A retinografia é um exame não invasivo e indolor, que busca colher imagens detalhadas da retina, a camada sensível à luz localizada no fundo do olho.
Para realização do exame, o paciente fica de frente para um aparelho chamado retinógrafo ou câmera retinal, que age por meio de uma fonte de luz intensa e uma série de lentes para capturar imagens digitais da retina. O procedimento leva só alguns minutos.
A retinografia permite analisar em detalhes todas as estruturas da retina, como vasos sanguíneos, nervo óptico e suas diferentes camadas, permitindo detectar precocemente alterações e doenças oculares, mesmo sem sintomas.
Com esse exame é possível investigar problemas como:
- Retinopatia diabética: é possível identificar lesões, hemorragias e edema macular, permitindo um tratamento precoce para evitar danos visuais significativos.
- Degeneração macular relacionada à idade (DMRI): permite identificar sinais precoces de DMRI, como drusas e alterações na pigmentação da mácula.
- Glaucoma: detecta alterações no disco óptico, como escavação e perda de fibras nervosas, auxiliando no diagnóstico e no acompanhamento da doença.
- Retinopatia hipertensiva: pode revelar estreitamento, tortuosidade e hemorragias nos vasos.
Além dessas condições, a retinografia também pode ser utilizada para avaliar o estado da retina em casos de descolamento de retina, tumores oculares, inflamações e outras patologias retinianas.
Você encontra este e todos os outros exames e procedimentos oftalmológicos que precisar aqui na Viva; sempre realizados e interpretados por especialistas.