Catarata e glaucoma: como tratar as duas juntas?

Catarata e glaucoma como tratar as duas juntas?

A catarata e o glaucoma estão entre as principais causas de cegueira do mundo, sendo indispensável tratá-las ao sinal de qualquer sintoma.

Em caso da catarata, o paciente costuma relatar visão embaçada, sensibilidade à luz e visão dupla; uma vez que a doença caracteriza-se pela opacificação ocular, deixando a visão ofuscada.

Já em caso de glaucoma, causada principalmente por um aumento da pressão intraocular, os sintomas podem incluir dor nos olhos, vermelhidão e dificuldade para enxergar no escuro, por exemplo, sendo até mais difícil de diagnosticar.

Trata-se de duas doenças oculares sérias e diferentes, mas que podem coexistir e ser tratadas em conjunto. Se você possui o diagnóstico de ambas, saiba como se dá o tratamento a seguir.

Como tratar catarata e glaucoma ao mesmo tempo?

Em geral, quando as duas doenças são associadas, tratar a catarata (por meio de cirurgia), já se torna um tratamento para o glaucoma.

Isso porque o cristalino acometido pela catarata é volumoso (em média, possui mais de 4 milímetros de espessura), ocupando um grande espaço no olho — que tem, em média, de 22 a 23mm.

Quando o paciente realiza a cirurgia catarata, o cirurgião oftalmologista irá aspirar esse cristalino espesso e incluir uma lente intraocular. A partir dessa ação, cria-se mais espaço para a circulação de líquidos dentro do olho, reduzindo, consequentemente, a pressão ocular do paciente, que é característica do glaucoma.

Após a cirurgia, portanto, além de deixar de sofrer com os sintomas da catarata, é possível que o paciente tenha sua pressão ocular reequilibrada, livrando-se do glaucoma. Quando o ajuste não é suficiente, ainda é possível contornar o resquício de glaucoma com colírios específicos que garantirão uma boa qualidade visual ao paciente.

Como funciona a cirurgia de catarata

O que muda na cirurgia de catarata quando o paciente possui glaucoma?

A única alteração no procedimento cirúrgico de catarata é quanto às medicações e colírios específicos que podem ser utilizados para ajudar no controle da pressão ocular do paciente com glaucoma. Quanto a isso, caberá a avaliação do oftalmologista para a condução da cirurgia com todos os cuidados necessários.

Quando a cirurgia de glaucoma também é indicada?

Enquanto o tratamento de catarata envolve exclusivamente o processo cirúrgico, no caso do glaucoma, a maioria dos pacientes é beneficiada com o tratamento medicamentoso, não sendo necessária a intervenção cirúrgica.

No entanto, em casos em que o paciente responde pouco aos colírios prescritos pelo médico, a cirurgia de catarata (facectomia) pode ser combinada com a cirurgia filtrante de glaucoma ou podem ser realizadas em tempos diferentes, ficando a critério da avaliação médica e do paciente.

Cirurgia de glaucoma: como funciona e quem pode fazer?

Onde buscar auxílio médico em Brasília?

O diagnóstico de catarata e glaucoma é clínico e feito em consultório com o oftalmologista. Na Viva Oftalmo, dispomos do melhor equipamento e de uma equipe médica altamente qualificada para um check-up preciso da sua visão e orientação correta para tratamento de catarata e glaucoma.

Além disso, dispomos das tecnologias mais avançadas, tanto para a cirurgia de catarata como para a cirurgia de glaucoma, conforme a real necessidade do paciente. Após o diagnóstico correto, você poderá dar andamento em todo o seu tratamento conosco.

Para agendar sua consulta com o time da Viva Oftalmo, clique aqui e acione nosso contato. Estamos à disposição para auxiliar na manutenção da sua saúde ocular.