Com a chegada do verão, chegam também os dias mais ensolarados, temperaturas mais altas e passeios ao ar livre. Se você é do tipo que ama praia, piscinas e passar muito tempo no sol, é importante estar atento a alguns cuidados com a vista no verão.
Ao mesmo tempo que o sol nos alegra e traz vida a essa estação do ano, a exposição prolongada dos olhos à radiação solar também pode representar certos riscos à sua visão.
Se você pensa que a única proteção que deve ter no verão é quanto à pele, saiba que seus olhos também precisam de cuidados redobrados. E, no artigo de hoje, nós te mostramos os cuidados que você precisa ter para guardar apenas boas recordações dessa estação.
Os cuidados com a vista verão
Listamos 6 cuidados que você deve ter com sua visão para garantir que seu verão seja seguro, divertido e sem preocupações.
1. Use óculos de sol
Ao contrário do que muita gente pensa, óculos de sol servem apenas para reduzir o incômodo da luminosidade. Na verdade, uma das principais funções desse acessório é evitar a exposição direta dos olhos aos raios UVA e UVB.
A orientação é de fazer uso regular dos óculos escuros sempre que você estiver exposto ao sol, e não apenas no verão. A diferença é que, nessa época, os raios solares (e a radiação solar) incidem com maior intensidade, exigindo um cuidado redobrado com a proteção dos olhos.
Um detalhe importante é que, para realmente proteger seus olhos e não oferecer nenhum risco, os óculos de sol precisam ser de boa qualidade e oferecer proteção (de verdade) contra os raios UVA e UVB. Por isso, evite a tentação dos óculos baratos e prefira comprar em lojas que ofereçam certificação da proteção.
Além disso, as lentes escuras fazem suas pupilas se dilatarem, ficando ainda mais sensíveis. Isso torna a escolha de bons óculos ainda mais importante.
Olhos inchados: o que pode ser e como tratar?
2. Tome cuidados antes e depois de nadar
Uma das melhores coisas do verão é aproveitar aquele banho de mar ou de piscina. É ainda melhor quando sabemos que estamos protegidos.
Algumas medidas que você pode tomar para proteger seus olhos quando for nadar são:
- Se possível, use óculos de natação para mergulhar.
- Evite abrir os olhos debaixo d’água, se não usar óculos.
- Tome uma ducha com água corrente logo depois do mergulho.
Esses cuidados são necessários porque, além do sal e do cloro presentes em mares e piscinas, também existe a possibilidade de outros microrganismos.
Caso você use lentes de contato, é indicado retirá-las antes dos mergulhos. São muito comuns as contaminações por microorganismos ou processos alérgicos por conta disso.
3. Evite longos períodos de exposição ao sol
Apesar de trazer uma série de benefícios para a saúde, como a produção de vitamina D, a exposição prolongada à luz solar, especialmente durante o verão, também pode provocar ou agravar problemas oculares.
Doenças como o pterígio e catarata precoce são alguns distúrbios oculares que podem surgir como consequência da exposição prolongada e desprotegida à luz solar.
Os horários mais seguros para se expor ao sol são antes das 10h e após as 16h. A gente sabe que nem sempre é possível seguir essa recomendação, mas procure limitar a exposição direta ao sol nos horários mais nocivos.
Leia mais!
Pterígio: o que é, sintomas, causas, complicações e como resolver
Catarata: saiba tudo sobre a doença
4. Cuidado com produtos para pele e cabelo
Não é incomum usarmos hidratantes, cremes para o cabelo e filtros solares durante o verão. Inclusive isso é bem recomendado. Apenas procure tomar cuidado durante a aplicação desses produtos.
Tome cuidado para não aplicá-los em excesso em áreas muito próximas aos olhos. Existe sempre o risco de que esses produtos possam escorrer e entrar nos olhos, causando irritações e alergias.
5. Use uma proteção adicional
É hora de complementar o look de verão com bonés, chapéus de aba longa ou viseiras. A meta aqui é oferecer uma camada física adicional de proteção aos seus olhos, mantendo-os mais tempo longe da exposição direta ao sol.
A combinação de óculos escuros e chapéu é uma dupla excelente para manter os seus olhos mais protegidos dos perigos da radiação ultravioleta.
6. Evite coçar ou tocar os olhos
Dizem que os olhos são as “janelas da alma”. Se é mesmo a gente não sabe, mas que os olhos são janelas para seu organismo, isso é verdade.
Quando você toca os olhos, principalmente sem higienizar adequadamente as mãos, várias coisas podem acontecer:
- Microorganismos, vírus e bactérias podem te contaminar.
- Contaminações e demais substâncias podem provocar alergias ou irritações.
- É possível causar danos à retina.
- Os olhos são uma das portas de entrada para o novo coronavírus.
É recomendado evitar coçar os olhos sempre que possível. Mas, caso seja realmente necessário, sempre higienize adequadamente as mãos antes, de preferência com água e sabão.
Leia também!
Os riscos de coçar os olhos com frequência
Por que redobrar os cuidados com a vista no verão?
Dados publicados no portal da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) apontaram uma incidência de cerca de 46% mais chances de desenvolver doenças causadas por vírus e bactérias durante a estação. É o caso da conjuntivite e da ceratite, duas doenças oculares muito comuns, especialmente durante o verão.
Apesar de não serem doenças muito graves em essência, podem causar vermelhidão, coceira, dor e bastante incômodo. Além disso, são contagiosas e podem se agravar para casos mais sérios.
O pterígio, a catarata precoce e a síndrome do olho seco também são problemas relacionados ao excesso de exposição à luz solar.
—————————
A Viva Oftalmo é referência nacional em saúde ocular. Contamos com uma estrutura diferenciada, equipamentos de ponta e um time de profissionais experientes e preparados para cuidar plenamente da sua visão. Caso você esteja em Brasília, agende sua consulta ou exame conosco, aí mesmo do seu computador, tablet ou celular.