Não é segredo que a pandemia alterou consideravelmente a maneira como as pessoas vivem, não só no Brasil, mas também ao redor do mundo. No entanto, você sabe como a pandemia aumentou os problemas de visão?
Pesquisas realizadas em diferentes países apontaram aumentos consideráveis em quadros de miopia, olhos ressecados, dores de cabeça frequentes e outros problemas oftalmológicos.
Mas por que isso aconteceu? Afinal, quais são os elementos nocivos à visão nas rotinas home office e EAD? Será que dá para contornar?
Acompanhe o conteúdo para descobrir como a pandemia aumentou os problemas de visão e como você pode garantir a sua saúde ocular!
Pandemia aumentou os problemas de visão
Além da utilização de máscaras e maior cuidado com hábitos de higienização, o isolamento social no período também aumentou o uso de smartphones, tablets, televisões e outros dispositivos eletrônicos.
Aos poucos, atividades como trabalhar, estudar, divertir-se e relacionar-se com outros foram concentradas nas telinhas, resultando em aumento considerável do tempo que passamos “conectados”.
Com mais de dois anos desse“novo normal”, muitas pessoas, empresas e instituições de ensino já adotaram o regime remoto como permanente, identificando muitos benefícios na sua aplicação.
Mas existe o outro lado da moeda: a pandemia aumentou o tempo excessivo diante das telas, durante os últimos dois anos, o que gerou consequências para a saúde ocular da população.
Por meio do relatório intitulado “#VisãodeFuturo: A Saúde Ocular em Tempos de Coronavírus” especialistas portugueses e espanhóis da área de oftalmologia concluíram que cerca de 78% dos participantes experimentaram uma piora na saúde ocular ao longo do período de isolamento social.
Dentre os principais diagnósticos relatados, o agravamento de casos de miopia e olhos secos foram os mais frequentes.
O periódico Lancet também publicou um estudo no início de 2021 que relatou o aumento em 40% dos casos de miopia na faixa etária de 5 a 18 anos para os argentinos.
No contexto brasileiro, que já reportava cerca de 35 milhões de pessoas com algum tipo de problema oftalmológico em 2019, esses efeitos merecem atenção redobrada, especialmente considerando que 34% da população sequer foi ao oftalmologista alguma vez na vida.
Veja também
Causa do aumento dos problemas de visão durante a pandemia
Mas afinal, como a pandemia aumentou os problemas de visão? Confira abaixo o detalhamento de causas!
1. Piscadas menos frequentes
O hábito de piscar é involuntário e tem o objetivo de distribuir as lágrimas pela superfície ocular, promovendo a lubrificação necessária para o bom funcionamento dos olhos.
A pandemia aumentou os problemas de visão, nesse caso, porque quando estamos diante das telas, contudo, essa constância de piscadas pode cair em até mais que a metade.
Com o tempo, a falta de lubrificação pode resultar em irritação, vermelhidão, visão turva, coceira, dores e até mesmo a incômoda sensação de ter “areia nos olhos.”
Leia mais: Você sabe a importância de hidratar seus olhos?
2. Mais trabalho para o músculo ciliar
Nossos olhos trabalham mais para enxergar de perto do que de longe. Isso acontece porque o músculo ciliar, responsável por modificar o cristalino e permitir a focalização da imagem, contrai-se mais para focalizar imagens próximas.
Quando utilizamos dispositivos eletrônicos, é comum posicioná-los mais próximos ao rosto com o intuito de enxergar melhor, especialmente quando já estamos com a visão cansada.
Mas essa prática pode causar mais mal do que bem, basta pensar que o esforço do músculo ciliar é proporcional à proximidade da imagem focalizada.
3. Exposição à luz azul
As luzes emitidas pelas telas de dispositivos eletrônicos fazem parte do espectro de luz azul, o qual também se integra à luz azul-turquesa emitida pelo sol.
O maior problema em relação a essa exposição contínua é a incapacidade da córnea e do cristalino de bloquear a entrada dessas ondas na estrutura do olho. O resultado a longo prazo desse processo é assustador, compreendendo desde efeito oxidativo até a morte das células da retina.
Com a pandemia, a exposição contínua à luz azul emitida pelos dispositivos eletrônicos aumentou os problemas de visão a curto prazo, causando cansaço ocular, dores de cabeça, irritações nos olhos e até mesmo prejudicando rotinas de sono.
4. Ausência de atividades ao ar livre
Além de possibilitarem um descanso maior para os músculos ciliares, as atividades ao ar livre também possibilitam o contato com a luz solar, essencial para a manutenção geral da saúde do corpo.
Falando diretamente sobre a saúde ocular, a produção de vitamina D foi estudada como um dos fatores capazes de regular a produção de dopamina, hormônio associado ao crescimento do globo ocular em crianças.
Como a miopia é um problema refrativo diretamente relacionado com o crescimento exagerado do globo ocular, esse fator é relevante para influenciar na incidência de casos.
5. Check-ups e consultas oftalmológicas foram deixados de lado
Além dos efeitos fisiológicos de situações decorrentes da pandemia, que aumentaram os problemas de saúde ocular, as pesquisas citadas também apontaram uma redução das visitas aos consultórios oftalmológicos, o que ajudou a agravar condições como ceratocone, catarata e glaucoma ao redor do mundo.
A falta de acompanhamento também levou ao surgimento (e agravamento) de muitas outras condições oftalmológicas, que poderiam ter sido facilmente tratadas, caso fossem diagnosticadas no início por meio dos check-ups.
Exatamente por serem procedimentos eletivos (ou seja, não emergenciais), foram postergados por conta dos riscos do período. Assim, muitas pessoas acabaram sofrendo também com aumento de miopia, hipermetropia e outros distúrbios refrativos.
Leia mais: 7 razões para manter seu check-up ocular em dia!
Como manter seus olhos saudáveis
Agora que você já conhece as principais causas por trás do aumento de problemas de visão durante a pandemia, confira algumas dicas para se manter saudável mesmo no contexto home office e EAD!
- Faça pausas: a cada 1 ou 2 horas de utilização de dispositivos eletrônicos, tire 5 minutos para tirar os seus olhos da tela e focar em um ponto neutro da parede, no céu ou até mesmo em lugar nenhum em particular. Com isso, você dá um descanso merecido aos seus olhos.
- Fique atento às piscadas e utilize colírios lubrificantes, se necessário: apesar de o hábito de piscar ser involuntário, você pode aumentar a frequência de piscadas caso sinta cansaço nos olhos. Caso sinta os olhos ressecados, também é possível aplicar colírios (com prescrição médica) de 2 a 3 vezes no dia para reduzir o desconforto.
- Respeite a distância mínima e altura adequada: para poupar seus músculos ciliares, a recomendação é manter os dispositivos eletrônicos de 30 a 50 centímetros de distância do seu rosto, a depender do tamanho da tela. Além disso, busque sempre mantê-los alinhados à sua linha de visão: nem muito para baixo, nem muito para cima. Isso também reduz o esforço.
- Utilize filtros de luz azul nos seus dispositivos: alguns softwares e até mesmo os próprios dispositivos eletrônicos já apresentam opções para filtrar a luz azul emitida. Acessíveis por meio das configurações, esses recursos colorem a tela com tons mais quentes (na faixa do marrom e amarelado), diminuindo a emissão de luz azul e garantindo maior conforto visual.
- Inclua atividades ao ar livre na sua rotina: além de representar uma novidade na rotina, 15 minutos de caminhada ao ar livre ou até mesmo só sair para respirar podem auxiliar na saúde ocular, mental e física.
- Não pule rotinas de check-up na oftalmologia: você sabia que a recomendação é que se visite o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano? Isso se aplica para pessoas que não apresentem histórico familiar de doenças e nenhum sinal de problemas nos olhos. O objetivo das rotinas de check-up é encontrar e tratar as condições antes que elas se tornem mais severas, permitindo uma recuperação mais rápida.
Leia também: 7 cuidados com a vista para quem trabalha o dia inteiro no computador
Viva Oftalmo: seu centro médico para saúde ocular!
Além de ser capaz de auxiliá-lo de possíveis hábitos prejudiciais, o médico oftalmologista também pode diagnosticar e tratar condições desde os estágios iniciais, evitando complicações!
Caso você sofra de algum problema que requer acompanhamento, as visitas aos profissionais da visão são ainda mais importantes!
Por isso, caso você não esteja em dia com suas consultas de check-up (por conta da pandemia ou não), queira tirar dúvidas sobre como tornar as rotinas de home office e EAD mais amenas para a saúde ocular ou esteja experimentando vista turva, dores de cabeça constantes, dificuldade de enxergar, vermelhidão ou coceira nos olhos, é hora de visitar um profissional!
Na Viva Oftalmo você encontra as tecnologias mais avançadas e um time de profissionais experientes e atenciosos. Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique na imagem abaixo para agendar seu atendimento conosco!