Evitar problemas de visão é uma questão comum para muitas pessoas, especialmente à medida que envelhecemos. A visão é um dos sentidos mais importantes, e qualquer problema que afete nossa capacidade de enxergar claramente pode ter um impacto significativo em nossa qualidade de vida.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 74,8% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados ou curados. Isso significa que é possível prevenir os principais problemas de visão mantendo alguns cuidados com os olhos.
Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de problemas de visão, suas causas e opções de tratamento disponíveis para preservar a saúde ocular. Se você está procurando informações sobre problemas de visão e como lidar com eles, continue lendo para descobrir mais.
A importância da prevenção nos cuidados com a visão
Primeiramente, é preciso entender que há quatro níveis de função visual estabelecidos pela Classificação Internacional de Doenças (CID 10), os quais são: visão normal, deficiência visual moderada, deficiência visual grave e cegueira.
Essa classificação permite aos oftalmologistas identificar e prevenir os principais problemas de visão nos pacientes, utilizando parâmetros para avaliar tanto a acuidade visual, ou seja, a capacidade de reconhecer objetos a uma determinada distância, quanto o campo visual, ou seja, a amplitude da área alcançada pelos olhos.
Dito isso, podemos perceber que alguns níveis de função visual são irreversíveis e existem danos oculares que são difíceis de recuperar, podendo levar à cegueira ou dificuldades visuais ou à necessidade do uso de óculos, lentes de grau, uso crônico de medicamentos, entre outros.
Sendo assim, o melhor caminho é a prevenção. Confira as nossas orientações a seguir.
Dicas de proteção para os olhos
- Evite coçar os olhos, pois pode gerar complicações, como o ceratocone e o descolamento da retina.
- Tenha cuidado ao usar maquiagem, preferindo produtos antialérgicos e sem conservantes, e sempre na validade. Além disso, evite compartilhar maquiagem para a área dos olhos com outras pessoas.
- Verifique regularmente os níveis de glicose e pressão arterial, já que tanto o diabete quanto a hipertensão arterial podem causar problemas visuais.
- Higienize diariamente a área ao redor dos olhos para precaver coceiras, irritações ou até mesmo conjuntivite.
- Se faz uso de telas eletrônicas por longos períodos, fique atento para manter a frequência das piscadas. Isso é fundamental para garantir a lubrificação da superfície dos olhos, evitando o ressecamento e maior chance de infecções.
- Caso trabalhe em locais com risco de trauma nos olhos, não abra mão de protetor ocular.
- Use óculos ou lentes de contato somente prescritos por um médico oftalmologista.
- Caso use lentes, siga sempre as instruções do fabricante e lave bem as mãos para higienizá-las, assim como mantenha limpo o estojo onde ficam guardadas.
- Utilize óculos escuros em ambientes para proteger os olhos dos raios solares.
- Consuma mais peixe, pois é um alimento rico em ômega 3, além de vitaminas A, B, D e E, essenciais para a saúde ocular e no geral.
- Atitudes saudáveis como não fumar, praticar atividades físicas, manter o peso adequado e uma boa alimentação são benéficas, inclusive para os olhos.
- Visite regularmente um oftalmologista.
Como evitar problemas de visão?
Confira alguns cuidados específicos para as principais doenças oculares.
Conjuntivite
Considerada a doença contagiosa ocular mais comum de todas, a maneira mais efetiva de se prevenir é lavando as mãos regularmente e evitando levá-las aos olhos. Além disso, evitar contato próximo com pessoas com conjuntivite, assim como coçar os olhos ou encostar em local contaminado.
Glaucoma
É uma doença grave, que pode provocar danos irreversíveis ao nervo óptico, caso não seja descoberta e tratada a tempo. A melhor prevenção é a regularidade nas consultas com o oftalmologista, para os exames de rotina, já que o glaucoma não apresenta sintomas nem provoca dor.
Catarata
É a opacificação do cristalino, a lente natural dos olhos. Não existem formas de proteção contra a doença, sendo o único tratamento a cirurgia. Felizmente, trata-se de um procedimento simples, rápido e que resolve efetivamente o problema.
Ceratocone
Atinge a córnea e leva à consequente diminuição da visão. Pessoas que coçam frequentemente os olhos correm mais risco de ter a doença. A consulta oftalmológica é o cuidado mais importante para se ter um diagnóstico precoce.
Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
Trata-se de uma degeneração da parte central da retina e ocorre com frequência em pessoas acima de 60 anos, sendo progressiva e irreversível. Não há prevenção, apenas cuidados.
A consulta regular ao oftalmologista é fundamental para a saúde ocular, principalmente se tratando de portadores de glaucoma, DMRI ou outras doenças dos olhos, bem como diabéticos e hipertensos.
Como vimos, os cuidados para prevenir os principais problemas de visão podem ser coisas simples do dia a dia e manter as visitas regulares ao oftalmologista, ao menos uma vez ao ano.
Conteúdos para complementar a sua pesquisa:
- O que é blefarite, quais são os sintomas e como funciona o tratamento?
- Como Funciona a Cirurgia de Catarata DF?
- Topografia de córnea: como funciona o exame?
Para manter seu check-up visual em dia, conte com a Viva Oftalmo!
Somos referência em cuidados com a visão, dispondo das mais modernas tecnologias do mercado, uma estrutura completa e um time de profissionais experientes e atenciosos.
Clique no link abaixo para agendar seu atendimento e vir cuidar dos seus olhos conosco!