A infância é uma fase da vida sem muitas preocupações para os pequeninos, mas não podemos dizer o mesmo para os pais e responsáveis. Muito pelo contrário, precisam estar sempre em alerta para prevenir problemas de saúde e acidentes, principalmente nos momentos de lazer e distração.
Sendo assim, os cuidados com os olhos das crianças não podem ser negligenciados inclusive nas férias.
Leia e confira nossas dicas!
Atenção com os olhos das crianças
A garotada adora brincar, experimentar e se divertir, por isso, esperam ansiosamente pelas férias escolares. Assim, sobra mais tempo livre para aproveitar o dia sem outras obrigações.
Normalmente, essa época coincide com um aumento nas taxas de acidentes domésticos infantis, porque a curiosidade é bastante natural nessa faixa etária, e os perigos acabam sendo ignorados por eles.
Além disso, outro fator relevante é que as férias costumam ocorrer durante o verão, quando viagens, passeios, idas às praias e clubes são mais frequentes. Sendo assim, a atenção deve ser redobrada, e os cuidados com os olhos das crianças são indispensáveis. Observe os dados abaixo, de um estudo norte-americano.
- Mais de um terço das lesões oculares acontecem com menores de 17 anos.
- As crianças mais atingidas têm entre 5 e 9 anos.
- Cerca de três em cada quatro lesões ocorrem em meninos.
Embora muitos não saibam, a visão infantil é particularmente mais exposta aos raios solares, pois seus olhos permitem uma entrada de luz maior do que um adulto.
Veja a seguir algumas precauções necessárias.
Veja também: Degeneração macular: o que é, causas e tratamentos
Os cuidados com os olhos das crianças nas férias
O que é blefarite, quais são os sintomas e como funciona o tratamento?
Confira os principais riscos para os olhos das crianças durante as férias e como evitá-los:
Brincadeiras com objetos pontiagudos
Evite o acesso das crianças a objetos com ponta (galhos, espadas) e tente conscientizá-las, conversando sobre os itens e brincadeiras que podem causar acidentes.
Exposição aos raios solares
Conforme mencionamos, os danos oculares são maiores para as crianças expostas ao sol, pois elas ainda não têm uma defesa completa contra os raios ultravioleta, aumentando o risco de lesões permanentes. Desse modo, utilizar óculos de sol, bonés e viseiras é extremamente importante, principalmente nos horários mais quentes.
Esportes e atividades de contato
As atividades físicas fazem bem para a saúde, inclusive como passatempo, portanto observe seus filhos sempre que perceber que é possível se machucarem enquanto se divertem, como em brincadeiras que envolvam lutas, por exemplo.
Veja também: Herpes Ocular Com Gatilho Emocional: O que é, Sintomas e Tratamento
Alergias a cloro e produtos em piscinas
Os cuidados com os olhos das crianças durante as férias, principalmente em ambientes aquáticos, incluem supervisionar e lavar os olhos após retornarem da água para evitar irritação, coceira e vermelhidão.
Além disso, alguns produtos utilizados no corpo (protetor solar, bronzeador) e cabelo (cremes, pomadas) também podem escorrer para os olhos e provocar os sintomas mencionados.
Um oftalmologista sempre deve ser consultado nos casos em que os sintomas persistam.
Uso excessivo de telas
Controle o tempo de uso de aparelhos eletrônicos como celular, TV e videogame e incentive a realização de outras atividades ao ar livre ou leitura.
Além de todos esses cuidados citados, não podemos deixar de mencionar que produtos químicos disponíveis em casa (como produtos de limpeza, inseticida, etc.) também são perigosos para as crianças e fatores de risco comuns para acidentes. Por isso, a vigilância constante é a melhor prevenção.
Olhos inchados: o que pode ser e como tratar?
O que fazer em caso de acidentes com os olhos
Os cuidados oftalmológicos de emergência para problemas como vermelhidão, arranhões, corpo estranho na superfície do olho, infecção ocular e inflamação, envolvem os seguintes primeiros socorros para proteger a saúde ocular das crianças:
- Higienização das mãos antes de ter qualquer contato com os olhos.
- Lavar as mãos em água corrente abundante, caso algum produto tenha caído nos olhos.
- Fazer um curativo provisório e não tentar retirar fragmentos com as próprias mãos. Além disso, é necessário procurar um oftalmologista.
- Evitar coçar e esfregar os olhos, principalmente caso o trauma seja proveniente de um corpo estranho.
- Nos casos mais graves ou de sintomas persistentes, buscar atendimento médico imediatamente.
Sabemos que mesmo tomando cuidados com os olhos das crianças durante as férias, inevitavelmente alguns imprevistos podem ocorrer. Nesses momentos, um centro médico especializado é essencial.
A Viva Oftalmo é referência nos cuidados com a visão e dispõe de todos os recursos necessários para qualquer necessidade oftalmológica, das crianças aos idosos.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação conosco.