O que é a gonioscopia?
A gonioscopia é um exame que avalia a anatomia e a estrutura do ângulo da câmara anterior do olho – área importante para que o fluido ocular possa circular – e que traz dados cruciais para diagnosticar certas condições oculares, como o glaucoma.
O exame é feito com uso de um instrumento especial, chamado goniolente, que é uma espécie de lente de contato transparente e uma pequena espelhagem em seu centro.
Primeiro é aplicado um colírio anestésico nos olhos e, então, é delicadamente posicionada a goniolente na superfície do olho.
Para que serve?
A gonioscopia permite uma visualização ampla e detalhada das estruturas do ângulo da câmara anterior, o que permite ao oftalmologista examinar a malha trabecular, o processo ciliar e a esclera subjacente; partes fundamentais para a drenagem adequada do humor aquoso, o fluido que preenche a câmara anterior do olho.
Alterações no volume desse fluido é o que leva a quadros de hipertensão ocular e glaucoma, e a gonioscopia é um exame essencial para avaliar isso.
Além disso, há diferentes tipos de glaucoma, sendo os mais comuns o glaucoma de ângulo aberto e o de ângulo fechado. A gonioscopia permite determinar isso e fornece informações cruciais para o diagnóstico correto e a escolha do tratamento apropriado.
Você encontra este e todos os outros exames e procedimentos oftalmológicos que precisar aqui na Viva; sempre realizados e interpretados por especialistas.