução da sensibilidade visual. Essas alterações podem ser indicativas de diversas condições oculares, como glaucoma, retinopatia diabética, neuropatia óptica, lesões no nervo óptico, tumores cerebrais ou doenças neurológicas.
Você encontra este e todos os outros exames e procedimentos oftalmológicos que precisar aqui na Viva; sempre realizados e interpretados por especialistas.