Como tratar retinopatia diabética?

retinopatia diabetica

Para tratar a retinopatia diabética, a primeira orientação, sem dúvidas, é o controle rígido das suas taxas de glicose no sangue. Uma vez que o paciente com diabetes lide com alterações em sua visão, o tratamento objetiva frear ou retardar a sua progressão, a fim de promover uma qualidade visual ao mesmo.

Acompanhe o artigo para entender mais sobre a doença e algumas opções de tratamento.

Retinopatia diabética: O que é?

Na retina inicia-se todo o processo de visão. Basicamente, trata-se um tecido sensível à luz e que fica na parte posterior do olho. Podemos facilmente comparar ao filme de uma câmera fotográfica, que recebe e processa tudo o que vemos.

Durante a retinopatia diabética, os vasos da retina perdem a sua forma e a capacidade de transmitir imagens ao cérebro, prejudicando bastante a visão.

A doença é a complicação microvascular mais comum da diabetes, por isso a necessidade de precaução.

Há, também, risco eminente de cegueira irreversível e as maiores vítimas  são adultos de 20 a 74 anos, se não diagnosticada e tratada corretamente.

O que diminui a progressão dos sintomas, ou o surgimento do problema, é um controle adequado dos níveis de glicose no sangue.

Retinopatia diabética: Fases da doença

Antes de detalhar os sintomas, é necessário conhecer todas as fases deste problema, que são:

• Não proliferativa: áreas de dilatação dos pequenos vasos sanguíneos da retina.
  • Moderada: alguns vasos sanguíneos são bloqueados.
  • Severa: várias regiões da retina param de receber sangue e oxigênio.
  • Proliferativa: crescimento de vasos sanguíneos defeituosos e frágeis.

Ao identificar a doença em seus estágios iniciais, a recuperação visual do paciente é beneficiada e o tratamento apresenta um melhor resultado.

Retinopatia diabética: Sintomas

Se você possui diabetes, mantenha suas consultas com o oftalmologista em dia e, ao menor sinal de dificuldade visual, antecipe sua visita ao médico.

Os sintomas de retinopatia diabética podem incluir:

• Pontos ou manchas escuras flutuando na visão;
  • Visão embaçada;
  • Visão que muda periodicamente de borrada para clara;
  • Visão noturna prejudicada;
  • Perda de visão central ou periférica.

Retinopatia diabética: Diagnóstico

Uma das formas mais fáceis de detectar complicações oculares da diabetes é se submetendo a exames oftalmológicos

• Exames oftalmológicos gerais e de rotina;
  • Exames do fundo do olho – Obrigatório para pacientes com diabetes tipo 1 e 2 – realizado anualmente;
  • Exames de sangue para controle da glicose.

Como tratar retinopatia diabética?

O tratamento, propriamente dito, vai depender do estágio da doença. Por exemplo, na fase inicial é recomendado o monitoramento regular com oftalmologista; além das prescrições médicas para dieta e a prática de exercício físico.

Nos casos mais graves da doença, alguns tratamentos cirúrgicos se fazem necessários. Acompanhe a seguir.

Laser Argônio

Esse procedimento provoca a eliminação dos vasos sanguíneos anormais, assim como das áreas da retina isquêmica. São necessárias três longas sessões de laser, mais duas simples, para completar o tratamento.

Após o procedimento, a acuidade visual que resta fica estável e pode até melhorar. É eficaz antes de novos vasos sangrarem.

Vitrectomia

Procedimento cirúrgico onde o vítreo é removido e substituídos por soro, a fim de melhorar a visão já comprometida.

A recuperação é rápida, sendo que o paciente volta a receber as luzes devidamente em seu campo visual.

Drogas anti-inflamatórias de longa duração

O uso de medicamentos, como a Triamcinolona, pode auxiliar o tratamento, reduzindo o inchaço da retina e ajudando a melhorar a visão nos casos de edema de mácula diabético. O efeito possui duração de longo prazo, de 3 a 6 meses; e pode ser necessária a reaplicação.

Cuidando da sua diabetes

É portador de diabetes? Se sim, tem feito o devido controle da doença em conjunto com o check-up da sua visão? Está mais propenso a desenvolver essa condição?

Na correria diária acabamos esquecendo, ou mesmo deixando de lado, a prevenção – isto é, reservar tempo na agenda para um check-up médico anual.

Ressalta-se que a diabetes pode surgir sem causar alterações visuais no primeiro momento, necessitando da sua ação proativa em checar sua saúde ocular. E mais: não é só os níveis de glicemia precisam estar sob controle, a pressão arterial e as taxas de colesterol entram nessa lista para prevenir um cuidado com a sua saúde em geral.

Os riscos da diabetes para a sua visão

Caso queira tirar outras dúvidas com o time da Viva Oftalmo, clique aqui e acione nosso contato. Estamos à disposição para auxiliar na manutenção da sua saúde ocular.