Quais as diferenças entre LASIK, PRK e SMILE?

Você quer conquistar a sua independência do uso de óculos e lentes de contato? Então a melhor solução são as cirurgias refrativas a laser.

 

E, nesse sentido, as três técnicas usadas hoje são a PRK, a LASIK e a SMILE. 

 

Apesar de todas terem altíssimos níveis de segurança e taxa de sucesso (acima dos 95%), períodos pós-operatórios sem muitas complicações e a utilização de lasers de alta precisão para corrigir o formato da córnea, os três procedimentos também têm diferenças. 

 

Mas então quais são as diferenças entre LASIK, PRK e SMILE? Continue a leitura para descobrir!

 

Diferença entre LASIK e PRK e SMILE

Confira abaixo as principais características de cada procedimento, indicações, contraindicações e cuidados antes e depois da cirurgia. 

 

Vale lembrar que, para realizar qualquer cirurgia refrativa, os médicos indicam que o pacientes já tenham maturidade física (após a adolescência), tenham o grau estabilizado há pelo menos um ano e não possuam algum tipo doença oftalmológica ou condição clínica que impeça a realização do procedimento 

 

Além disso, os procedimentos não são recomendados para pacientes grávidas.

 

Dito isso, vamos às características de cada técnica:

 

1. PRK 

A técnica PRK é considerada a 1° geração de cirurgias refrativas, sendo o procedimento mais antigo dessa categoria. Apesar de também apresentar excelentes resultados, é a que apresenta mais incômodos no pós-operatório, além de exigir mais cuidados. 

 

Como funciona?

Para que a aplicação do laser possa ser feita na córnea, corrigindo sua curvatura (e o problema oftalmológico), antes é feito o processo de desepitelização, isto é, a raspagem da membrana que recobre a córnea, com laser ou com um instrumento especial.

Depois da aplicação do laser e correção do erro refrativo, são colocadas lentes artificiais temporárias até que essa membrana epitelial se regenere. Depois de um período, o paciente volta para retirada dessas lentes. 

Indicações 

A cirurgia refrativa PRK é indicada para pessoas que desejem tratar miopia, astigmatismo e hipermetropia, individualmente ou combinadas. 

 

Também é o procedimento mais recomendado para quem possui córneas muito fina ou graus de miopia muito elevados (acima de 8º). 

 

Contraindicações 

Contanto que o(a) paciente atenda às condições gerais para cirurgias refrativas, citadas no início deste tópico, não existem contraindicações específicas para a cirurgia PRK.

Miopia leve, moderada e grave: diferenças, riscos e opções de correção

Como é o pós-operatório? 

O pós-operatório da cirurgia PRK é conhecido como o mais longo (e que exige mais cuidados) das 3 técnicas, por conta da necessidade de recuperação do epitélio. 

 

Nas primeiras semanas após o procedimento, é necessário tomar alguns cuidados como:

  • Evitar mergulhos em piscinas, lagos, rios e mares, para evitar infecções
  • Evitar o uso de maquiagem na região dos olhos 
  • Não tocar ou coçar os olhos 
  • Evitar vapores quentes
  • Usar óculos de sol ao sair de casa
  • Utilizar corretamente as medicações e colírios prescritos pelo oftalmologista. 

 

Depois da remoção das lentes de contato temporária, é possível retomar as atividades cotidianas com moderação. 

 

Vale lembrar ainda que a recuperação completa do epitélio acontece apenas após cerca de um ano da realização do procedimento. 

 

Leia também: 

Cirurgia refrativa PRK, LASIK e SMILE: qual o tempo de recuperação?

 

2. LASIK 

A cirurgia LASIK faz parte da 2° geração de cirurgias refrativas e apresenta muitas vantagens em relação à primeira, sendo considerado um procedimento menos invasivo e com um pós-operatório mais tranquilo. 

 

Como funciona? 

Com o auxílio do laser Femtosegundo, a técnica LASIK realiza uma pequena incisão circular na membrana da córnea.

 

Isso resulta na criação de um flap, que será levantado para a aplicação do laser Excimer para corrigir o formato da córnea. Depois do procedimento, o flap é reposicionado e as minúsculas marcas de incisão serão reparadas pelo epitélio com o tempo. 

Indicações 

A LASIK também é uma modalidade indicada para pessoas que desejam tratar os erros refrativos de maneira individualizada ou combinada. De modo geral, apresenta as mesmas limitações de grau que a PRK. 

 

Costuma ser mais recomendada que a sua antecessora por ser mais moderna e apresentar um período pós-operatório mais rápido e tranquilo

 

Leia também: 

Quem pode fazer a cirurgia LASIK?

 

Contraindicações 

Não é recomendada para pessoas que apresentem córneas muito finas

 

Como é o pós-operatório? 

As recomendações para as primeiras 24 horas são as mesmas observadas para a cirurgia PRK. É comum que o paciente seja chamado à clínica oftalmológica um dia, uma semana e um mês depois, para checar os resultados já aparentes do procedimento.

 

Se tudo estiver progredindo conforme o esperado, você estará liberado após alguns dias para a retomada normal de atividades mais leves. Para realizar outras atividades, espere um período mínimo de 30 dias. Mantenha em mente que os seus olhos só estarão 100% recuperados depois de cerca de 3 meses. 

 

Leia também:

Miopia degenerativa: o que é, sintomas como tratar

 

3. SMILE 

É a técnica mais moderna de cirurgia refrativa, fazendo parte da 3° geração. Conhecida como a menos invasiva, pode ser realizada com uma incisão bem menor na membrana da córnea.

 

Como funciona? 

Uma minúscula incisão é feita no epitélio, por onde o laser é aplicado. Desse processo, forma-se uma lentícula entre a membrana e o epitélio, responsável pela alteração na córnea e a correção do problema refrativo. 

 

Indicações 

A técnica SMILE é recomendada para tratar miopia e astigmatismo de maneira separada ou combinada. Ela pode ser uma alternativa considerável para pacientes com córneas finas.

 

Também é recomendada para o tratamento de graus mais altos de miopia e astigmatismo. 

 

Leia também: 

Qual a melhor técnica para cirurgia refrativa?

 

Contraindicações 

Não é recomendada para pessoas que apresentem córneas muito finas

 

Como é o pós-operatório? 

No pós-operatório da SMILE, quase não são notados sintomas pós-operatórios e, no dia seguinte mesmo, o paciente já está com a visão praticamente normal e com o problema refrativo corrigido.

 

Isso quer dizer menos coceira, menos ardência e um tempo menor com a visão embaçada. 

 

Como ainda se trata de um procedimento cirúrgico, é importante observar as medidas de cuidado nas primeiras 24 horas. Depois da avaliação com o médico oftalmologista, as atividades cotidianas já podem ser retomadas. 

 

Contudo, é recomendado que os banhos de piscina e atividades de grande impacto sejam evitados nos primeiros meses depois do procedimento. 

 

 Viva Oftalmo: seu centro médico para saúde ocular!

Se você tem problemas refrativos, saiba que as cirurgias a laser são a única forma de corrigir o problema de uma vez por todas.

 

Nesse sentido, a escolha de uma clínica oftalmológica de confiança faz toda a diferença! Além de garantir mais segurança e conforto nos procedimentos, você ainda pode confiar em resultados mais precisos. 

 

Por isso, se esse é o seu caso, considere a  Viva Oftalmo como sua melhor opção!

 

Afinal, além de equipamentos extremamente modernos (entre as únicas do Brasil que realizam a técnica SMILE), também contamos com um time de profissionais especializados e experientes nas mais diversas áreas da oftalmologia. 

 

Deixe os óculos e lentes de contato para trás! Venha cuidar da sua visão e aumentar sua qualidade de vida conosco! 

 

QUERO AGENDAR MINHA CONSULTA 

 

Leia também: 

5 motivos para escolher a  Viva Oftalmo para cuidar da sua saúde ocular

Onde realizar exames oftalmológicos em Brasília?