Quando devo ir ao Oftalmologista?

Você costuma consultar o seu médico oftalmologista somente para trocar o grau do seu óculos? Se a sua resposta foi sim, esse artigo vai ser esclarecedor para você!

Muito mais do que conferir o grau da sua miopia, astigmatismo ou hipermetropia, o oftalmologista é um médico essencial para assegurar a sua saúde ocular e prevenir o surgimento de possíveis doenças dos olhos.

Por isso, realizar consultas periódicas e todos os exames é primordial nos cuidados com a saúde dos seus olhos. Não deixe mais a sua saúde ocular em segundo plano! Confira aqui a importância e os principais motivos que devem fazer você agendar uma consulta oftalmológica.

Por que ir ao oftalmologista?

O médico oftalmologista é responsável pela saúde ocular, contribuindo na investigação, bem como na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento de doenças e condições oculares.

Responsável por identificar e tratar doenças refrativas, catarata, glaucoma, dentre outras doenças oculares, ele é o profissional mais indicado para encontrar soluções aos problemas que possam atingir toda a região próxima aos olhos, como as suas pálpebras e o canal lacrimal.

Leia também:

Teste de acuidade visual: entenda o exame que determina sua visão e o seu grau

Enxaqueca ocular: o que é e como contornar

Como tratar retinopatia diabética?

Motivos para consultar um oftalmologista

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância por trás do médico oftalmologista, veja os seguintes motivos que devem te levar à agendar a sua consulta.

Alterações na visão

Atente-se a possíveis alterações na sua visão, seja na parte central, periférica ou até mesmo em casos de perda de campo de visão. Forçar a vista para enxergar melhor, notar a visão embaçada e até perder a nitidez dos objetos são sinais de que algo está errado.

Nesses casos, procure um médico e investigue as possíveis causas. Você pode estar desenvolvendo algum tipo de doença refrativa, como a miopia ou a hipermetropia, e somente o oftalmologista será capaz de realizar um diagnóstico preciso para indicar tratamentos como o uso de óculos de grau ou lentes de contato.

Leia também:

Miopia e Astigmatismo: qual a diferença? Existe relação?

Dores nos olhos

Sabe aquela sensação de pressão nos olhos e de fisgadas? Esses podem ser sinais de alerta para você consultar o oftalmologista, portanto, preste atenção a eles.

Caso sinta desconfortos do tipo, junto à irritação, vermelhidão, ardência ou outros tipos de sintomas, é preciso ter a avaliação de um profissional para analisar o que pode estar gerando estes desconfortos e como tratar a situação.

Manchas na visão

Observou alguma mancha, ponto preto ou alteração similar a teias de aranha na sua visão? Podem ser o que chamamos de “moscas volantes”, percebidas, principalmente, quando se está lendo ou olhando fixamente para uma parede vazia.

Elas podem ser inofensivas, como podem, também, demonstrar problemas na visão que devem ser investigados. Portanto, caso perceba esse tipo de mancha em sua visão, não exite em agendar a sua consulta.

Vermelhidão nos olhos

Você está observando uma vermelhidão se formando em seus olhos? Este é um sinal de hiperemia ocular, quando ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos da superfície ocular.

A condição é causada, geralmente, por processos inflamatórios e pode ser um alerta de questões como a conjuntivite e a hemorragia subconjuntival (manchas vermelhas nos olhos), por exemplo.

Consultas ou check-ups de rotina

Independentemente de qualquer sintoma, você deve ir ao oftalmologista? Sim! Essa medida preventiva será essencial para o diagnóstico de doenças silenciosas, como o glaucoma, por exemplo.

Para se ter ideia, o glaucoma é uma doença tão séria que, uma vez não tratada, pode comprometer completamente a visão, levando o paciente para uma condição de cegueira irreversível.

Comumente manifestado a partir dos 40 anos, o glaucoma pode ser assintomático. Ou seja, caso o paciente não tenha o hábito de realizar consultas preventivas, a doença pode evoluir sem que ele sequer perceba, inviabilizando a qualidade completa do tratamento.

Por que você deve procurar um oftalmologista?

Pronto para a sua consulta oftalmológica?

Agora que você conhece algumas motivações para procurar um médico oftalmologista, que tal começar a cuidar da saúde dos seus olhos?

AGENDE AQUI a sua consulta oftalmológica na Viva Oftalmo.

Na Viva Oftalmo, você encontra uma equipe muito capacitada para te atender. Seguimos todas as medidas de segurança dos órgãos da Saúde para poder cuidar da sua saúde ocular neste momento de pandemia. Confira aqui!