Atendimento oftalmológico e coronavírus (COVID-19)

A quarentena e as medidas de isolamento social por causa do novo Coronavírus, Sars-CoV-2, podem acabar prejudicando tratamentos de saúde que exigem acompanhamento presencial, como os tratamentos oftalmológicos.

Por isso, agora, mais do que nunca, é importante observar se a sua clínica está tomando as medidas recomendadas para diminuir a proliferação do vírus.

Oftalmologia e Coronavírus (COVID-19)

O Coronavírus, assim como a maioria dos microorganismos patológicos, pode ser transmitido através do contato com os olhos. Por isso é tão importante seguir a cartilha de recomendações do Ministério da Saúde como forma de prevenção. Dentre elas:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Além disso, segundo estudos recentes da Academia Americana de Oftalmologia, a conjuntivite, uma infecção bem conhecida na área da oftalmologia, pode ser um dos sintomas do novo Coronavírus. Diante das novas descobertas, é recomendável redobrar a atenção e os os cuidados necessários com a saúde dos seus olhos.

Posso interromper meu tratamento oftalmológico?

Com tantas clínicas de oftalmologia fechadas, pode ser difícil dar continuidade ao seu tratamento oftalmológico nesse período. No entanto, ressaltamos que alguns tratamentos precisam de um acompanhamento contínuo, principalmente nos casos graves de perda de visão.

Pacientes que precisam de uma intervenção emergencial, com catarata ou glaucoma em estados avançados, são exemplos de tratamentos oftalmológicos que não devem ser interrompidos devido ao risco de o paciente perder a visão.

Nesse cenário, a solução é procurar por uma clínica que cumpra as medidas de biossegurança e que tenha adaptado adequadamente seu atendimento para garantir mais segurança aos pacientes durante a pandemia.

O que Viva Oftalmo está fazendo em função da pandemia

Caso você tenha alguma situação emergencial ou não possa interromper seu tratamento, a Viva Oftalmo está funcionando, seguindo todas as recomendações de segurança preconizadas pelas autoridades de saúde.

Não precisa se preocupar, estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos nossos pacientes, a prevenção e o combate à COVID-19. Acompanhe a seguir.

ORIENTAÇÕES AOS PACIENTES E ACOMPANHANTES

• Pedimos para que higienizam as mãos ao entrar na Clínica e durante sua permanência.
  • Disponibilizamos álcool 70% em várias estações dentro do hospital para a higiene das mãos.
  • Recomendamos que os nossos pacientes e acompanhantes usem máscaras.
  • Pedimos a gentileza de não trazer acompanhantes. Em casos de extrema necessidade, traga apenas UM acompanhante.
  • Está com os sintomas de gripe? Fique em casa e remarque a sua consulta!

MEDIDAS DE PREVENÇÃO ADOTADAS

• Maior espaçamento entre os horários, reduzindo o número de atendimentos para evitar aglomerações.
  • Otimização da equipe, com menor número de pessoas circulando na clínica.
  • Higienização frequente dos ambientes e equipamentos.
  • Aferição da temperatura de todos os pacientes e Equipe.
  • Assentos demarcados, para que mantenhamos uma distância segura.
  • Equipe de Médicos e Colaboradores em uso de todo o Equipamento de Proteção Individual (EPI) recomendado.

Precisa agendar um atendimento oftalmológico em Brasília?

Estamos funcionando de segunda a sexta-feira, de 08h00 às 18h00

CONTATOS

(61) 9.9998-3098

Caso precise dar continuidade ao seu tratamento oftalmológico, agora você já conhece uma clínica segura para se consultar. Estamos funcionando de segunda a sexta-feira, de 08h00 às 18h00. Agende seu horário pelos seguintes números: (61) 3246-5555 ou (61) 9.9998-3098.