Doença de Behçet: o que é e como ela afeta a saúde dos olhos?

Doença de Behçet: o que é como ela afeta a saúde dos olhos?

A doença de Behçet pode causar inflamação crônica dos vasos sanguíneos, gerando lesões na pele e feridas pelo corpo, resultando em inflamações recorrentes e até mesmo em cegueira irreversível, nos casos mais graves.

Inflamações oculares como a uveíte, coroidite e a vasculite retiniana são comuns e reincidentes em casos assim. Já a episclerite e a queratite são mais raras por associação, mas podem acontecer.

Por todas essas razões, a doença de Behçet deve ser rapidamente tratada para não deixar sequelas na visão.

Acompanhe o artigo para conhecer um pouco mais sobre essa condição, quais são os seus sintomas e quando buscar tratamento.

O que é a doença Behçet?

A doença de Behçet é uma condição que inflama os vasos sanguíneos (vasculite). Dessa forma, é capaz de afetar todo o organismo, já que as veias e artérias estão presentes por todo o corpo.

Ainda não se sabe exatamente o que causa a doença de Behçet, mas o risco para desenvolvê-la parece ser maior nas pessoas que apresentam o gene HLA-B51. Assim, pode ser considerada uma doença genética sendo que  jovens de origem asiática apresentam manifestações mais graves da doença.

Diferentes genes aumentam o risco de desenvolver a doença de Behçet e acredita-se que fatores ambientais como infecções podem ajudar a desencadear a doença.

A doença de Behçet também está no grupo dos problemas autoimunes, já que os processos inflamatórios que ela causa resultam do mau funcionamento do sistema imunológico, que passa a atacar o próprio organismo.

Costuma se manifestar de maneira equilibrada entre homens e mulheres, geralmente na fase adulta. Ocasionalmente, podem ocorrer casos de doença de Behçet em crianças, apesar de serem mais raros.

Quais os sintomas da doença de Behçet?

Feridas dolorosas e recorrentes na boca, órgãos genitais e pele são muito comuns. De aparência arredondada ou oval, elas costumam surgir em conjunto especialmente na área das mucosas. Também são caracterizadas pelo centro amarelado, podendo ser profundas ou mais superficiais.

O aparecimento de bolhas que facilmente estouram, resultando em caroços dolorosos e avermelhados também é um sintoma comum, acometendo cerca de 80% dos pacientes

As manifestações oculares vêm logo em seguida, estando presentes em cerca de 30 a 70% dos quadros. Nesses casos, as principais manifestações acontecem com a inflamação do olho, seja por sintomas como: uveíte, coroidite, vasculite retiniana, episclerite, queratite.

Elas ocorrem de forma recorrente, ou seja, em crises que melhoram com o tratamento e retornam após um período sem sintomas. A queixa mais importante é a presença de aftas recorrentes que podem estar associadas ou não a úlceras genitais, lesões de pele, dores articulares, inflamação no olho, alterações neurológicas, intestinais, inflamação e trombose em veias, além da formação de aneurismas em diferentes artérias.

As queixas de doença de Behçet geralmente iniciam com aftas bastante dolorosas, muitos anos antes do diagnóstico.

Os sintomas gerais para as manifestações oculares costumam ser:

• Dor e vermelhidão nos olhos.
  • Hipópio (presença de pus no globo ocular).
  • Fotofobia (sensibilidade excessiva à luz).
  • Perda parcial de visão.

👉 Leia mais:

Dor atrás dos olhos: o que pode ser?

Inflamação no olho: o que fazer, tipos e sintomas

O que a doença de behçet pode causar?

Saiba um pouco mais sobre as possíveis manifestações oculares e a possibilidade de complicações.

1. Uveíte

A úvea representa o conjunto da íris, membrana coroide e corpo ciliar. Assim, estende-se por todo o olho, podendo sofrer inflamações em cada uma das suas três partes.

A uveíte não tratada pode favorecer o aparecimento de catarata e glaucoma, duas das mais conhecidas causas de cegueira.

👉 Saiba mais:

Uveíte: o que é, causas e tratamentos

2. Coroidite

A coróide é uma camada vascular mais profunda do olho, cuja principal função é nutrir as outras camadas. Se afetada, pode ocasionar a perda parcial de visão, a presença de “manchas” na visão (moscas volantes) e fotofobia (sensibilidade à luz).

Não costuma causar dor, o que pode retardar o seu diagnóstico. Caso fique sem tratamento, pode levar ao descolamento de retina, além de catarata, glaucoma e cegueira permanente.

3. Vasculite retiniana

A retina é a membrana responsável por converter os estímulos luminosos captados pelos olhos em impulsos nervosos, para que o cérebro possa interpretá-lo e formar imagens.

Quando afetada, pode prejudicar a percepção das cores, sintomas de moscas volantes e flashes luminosos.

A falta de tratamento também pode levar a complicações, como a redução gradativa da acuidade visual.

4. Episclerite

Infecção da episclera, a membrana que reveste a esclera, também conhecida como a “parte branca do olho”.

Caracteriza-se pelo surgimento de manchas vermelhas no globo ocular, acompanhadas de dores e ardência.

5. Queratite

Consiste em uma inflamação da córnea. Além dos sintomas comuns das manifestações oculares da doença de Behçet, ainda pode resultar em visão turva.

👉 Veja também:

Ceratocone: entenda tudo sobre a doença

Como é feito o diagnóstico da doença de Behçet?

O diagnóstico de doença de Behçet é baseado nas manifestações apresentadas pelos pacientes e analisadas pelo médico. Não há exame de laboratório que determine o diagnóstico. Na maioria das vezes, o reumatologista necessita do auxílio do oftalmologista para saber se há inflamação no olho e qual estrutura está inflamada.

Quem tem Behçet pode ter filho?

Por ser considerada uma doença autoimune, pacientes que apresentam a doença de Behçet não podem doar sangue.

Quem tem Behçet pode doar sangue?

Como a doença de Behçet afeta os olhos

Como vimos, a doença de Behçet é um processo que causa a inflamação crônica dos vasos sanguíneos. E os olhos são estruturas extremamente vascularizadas e muito sensíveis.

Assim, não é surpresa que a doença de Behçet se manifeste com elevada frequência também na região ocular.

As infecções nos vasos sanguíneos prejudicam a oxigenação das membranas e tecidos, favorecendo a ocorrência de inflamações recorrentes, que podem até mesmo causar cegueira, se não forem tratadas rapidamente.

Qual o tratamento para a doença de Behçet?

O tratamento da doença de Behçet depende do nível e do local dos sintomas.

Sintomas menos graves, como aftas, dores articulares, lesões de pele e úlceras genitais podem ser tratados com anestésicos, corticosteroides tópicos e antissépticos bucais.

Já sintomas mais graves, como a inflamação do olho, manifestações neurológicas ou vasculares (veias ou artérias), são tratados com o uso de agentes imunossupressores, como azatioprina, ciclofosfamida e metotrexate.

Como a doença de Behçet afeta os olhos

👉 Saiba mais:

O que costuma causar inflamação nos olhos?

Viva Oftalmo: seu centro médico para saúde ocular!

Durante o artigo você pôde perceber como a doença de Behçet pode ser prejudicial para os olhos. Viu também que, por não provocar sintomas no início, pode evoluir e se complicar.

Por essa razão é tão importante estar em dia com as suas consultas de check-ups oftalmológicos.

Você sabia que o ideal é realizar seu check-up ao menos uma vez por ano? E, sim, mesmo sem ter qualquer tipo de incômodo visual ou sintoma.

Aqui na Viva Oftalmo ajudamos você a cuidar da sua visão, proporcionando atendimento de qualidade, oferecendo tecnologia de ponta, com um time de profissionais experientes e acolhedores.

Se você (ou alguém próximo) suspeita que possa estar apresentando os sintomas da doença de Behçet ou algum outro problema nos olhos, acesse agora o link abaixo e agende seu atendimento conosco.

QUERO AGENDAR MEU ATENDIMENTO