A paquimetria é um exame que mede a espessura da córnea (camada transparente que fica na frente do olho), já que isso pode influenciar no momento de medir a pressão intraocular. Avaliar essa espessura ajuda oftalmologistas a definir, de forma mais confiável, qual a real pressão dos olhos e a dar um diagnóstico mais preciso de glaucoma, por exemplo.
Esse exame também ajuda a avaliar outras condições oculares, como:
- Ceratocone (doença progressiva, que afina e deforma a córnea).
- Edema corneano (inchaço da córnea).
- Distrofias corneanas (alterações genéticas).
- Planejamento de cirurgias refrativas.
O exame é feito por meio do dispositivo paquímetro, que pode ser de dois tipos:
- Método ultrassônico: um pequeno transdutor é colocado próximo à superfície da córnea, quando então libera ondas sonoras de alta frequência através da córnea. Baseado no tempo que as ondas sonoras levam para refletir de volta, é calculada a espessura corneana.
- Método óptico: o dispositivo direciona um feixe de luz para a córnea e analisa a maneira como a luz é refletida e refratada pela córnea, calculando assim a espessura.
A córnea é uma estrutura crucial para nossa visão, pois é responsável pela maior parte do poder refrativo do olho, que ajuda a focalizar a luz na retina. Alterações na espessura corneana podem afetar a qualidade da visão e estar associadas a vários problemas e doenças oculares.
Você encontra este e todos os outros exames e procedimentos oftalmológicos que precisar aqui na Viva; sempre realizados e interpretados por especialistas.