O descolamento de retina é decorrente do deslocamento neurossensorial do epitélio pigmentado, é um problema grave e pode causar cegueira.
Por ser um problema que pode acontecer com qualquer pessoa, e para evitar que as dúvidas aconteçam, a Viva Oftalmo resolveu desenvolver este conteúdo.
Prossiga com a leitura para entender sobre o assunto.
O que é a retina?
Antes de tudo, é fundamental que você compreenda bem o que é a retina e quais são os malefícios que o descolamento pode causar.
A retina é uma estrutura fina de tecido nervoso que reveste a parte interna dos olhos. A função dela é transformar o estímulo luminoso em um estímulo nervoso, que por sua vez é enviado ao cérebro e assim as imagens são lidas. Quando a retina descola esse mecanismo que parece ‘simples’ não funciona corretamente, o que pode causar diversos problemas na visão.
O que é o descolamento de retina?
Como você leu acima, a retina é fundamental para a boa visão. Quando ocorre o descolamento – que é nada mais do que o desprendimento dessa estrutura do globo ocular – pode acontecer a degeneração celular, o que dificulta a visão perfeita.
É extremamente fundamental ressaltar que o descolamento é considerado urgência médica. Quando acontece e a pessoa posterga a busca especializada, o problema pode evoluir para a perda da visão.
O que provoca descolamento de retina?
As causas do descolamento de retina são variadas e envolvem:
- Alguns ferimentos nos olhos e na cabeça;
- Doença ocular;
- Algumas alterações no vítreo que podem acontecer em função do envelhecimento;
- Miopia extrema;
- Algumas doenças inflamatórias que favorecem o acúmulo de líquido sob a retina;
- Tração na retina, que pode acontecer devido a fatores como a retinopatia diabética proliferativa;
- Rasgos ou furos na retina.
Fatores de risco do descolamento de retina
Assim como outros problemas nos olhos, o descolamento de retina também possui fatores de risco, como:
- Doença ou desordem ocular;
- Histórico familiar de descolamento;
- Miopia extrema;
- Envelhecimento.
Quais são os sintomas?
Para identificar o problema e buscar por um oftalmologista o quanto antes, é indispensável compreender quais são os sintomas do problema.
A maior parte dos casos de descolamento de retina começam quanto o gel vítreo – que fica no centro do olho – contrai e separa da retina. Por conta disso, os sintomas podem incluir:
- Manchas escuras na visão que podem surgir como bolhas e/ou pontos que se movem com o movimento dos olhos (moscas volantes);
- A pessoa também pode notar flashes de luz ao mover a cabeça e os olhos. Esses flashs se tornam mais perceptíveis ao olhar para um fundo escuro.
Mas é importante saber também que o problema pode acontecer sem algum tipo de aviso prévio. Nestes casos, o principal sintoma é uma piora na visão ou até mesmo, em casos mais graves, uma perda súbita da visão. 6 exames para avaliar a retina
O que fazer para evitar o descolamento de retina?
- Proteja os olhos quando praticar algum esporte radical.
- Evite trauma ocular.
- Se você tem diabetes, controle a sua glicose.
- Consulte regularmente um oftalmologista
Qual o tratamento?
O tratamento depende do grau de gravidade do descolamento, no geral, a maioria dos casos podem ser resolvidos através de cirurgia. Mas existem situações que precisam de mais procedimentos e técnicas terapêuticas.
O primeiro passo para iniciar o tratamento é marcar uma consulta com o oftalmologista.
Como funciona a cirurgia de descolamento de retina?
A cirurgia de descolamento de retina é um procedimento seguro com poucos riscos para o paciente.
A cirurgia é feita com anestesia local, portanto, é indolor. A recuperação do paciente vária entre 7 e 15 dias. Durante esse período o paciente precisa ficar em descanso e em alguns casos deverá usar um curativo sobre o olho operado para deixá-lo em completo repouso.
Na maioria dos cenários a cirurgia de retina é o suficiente para corrigir o deslocamento, em outros caso é necessário outros procedimentos.
Informações relevantes
- Ao notar qualquer mudança na visão é fundamental buscar um especialista imediatamente. Mesmo que não seja o descolamento de retina, existem alguns problemas que podem causar a perda definitiva da visão. Por isso, não espere;
- Se notar algum dos sintomas citados, informe ao médico quando o sintoma começou e cite (se possuir) as patologias oftalmológicas dos seus olhos. Como você acompanhou, alguns problemas como a miopia extrema podem favorecer o descolamento;
- O tratamento indicado varia de acordo com o grau do problema e com as suas causas. Na maioria dos casos a questão é resolvida com intervenção cirúrgica.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a cessar as suas dúvidas. Se você deseja entender mais sobre o assunto, faça-nos uma visita e converse com nossos especialistas. Até o próximo conteúdo!