Pressão Ocular: para que serve o exame e como é feito?

Exame de pressão ocular

O exame de pressão ocular serve para determinar a média de pressão intraocular do paciente. Ele é feito por meio de um equipamento chamado Tonômetro de Aplanação ou Pneumático, sendo um procedimento simples, indolor e que não necessita dilatar a pupila.

Entenda mais sobre o exame de pressão ocular no artigo abaixo!

Exame de Pressão Ocular (ou Curva de Pressão Ocular): o que é e para que serve?

O exame de pressão ocular, também chamado de Curva de Pressão Ocular, é um exame fundamental no diagnóstico do glaucoma, doença considerada a segunda maior causa de cegueira no mundo.

O desenvolvimento da doença está diretamente relacionado com o aumento da pressão intraocular. Por isso, mede-se a pressão do olho do paciente ao longo de um dia inteiro.

Além de servir para o diagnóstico, o exame também costuma ser realizado periodicamente em pacientes com glaucoma para acompanhar a evolução do quadro e da pressão intraocular, para evitar que a doença progrida e cause cegueira.

Perda da visão e cegueira: tire suas dúvidas

Como é feito o exame de Pressão Ocular?

O exame de Pressão Ocular é feito com a utilização de um instrumento chamado Tonômetro de Aplanação ou Pneumático.

O exame é simples, não exige a presença de um acompanhante e nem um preparo prévio. É indolor, não há necessidade de dilatação da pupila e, se desejar, o paciente pode deixar a clínica entre uma medição e outra.

Procedimento do exame de pressão ocular

Pode ser um exame cansativo, já que o paciente deve ficar disponível durante horas ao longo do seu dia

Semelhante a outros procedimentos oftalmológicos, um colírio anestésico e de fluoresceína é aplicado no olho. A partir daí, é iniciada a aferição da pressão do olho, visando identificar o horário em que a pressão é mais alta..

Ainda tem dúvidas pontuais sobre o exame? Esclareça diretamente via WhatsApp com a Viva Oftalmo. Basta clicar aqui.

Entenda mais sobre o Glaucoma: o que é, causas, sintomas, tratamento

O glaucoma é uma doença que chega devagar durante alguns anos. Se não diagnosticada e tratada a tempo, pode até ocasionar a cegueira.

Ela pode surgir logo no nascimento ou ser causada pela diabetes. O mais comum é ocorrer após os 40 anos.

O paciente percebe a dificuldade apenas quando começa a perder a visão periférica, perceber a vista embaçada ou sentir dor no olho. E quando isso ocorre, muitas vezes, já estamos atrasados para iniciar o tratamento. Saiba mais sobre sintomas e tratamento clicando aqui.

Ocorrência do glaucoma

A doença ocorre pelo acúmulo do humor aquoso (líquido) dentro do olho. Isso pode surgir por conta de alguma obstrução na saída do líquido ou por má formação. Esse acúmulo provocará o aumento gradativo da pressão no olho.

O glaucoma, geralmente, é hereditário. Por isso, quando existem casos na família, o recomendado é que se faça periodicamente o exame de Curva de Pressão Ocular, dada a sua eficácia para identificar a existência da doença.

O tratamento do glaucoma é feito com a aplicação de colírios ou cirurgia para baixar a pressão do olho. A pressão alta provoca danos no nervo óptico, que é o responsável por levar as imagens captadas pelo olho até o cérebro.