Também conhecido como Motricidade Ocular, o exame de Motilidade Ocular é realizado pelo oftalmologista durante a sua consulta oftalmológica, para avaliar questões como: alinhamento dos olhos, movimentação e musculatura.
Para entender mais sobre o exame, continue lendo o artigo.
Motilidade Ocular: o que é e para que serve?
Como o próprio nome já dá a entender, motilidade é um sinônimo para mobilidade, ou seja, movimento. Sendo assim, o exame de motilidade ocular serve para avaliar o alinhamento ocular bem como fazer a avaliação da movimentação dos olhos e da musculatura extra-ocular.
Em outras palavras, o exame é utilizado para diagnosticar e indicar o tratamento adequado para os casos em que existe algum desalinhamento nos olhos, como, por exemplo:
- Estrabismo (popular Olho Torto)
- Quando os olhos não conseguem fazer a convergência necessária, ou seja, têm dificuldade em focar coordenadamente;
- Quando um dos olhos ou ambos não tem a capacidade visual adequada.
Tem estrabismo ou conhece alguém que sofre com o problema? Leia também: Estrabismo: o que é, quais são as causas e como tratar e esclareça as suas dúvidas!
Os sintomas mais comuns que levam à realização da motilidade ocular são manifestados após a leitura. Dentre eles, estão: visão dupla, dificuldade de concentração, cansaço, sono e dores de cabeça.
Se não tiver sido detectado nenhum problema oftalmológico que justifique tais sintomas, eles podem estar ligados à dificuldade de convergência dos olhos.
Como é feito o exame de Motilidade Ocular?
A avaliação da motilidade ocular envolve testes da percepção de imagens, da visão tridimensional e pode, ainda, analisar a força muscular.
A forma mais conhecida do procedimento é aquela de seguir com os olhos um objeto que seu médico irá lhe mostrar (como uma caneta que será movimentada pelo seu médico em todas as direções do olhar para ver se os dois olhos acompanham o movimento).
Além disso, com o exame é possível avaliar o movimento dos olhos através da fixação do olhar em pontos diferentes. Dessa forma, avalia-se toda a musculatura extra-ocular e identifica-se possíveis alterações.
Não há necessidade de nenhum tipo de preparo ou dilatação da pupila para a realização do exame. Caso o paciente faça uso de óculos ou lentes de contato de grau, devem ser lavados.
Em casos de estrabismo, o teste é essencial para identificar o grau do problema e indicar o tratamento ideal.
Já sabe onde realizar o seu exame de Motilidade Ocular? A Viva Oftalmo é uma clínica oftalmológica referência no segmento em Brasília, com especialistas em saúde ocular, qualidade de equipamentos e infraestrutura.
Clique aqui, tire suas dúvidas diretamente por WhatsApp e agende o seu exame o mais rápido possível!
Se quiser saber especificamente os convênios que atendemos, clique aqui.
A partir dos resultados do exame, como é o tratamento indicado?
O tratamento normalmente é feito com mudança de atitudes e com alguns exercícios, como se fosse uma fisioterapia para os olhos.
O próprio médico indica quais exercícios devem ser realizados e com que frequência, de acordo com cada caso. Os exercícios podem ser realizados tanto em casa, quanto em alguns consultórios médicos ou clínicas de oftalmologia.
E será que você já fez todos os exames oftalmológicos recomendados para a sua idade? Leia também: Exames de vista que você deve fazer por faixa etária.