A importância de realizar o exame de Biomicroscopia

A Biomicroscopia é o exame mais conhecido e usado da Oftalmologia por ser capaz de analisar o olho humano em detalhes. Também conhecido como exame na lâmpada de fenda, é realizado com uma fonte de luz de alta intensidade que é focada nos olhos e brilha como uma fenda, daí o nome.

Juntamente com um microscópio, é feito um exame de todas estruturas frontais do olho: pálpebra, nervo óptico, esclera, conjuntiva, íris, cristalino e córnea.

Hoje vamos ver a importância deste exame para a saúde dos olhos!

Biomicroscopia: como é feita?

Para realizar a Biomicroscopia, o paciente deve estar sentado e com o queixo e a testa apoiados em um suporte que manterá a cabeça imóvel. Usando um biomicroscópio, o médico oftalmologista realiza o exame no olho do paciente.

Trata-se de um exame extremamente simples, indolor, não invasivo e capaz de diagnosticar muitas doenças oculares precocemente. Entre as mais comuns, estão as causadas pelo avanço da idade:

• Catarata: doença caracterizada pela opacificação progressiva do cristalino;
  • Glaucoma: doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico e que pode levar à cegueira;
  • Descolamento de retina: quando parte ou a totalidade da retina se desprende da parte posterior do olho;
  • Degeneração macular: lesão na região central da retina relacionada à idade.

Todas essas doenças têm boas chances de melhora quanto antes forem diagnosticadas. Por isso, destaca-se a importância de realizar o exame de Biomicroscopia com frequência.

Medicina preventiva

Cada vez mais a medicina caminha para o tratamento preventivo. Além de custar muito menos, evita uma série de complicações em comparação ao tratamento de doenças já instaladas.

A Biomicroscopia é um exame de prevenção, pois pode detectar doenças em simples consultas rotineiras, sem que o paciente tenha qualquer sintoma.

Ou, mesmo diante de sintomas como coceira, vermelhidão, dificuldade para enxergar direito, dores de cabeça, problema com claridade e outros incômodos, é possível identificar as possíveis causas relacionadas à saúde ocular.

Em especial às pessoas que apresentem algum problema de visão ou que tenham uma doença crônica no histórico familiar, é indispensável esse acompanhamento periódico.

Gostaria de realizar o exame de Biomicroscopia? Então, agende sua consulta e certifique-se da boa saúde dos seus olhos!