Ceratocone avançado: o que devo fazer?

Ceratocone avançado

A boa notícia é que mesmo nos casos mais graves de ceratocone avançado, o tratamento e a recuperação da visão são totalmente possíveis.

O ceratocone é uma doença que atinge a córnea e provoca o seu curvamento para a frente. Como ele é responsável pela córnea adotar um formato cônico, recebe este nome.

Apesar de ser uma doença facilmente tratada na maioria das vezes, pode atrapalhar em muito a vida de seus portadores. Até mesmo tarefas rotineiras, como ler um livro ou assistir televisão, podem ser comprometidas.

Caso os primeiros sintomas comecem a se manifestar, mas o tratamento seja negligenciado, a doença evolui para quadros avançados que apresentam sintomas ainda mais comprometedores.

Como saber se o ceratocone é avançado ou não?

Os sintomas são um bom indicador do estágio em que a doença está. Nos casos leves a moderados o paciente costuma apresentar:

• Desfoque da visão (podendo evoluir com o agravamento da doença);
  • Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Dificuldades para enxergar à noite;
  • Dificuldades para realizar atividades rotineiras, como ler e dirigir;

Em alguns casos raros, a doença em seu estágio leve pode não apresentar sintoma algum, mesmo que a córnea não esteja “saudável”.

Quando em estágio avançado, geralmente os sintomas iniciais se agravam e outras manifestações surgem. São elas:

• Visão dupla (diplopia) ou múltipla (poliopia);
  • Surgimento ou aumento de miopia e astigmatismo;
  • Mesmo com uso de lentes de contato ou óculos, a visão não melhora;
  • É possível observar o sinal de Munson: quando a pessoa olha para baixo há um recuo da pálpebra inferior provocado pelo crescimento do cone (como na imagem abaixo).

Independentemente dos sintomas, ressalta-se que somente a avaliação do oftalmologista poderá confirmar o seu diagnóstico de ceratocone e em que estágio se encontra.

Diagnóstico de ceratocone

O diagnóstico é feito por um oftalmologista que avalia os sintomas, histórico familiar e solicita exames como a topografia computadorizada da córnea ou a paquimetria corneana, por exemplo. Esses e outros exames são responsáveis por averiguar o posicionamento e o formato da córnea, o que torna possível um diagnóstico rápido e preciso.

Na Viva Oftalmo você encontra atendimento personalizado de ponta e oftalmologistas renomados, inclusive entre os pacientes. CLIQUE AQUI para agendar uma consulta online!

Tratamento do ceratocone

Quando a deformação da córnea não é grave e ainda está em fase inicial, a recomendação é o uso de óculos para recuperar a capacidade de visão. Com um possível avanço da doença, pode ser necessário trocar os óculos por lentes de contato específicas que são mais eficazes no ajuste corneano.

Nos casos de gravidade intermediária e alta da doença, procedimentos cirúrgicos, como Anel de Ferrara e Crosslinking podem ser indicados. E, em último caso, o transplante de córnea é recomendado.

Ceratocone: quando o transplante de córnea é indicado?

Implante de Anel de Ferrara

O implante de Anel de Ferrara (ou Anéis Intraestromais) é a técnica na qual o médico implanta um anel acrílico transparente bem fino na córnea do paciente com o objetivo de impedir o avanço da curvatura. O método retarda e estabiliza o ceratocone, além de ser rápido e indolor. Realizado com anestesia local, o procedimento dura em média 15 a 30 minutos

Crosslinking

O objetivo do Crosslinking é fortalecer as fibras do colágeno da córnea, a fim de endurecê-la e impedir que ela “entorte” para a frente. Para isso, o médico raspa a superfície da córnea para depois aplicar um colírio à base de vitamina B2 (riboflavina), seguido da aplicação de luz ultravioleta de 5 a 10 minutos.

Com esses procedimentos, a necessidade de técnicas mais invasivas como a cirurgia de transplante de córnea é cada vez menor. Portanto, ao sinal de algum sintoma, procure imediatamente o oftalmologista para dar início ao tratamento necessário.

Caso queira saber mais sobre essa doença, baixe nosso ebook. É de graça!

Ceratocone: um guia completo sobre a doença

Na Viva Oftalmo você encontra todos os tratamentos para ceratocone, além de uma equipe de ponta que oferece atendimento personalizado para qualquer necessidade de saúde dos seus olhos. CLIQUE AQUI para marcar uma consulta online!