Quem pode fazer a cirurgia LASIK?

Quem pode fazer a cirurgia LASIK

A cirurgia LASIK é um dos procedimentos mais procurados para a correção de problemas refrativos como a miopia, o astigmatismo, a hipermetropia e a presbiopia. 

Contando com a utilização de dois lasers de última geração, a cirurgia LASIK atua diretamente na córnea, corrigindo a sua curvatura, permitindo que milhares de pessoas ao redor do mundo abandonem permanentemente o uso de óculos e lentes de contato. 

Mas para que a LASIK possa gerar os resultados esperados, alguns cuidados pré e pró operatórios devem ser seguidos. Também há casos de contraindicação, ainda que sejam poucos. 

Quer saber mais sobre? Acompanhe o artigo! 

 

Quem pode fazer a LASIK?

O método LASIK costuma ser uma das primeiras alternativas dos médicos oftalmologistas por ser uma cirurgia com pós-operatório menos doloroso que a sua antecessora, a PRK. A ação cirúrgica é dentro da córnea, o que possibilita a correção de graus maiores. 

Apesar de tudo isso, não é todo mundo que pode realizar a cirurgia LASIK. Dentre as principais contraindicações ao procedimento, estão: 

 

  • Pessoas menores de 18 anos: como o corpo ainda está em desenvolvimento, pode ser que o grau se altere, afetando o grau de precisão do procedimento. 
  • Pessoas que o grau ainda não está estabilizado há pelo menos um ano: se o seu grau mudar constantemente, a realização da cirurgia LASIK pode não ser precisa, deixando graus residuais.
  • Pessoas grávidas ou em período de amamentação: pode parecer mentira, mas os hormônios da gravidez influenciam tanto o organismo que podem gerar alterações de refração nos olhos e também na curvatura da córnea. 
  • Pessoas com a córnea muito fina: como o procedimento LASIK necessita da realização de um pequeno corte (flap) na membrana da córnea, em casos de córneas muito finas, o procedimento pode ocasionar uma lesão. 
  • Pessoas com ceratocone ou outras doenças oftalmológicas: a realização de um procedimento cirúrgico em olhos doentes pode aumentar a possibilidade de infecção. 
  • Pessoas que utilizam medicamentos que afetam os olhos: A isotretinoína, por exemplo, utilizada no tratamento da acne, favorece o aumento de secura nos olhos. Aliado ao aumento natural da secura proveniente do processo cirúrgico, pode ser que o paciente experimente muito desconforto. 

Caso você não se enquadre em nenhuma das contra indicações acima e receba o ok do seu médico oftalmologista, poderá realizar a cirurgia LASIK sem problemas. 

 

Leia também:

Cirurgia ocular: mitos e verdades que você precisa saber!

O que é astigmatismo e como funciona o tratamento?

 

Quando se pode fazer a LASIK?

A cirurgia LASIK pode ser feita por qualquer pessoa maior de idade (que não esteja compreendida entre o grupo contraindicado) para diminuir ou se livrar dos óculos e lentes permanentemente. 

 

Leia mais:

Qual a melhor técnica para cirurgia refrativa?

 

Também é preciso que o médico oftalmologista aprove a realização da cirurgia LASIK após análise de uma série de exames. 

Ela pode ser feita para corrigir erros refrativos, como: 

 

  • Miopia: é a dificuldade de enxergar objetos distantes. Ocorre quando o feixe de luz que adentra o olho não é projetado na retina e sim antes dela. 
  • Hipermetropia: é a dificuldade de enxergar objetos próximos. Acontece porque o feixe de luz é projetado depois da retina. 
  • Astigmatismo: como a refração acontece em diversos pontos distintos, ao invés de só um, a visão acaba ficando embaçada ou duplicada. 
  • Presbiopia: resultado do envelhecimento natural da visão, a presbiopia ocorre devido à perda de elasticidade do cristalino que pode agravar ou causar uma série de erros refrativos. 


Além de corrigir erros refrativos individualmente, a cirurgia LASIK também pode corrigi-los em conjunto. 

 

Leia também: 

Miopia, astigmatismo e hipermetropia: saiba as diferenças entre as doenças refrativas

 

LASIK: cuidados pré e pós operatórios

Confira abaixo os principais cuidados pré e pós operatórios para a cirurgia LASIK:

 

Cuidados pré operatórios

Já mencionamos para você a importância da realização de uma série de exames de avaliação oftalmológica. 

Pois é! Afinal, não dá para fazer o procedimento de maneira segura sem garantir que você está em boa saúde e sem ter uma noção exata da correção que precisa ser feita. 

Para garantir esses pontos, o médico prescreverá uma série de exames, como o exame de fundo de olho, mapeamento da retina, topografia e tomografia da córnea, dentre outros.

Além disso, para garantir a precisão dos exames, pode ser necessário deixar de utilizar lentes de contato em um período que vai de duas a quatro semanas antes mesmo da realização dos exames de avaliação. Afinal, as lentes podem influenciar no formato da córnea. 

No dia da cirurgia LASIK, a recomendação é que se evite a utilização de produtos estéticos na área do rosto como loções, cremes e maquiagem. Além disso, é recomendado que alguém vá com você para levá-lo para casa com segurança. Os colírios anestésicos são locais e algumas pessoas podem experimentar visão embaçada especialmente nas primeiras 24 horas depois do procedimento. 

 

Leia também:

5 razões para não ter medo da sua cirurgia ocular

 

Cuidados pós operatórios

A realização da cirurgia LASIK demora apenas alguns minutos e depois do procedimento o paciente pode ir para casa. Nas primeiras 24 horas é normal sentir coceira ou os olhos um pouco irritados. A visão turva também é esperada. 

A cirurgia LASIK não está associada a sintomas muito acentuados no período pós-operatório. Entretanto, o oftalmologista também poderá receitar colírios e remédios para auxiliar na recuperação. É muito importante que você os utilize da maneira correta! 

Geralmente, recomenda-se que o paciente retorne no dia seguinte para a avaliação dos resultados da cirurgia: tanto no que diz respeito ao processo de recuperação, como a nova acuidade visual do paciente. 

Deixe as piscinas e exercícios físicos pesados fora da programação por pelo menos um mês depois do procedimento. A utilização de óculos escuros também possibilitará maior conforto, diminuindo a possível fotofobia.

Por fim, a recuperação total da cirurgia acontece em torno de 3 meses. Durante esse tempo, evite esfregar os olhos, uma vez que, o atrito dessa ação pode ferir os seus olhos fragilizados pelo procedimento. Caso esteja experimentando muita coceira, utilize compressas frias e entre em contato com o seu oftalmologista.

 

Leia também:

Miopia degenerativa: o que é, sintomas como tratar

 

Viva Oftalmo: seu centro médico para saúde ocular!

A escolha de uma clínica de confiança para realizar a sua cirurgia LASIK faz toda a diferença na hora de colher resultados mais precisos e seguros. 

Na Viva Oftalmo, você encontra um grupo de profissionais especializados e prontos para atendê-lo. Além disso, também dispomos de tecnologia de ponta, com procedimentos refrativos de alta precisão. 

Conquiste a independência de óculos e lentes de contato! Venha ter mais qualidade de vida com a VIVA! 

 

QUERO AGENDAR MINHA CONSULTA 

Leia também: 

A vida de quem abandona os óculos de grau