O que pode causar inflamação nos olhos?

inflamação-nos-olhos

Se você está com os seus olhos vermelhos ou inchados, quero te fazer algumas perguntas: Como você limpa as lentes dos seus óculos ou lentes de contato? Você usa muito colírio no dia a dia? Você é diabético(a)?

Essas são algumas questões que podem estar ligadas a possíveis causas de uma inflamação nos olhos. Acompanhe o artigo e entenda melhor!

Causas da inflamação nos olhos

Infecções, alergias e agentes externos

É comum que uma inflamação nos olhos esteja ligada a infecções bacterianas e virais ou a alguma alergia que o paciente tenha.

A rinite alérgica, por exemplo, causa uma irritação mais persistente no globo ocular. Trata-se de uma crise alérgica — como aquelas geradas por poeira doméstica ou animais de estimação — em que os olhos podem ficar naturalmente mais irritados, inflamados e com coceira.

Já as infecções podem ser decorrentes de coisas simples do dia a dia — como usar inadequadamente os seus óculos ou lentes de contato ou coçar os olhos com as mãos sujas — até complicações do pós-operatório de algum procedimento.

Doenças

Algumas doenças também podem ser a causa da inflamação nos olhos. São elas:

• Sarampo;
  • Herpes, especialmente a herpes zoster;
  • Sífilis;
  • Diabetes;
  • Artrite reumatoide;
  • Lúpus;
  • Tuberculose.

No caso da sífilis e de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), a inflamação acontece quando a infecção afeta diretamente os olhos.

Falta de higiene

A área dos olhos, quando não higienizada corretamente, torna-se um ambiente favorável ao crescimento de bactérias. Isso inclui, inclusive, a falta de cuidados e de uma higiene correta dos óculos ou lentes de contato, como citado anteriormente.

Saiba como higienizar corretamente os seus óculos e lentes de contato clicando aqui

Uso excessivo de colírios

Se você está com os olhos inflamados e costuma usar frequentemente colírios no seu dia a dia, atenção!

O uso de colírios pode ser excelente para manter os olhos hidratados. No entanto, seu uso em excesso também é prejudicial. Os olhos podem ficar mais doloridos, sensíveis e irritados e, consequentemente, mais vulneráveis a uma infecção.

Falta de vitamina A

A inflamação nos olhos também pode estar relacionada com a falta de vitamina A. Isso porque a ausência desse micronutriente pode ocasionar a síndrome do olho seco.

Além disso, por ser antioxidante, ela também ajuda a evitar a degeneração dos tecidos oculares, sendo uma ótima forma de prevenção contra a catarata.

Alimentos ricos em vitamina A são, por exemplo, o bife de fígado, o ovo, a cenoura, a abóbora e o espinafre. Uma consulta com um nutricionista irá te ajudar a construir uma dieta balanceada, conforme as suas necessidades.

Uso de produtos em contato direto com os olhos

Outras questões do dia a dia também podem ser causas de uma inflamação nos olhos. Por exemplo, o uso de um cosmético novo, o uso de um produto com prazo de validade vencido, ou o uso excessivo de produtos de maquiagem.

Por isso, tenha cuidado com o que você coloca em contato com os seus olhos. O ideal, nesses casos, é sempre buscar auxílio de um dermatologista.

Estou com os olhos inflamados, o que eu faço?

Em geral, a inflamação nos olhos possui sintomas característicos e fáceis de identificar, como inchaço, dor e vermelhidão. Isso facilita a identificação pelo paciente.

Se estiver com algum desses sintomas, procure um oftalmologista o mais rápido possível. Somente o profissional poderá realizar o diagnóstico correto e indicar um tratamento que seja eficaz para o seu problema.

Clique aqui e agende facilmente uma consulta na Viva Oftalmologia

cta-agende-sua-consulta-viva-oftalmologia
Agende sua consulta agora mesmo na Viva Oftalmologia! É simples e rápido.

Envie uma Resposta

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h