Miopia e Astigmatismo: qual a diferença? Existe relação?

diferença entre miopia e astigmatismo

A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo. Além disso, esses problemas de vista também podem aparecer juntos.

Se você deseja obter mais detalhes sobre o assunto, continue acompanhando. Neste artigo, você vai entender mais sobre:

  • O que é e o que caracteriza exatamente cada uma dessas doenças oculares;
  • Outras diferenças entre miopia e astigmatismo; 
  • Como é a visão de quem tem ambos os problemas;
  • É possível tratá-los ao mesmo tempo?

Boa leitura.

O que é Miopia e Astigmatismo? Qual a diferença?

Enquanto a miopia é um problema oftalmológico que faz com que o olho humano tenha dificuldades para focalizar na imagem de objetos mais distantes, o astigmatismo faz com que a visão não consiga formar uma imagem nítida independentemente da distância.

E é justamente aí que está a principal diferença entre miopia e astigmatismo: pessoas com miopia não conseguem enxergar apenas de longe; já quem possui astigmatismo vive com a visão embaçada ou borrada tanto de longe quanto de perto.

Para que entenda melhor, é preciso conhecer exatamente como é o funcionamento da visão e como esses problemas impactam na formação da imagem.

Em uma pessoa com a visão normal, por exemplo, sem nenhum tipo de problema ou incômodo, os raios de luz passam normalmente pela córnea e quando chegam até a retina se transformam em um mesmo ponto para formar a imagem com nitidez.

olho saudável

Para as pessoas com algum tipo de problema, seja ele miopia, astigmatismo ou, ainda,  hipermetropia, esse processo não acontece da mesma maneira, causando a distorção da imagem para perto ou para longe.

No caso da miopia, a imagem é formada antes da retina, o que faz uma pessoa não enxergar de longe.

miopia

Com isso, a visão de um míope é assim:

visão de um míope

Já no caso do astigmatismo é diferente. O que acontece é que uma córnea ou uma lente do olho não é simétrica, resultando em uma visão borrada ou distorcida.

astigmatismo

Como pode ver na imagem, o olho de uma pessoa com astigmatismo possui múltiplos pontos focais, como se a imagem fosse formada em diversos pontos do globo ocular, tanto antes quanto depois da retina. Sendo assim, quem tem astigmatismo enxerga desta forma:

quem tem astigmatismo enxerga

O impacto de ambos os problemas na visão é variável, a depender do grau de miopia ou do grau de astigmatismo do paciente.

Pessoas com grau de miopia alto, por exemplo, tendem a ver claramente apenas os objetos com poucos centímetros de distância e não enxergam nitidamente os objetos mais distantes, dificultando o dia a dia sem os óculos de grau ou lentes de contato.

Já as pessoas com grau de miopia mais leve podem ver de forma mais clara os objetos, mesmo com algumas dificuldades em longas distâncias.

O grau também é um dos fatores que determinam mais uma diferença entre os dois problemas de vista: o tipo de lente utilizada para corrigir cada problema.

No caso da miopia, é recomendado o uso de lentes divergentes mais grossas na borda e mais finas ao centro, para fazer com que o foco seja ajustado e a imagem formada diretamente na retina.

Já para pessoas com astigmatismo, o indicado é utilizar lentes cilíndricas ou tóricas, para ajustar os focos e o eixo da visão.

De qualquer forma, é importante reforçar que tanto a miopia quanto o astigmatismo podem evoluir com o tempo, com piora do grau.

*As imagens utilizadas neste tópico são de produção do Nexo Jornal.

Existe relação entre Miopia e Astigmatismo?

O astigmatismo pode sim ter uma relação com outros problemas de refração, como é o caso da miopia e também da hipermetropia. Mas isso não significa que as pessoas que possuem a miopia necessariamente vão desenvolver o astigmatismo e vice-versa.

Grande parte da população acredita fielmente nessa relação entre ambas as doenças, uma vez que muitos dos portadores de miopia também possuem o astigmatismo.

É realmente comum, mas existem também vários casos em que a pessoa só possui um dos problemas oculares.

Além disso, vale destacar que a miopia e o astigmatismo podem tanto aparecer juntos em um mesmo olho quanto separados, um em cada olho.

Como é a visão de uma pessoa que tem miopia com astigmatismo ao mesmo tempo?

Quem tem astigmatismo e miopia juntos não consegue enxergar claramente tanto de perto quanto de longe. Porém, a dificuldade para enxergar de perto é menos perceptível, sendo que a visão de objetos mais distantes fica mais borrada e embaçada.

Em geral, os problemas surgem conjuntamente em pessoas que possuem córnea muito curva ou que têm o globo ocular mais longo, além do comprimento comum.

Saiba como corrigir definitivamente miopia e astigmatismo ao mesmo tempo

É possível sanar tanto a miopia quanto o astigmatismo de uma vez? A resposta é: sim. 

Em geral, o recomendado é utilizar óculos de grau ou lentes de contato adaptados para corrigir ambos os problemas.

Mas também é possível realizar cirurgias refrativas, que solucionam os dois problemas de vista de forma eficaz, definitiva, e ao mesmo tempo.

Aqui na Viva Oftalmologia trabalhamos com técnicas modernas, confiáveis e com resultados visíveis e rápidos. Para entender melhor como são os procedimentos, entre em contato conosco fazendo um pré-agendamento da sua consulta. Conte com a Viva para lhe auxiliar.

Estes outros conteúdos também podem ser interessantes para você:

5 vantagens de escolher a Viva Oftalmologia para a sua cirurgia refrativa

Miopia e astigmatismo: como tratar as duas doenças juntas?

Smile: conheça a revolucionária técnica que corrige Miopia e Astigmatismo

cta-agende-sua-consulta-viva-oftalmologia
Agende sua consulta agora mesmo na Viva Oftalmologia! É simples e rápido.
Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência
especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22
SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098
Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?