Exame avançado, indolor e não invasivo, que permite uma avaliação detalhada da retina – camada sensível à luz localizada no fundo do olho.
Para fazer o exame, é preciso dilatar as pupilas, o que permite obter uma imagem clara e ampliada da retina. Em seguida, o equipamento ilumina e examina a retina, em busca de possíveis alterações.
Uma das principais vantagens do mapeamento de retina é sua capacidade de identificar problemas, antes do paciente apresentar sintomas, o que permite diagnósticos precoces e tratamentos mais simples, rápidos e eficazes. Isso evita complicações e poupa a visão de danos mais graves.
O exame de mapeamento de retina é indicado para uma série de problemas visuais, como:
- Retinopatia diabética: investiga danos nos vasos sanguíneos da retina.
- Degeneração macular relacionada à idade: monitorar a progressão da doença.
- Glaucoma: auxilia no diagnóstico e no acompanhamento do problema.
- Descolamento de retina: exame fundamental para diagnosticar e monitorar a condição, sendo essencial para evitar a perda permanente da visão.
- Retinopatia hipertensiva: ajuda a identificar alterações na retina relacionadas ao aumento da pressão ocular.
Além dessas condições, o mapeamento de retina também pode ser utilizado para avaliar outros distúrbios oculares, como tumores e inflamações oculares.
Você encontra este e todos os outros exames e procedimentos oftalmológicos que precisar aqui na Viva; sempre realizados e interpretados por especialistas.