Os cuidados com os olhos no verão

Modelo de chapéu sorridente na praia

Os nossos olhos são órgãos sensíveis, facilmente afetados por mudanças climáticas e pelo ambiente externo, podendo resultar em alguns problemas simples como alergias e infecções ou mais graves como a catarata precoce, por exemplo. 

O verão, a estação preferida de boa parte dos brasileiros, está chegando. Embora muitas pessoas não saibam, nessa época há um aumento significativo dos casos de doenças oculares. 

Saiba quais cuidados com os olhos no verão podem evitar diversos transtornos visuais. Vamos lá?

 

Por que problemas de visão aumentam no verão?

O verão é o período mais quente do ano, caracterizado pelo aumento das temperaturas e chuvas rápidas. Além disso, geralmente, os dias são mais longos que as noites em virtude da maior incidência solar.

Certamente é uma temporada prazerosa, que propicia momentos de lazer, com bastante sol, muitas idas às praias, piscinas, clubes, cachoeiras e afins. Entretanto, não podemos esquecer que a radiação solar é prejudicial não somente a nossa pele, mas também a nossa visão.

Os cuidados com os olhos no verão são indispensáveis, porque os raios ultravioleta provocam o surgimento e agravamento de diversas doenças. Mas, primeiramente, vamos entender as razões para isso acontecer?

Os fatores que colocam a visão em maior risco e são típicos dessa estação costumam estar relacionados:

  • Ao calor e à aglomeração das pessoas, favorecendo a ocorrência de doenças oculares contagiosas, por vírus ou bactérias, como a conjuntivite.
  • A exposição dos olhos ao sol sem o uso de óculos adequados.
  • Menor cautela com a vista, por parte dos usuários de lentes de contato.
  • O aumento da umidade, o que favorece a formação de mofo, por exemplo, o que é um problema para pessoas alérgicas ou sensíveis.

 

Continue lendo e confira as precauções necessárias para evitar doenças oculares no verão. 

O que é blefarite, quais são os sintomas e como funciona o tratamento?

Os cuidados com os olhos no verão

O ditado popular diz: “É melhor prevenir do que remediar” está correto. A verdade é que muitos problemas visuais realmente podem ser evitados, se algumas medidas bastante simples forem tomadas.

Os cuidados com os olhos no verão, exigem principalmente a proteção contra os raios ultravioleta do sol.  Sendo assim, é necessário o uso de óculos escuros com proteção UV, de preferência com a recomendação de um(a) oftalmologista.

Além disso, as lentes de grau e de contato devem ser compradas em óticas confiáveis e ter a certificação de procedência

Outras precauções primordiais, são: usar viseiras ou bonés, quando estiver exposto ao sol, e redobrar a atenção no uso das lentes de contato e de produtos como protetor solar e maquiagem, para não caírem nos olhos ao mergulhar. Outro cuidado essencial é higienizar as mãos e o rosto frequentemente.

Por fim, não coce nem toque os olhos sem higienizar as mãos e lembre que a exposição prolongada ao sol é prejudicial à saúde em geral.

Caso sinta algum incômodo nos olhos, é recomendado o uso de compressas térmicas para aliviar sintomas como olhos vermelhos, secreção e inchaço, porém caso os incômodos sejam persistentes, marcar consulta com um oftalmologista é a melhor opção.

Veja também: Degeneração macular: o que é, causas e tratamentos

Quais as doenças mais frequentes nessa estação?

Conforme mencionamos ao longo do texto, os cuidados com os olhos no verão são a melhor maneira para prevenir doenças nessa época, mas obviamente, é necessário ressaltar que mantê-los ao longo do ano evita doenças em qualquer estação. Veja as enfermidades mais comuns nos períodos mais quentes: 

1. Alergias 

O uso de cosméticos muito próximo aos olhos, o contato com água contaminada do mar e o excesso de cloro nas piscinas podem causar alergias oculares. Além disso, mofo, pólen, pelos de animais e poeira propiciam irritação e coceira nos olhos.

2. Conjuntivite

Por se tratar de uma doença contagiosa, o calor e a aglomeração de pessoas durante o verão favorecem a contaminação por vírus e bactérias. Por isso, evite levar as mãos aos olhos ou compartilhar toalhas ou outros objetos de uso pessoal. 

3. Ceratite

É uma inflamação que afeta a porção externa dos olhos e pode ser provocada tanto pela exposição prolongada à luz solar quanto pelo contato com água contaminada ou uso de lentes infectadas

4. Pterígio

É uma doença que causa o crescimento anormal da membrana que cobre a córnea, provoca desconfortos e pode afetar seriamente a visão, levando a coceiras constantes.

5. Catarata precoce

Esta enfermidade é mais comum em pessoas idosas, porém, embora muitas pessoas não saibam, também pode ocorrer precocemente em indivíduos que exageram na exposição ao sol e outras razões.

6. Degeneração macular da retina

Essa é uma doença degenerativa, que provoca perda progressiva da visão central em pessoas mais velhas. Porém as pessoas que passam muito tempo com os olhos expostos ao sol têm duas vezes mais probabilidade de desenvolvê-la precocemente.

Em todos os casos, independentemente da gravidade, evite a automedicação e, se  os sintomas forem recorrentes, não deixe de fazer uma visita ao seu oftalmologista de confiança. 

Quer aproveitar as suas férias tranquilamente? Então mantenha os cuidados com os olhos no verão! 

Além disso, realize suas consultas e exames de rotina ou acompanhamento num centro de excelência como a  Viva Oftalmo.

Somos referência em cuidados com a visão e dispomos de uma estrutura completa para atender todas as suas necessidades e de sua família; de crianças a idosos.

Caso você esteja no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação conosco!

Veja também: Herpes Ocular Com Gatilho Emocional: O que é, Sintomas e Tratamento