Inflamação nos olhos: sintomas, tipos e o que pode ser

Inflamação nos olhos sintomas, tipos e o que pode ser

Dentre os incômodos oftalmológicos mais comuns está a inflamação nos olhos. Os principais sintomas são dores e incômodos na região, vermelhidão, sensação de cisco nos olhos, fotofobia e coceira. Além disso, o problema possui diversas causas e também pode ser um indicativo de outras doenças, desde conjuntivite e terçol, até questões mais sérias, como glaucoma.

Lembre-se que os olhos são extremamente sensíveis e demandam um cuidado especial. Por isso, neste artigo, você vai entender melhor sobre os sintomas, tipos e o que o incômodo pode indicar. 

Boa leitura!

5 sintomas comuns da inflamação nos olhos

1 – Dores e incômodos

dores e incômodos nos olhos

Os olhos se encontram em uma parte do corpo com diversas terminações nervosas, além de estruturas sensíveis. Por isso é natural a reação do organismo de protegê-los ao vento, excesso de luz, entre outros casos em que fechamos os olhos involuntariamente.

Qualquer inflamação ou alteração ocular, nesse sentido, pode ocasionar dores e incômodos, representando o primeiro alerta de que algo está errado.

2 – Vermelhidão

Vermelhidão no olho

Assim como são vastos em sensibilidade, os olhos também são altamente vascularizados. E, ao ocorrer uma inflamação, um dos principais sintomas é sempre a vermelhidão.

Quando a vermelhidão é momentânea, pode indicar um cisco ou algum incômodo pontual. Caso ela permaneça por um longo período, pode indicar uma inflamação ou doença oftalmológica, como explicaremos mais à frente.

3 – Sensação de cisco nos olhos

sensação de cisco nos olhos

Quando há algum tipo de inflamação ocular, a sensação de que existe algum corpo estranho nos olhos é constante. Este é um sintoma que facilita a identificação do problema.

4 – Sensibilidade à luz (fotofobia)

sensibilidade à luz (fotofobia)

A fotofobia também pode ser um sintoma de alguma inflamação ocular.

Quando estão inflamados, os olhos tendem a se tornar mais sensíveis à iluminação, o que torna a visão mais incômoda.

5 – Coceira

coceira nos olhos

Quando o olhos estão inflamados, como em qualquer outra situação de anormalidade no corpo, é natural que o organismo tente combater o problema. E é nesse momento que costuma surgir a coceira.

Você sabe por que o olho inflama?

Uma inflamação nos olhos pode acontecer por motivos simples, como alergias a partículas do ar, cremes ou maquiagem, insônia, falta de higiene nas mãos, óculos e lentes de contato (que podem levar bactérias para a região), ou até mesmo por choro excessivo

Mas, além disso, os olhos também podem inflamar devido a outras questões mais sérias, como doenças e problemas oculares. Entenda melhor abaixo.

O que pode ser inflamação nos olhos? Tipos, principais problemas e doenças

Conjuntivite

Esse é o tipo de inflamação nos olhos mais popular. Nesse caso, o problema acontece na conjuntiva do olho devido à contaminação da região por vírus e bactérias, ou devido a alergias (maquiagem, cosméticos, produtos químicos ou partículas do ar). Quando causada por vírus ou bactérias, o problema é contagioso. 

Terçol

Outro tipo de inflamação nos olhos conhecido é o terçol, que ocorre nas pálpebras e pode causar forte incômodo. Em geral, o terçol costuma passar naturalmente em alguns dias e não é classificado como um problema sério. Porém, qualquer ação sem a orientação profissional adequada pode acabar piorando o quadro.

Uveíte

Já essa é uma inflamação na íris do olho e nos vasos sanguíneos do globo ocular, tendo como principal sinal a vermelhidão. Diferentemente do terçol, a uveíte não passa com o tempo e pode ser causada pelo contato de partículas estranhas aos olhos ou por doenças infecciosas, como toxoplasmose, herpes, tuberculose e até sífilis.

Entenda melhor sobre a Uveíte a seguir:

Uveíte: o que é e como tratar?

Blefarite

A Blefarite também atinge as pálpebras dos olhos, mas a diferença, em comparação com o Terçol, é que essa doença também vem acompanhada de pequenas crostas, que costumam incomodar o paciente na hora de acordar e abrir os olhos.

Quer se informar melhor sobre a Blefarite? Confira este outro artigo: 

Blefarite: o que é, como acontece e quais são as causas.

Síndrome do olho seco

Esse é um problema comum em pacientes que passam muitas horas do dia em frente a dispositivos eletrônicos ou telas (computador, televisão, celulares, tablets). Como consequência da falta de líquido nos olhos, a região também pode ficar inflamada, especialmente no final do dia.

Leia também: 

Síndrome da Visão de Computador: você sabe o que é?

Glaucoma

Dentre outros sintomas, o glaucoma também pode deixar os olhos avermelhados e vir acompanhado de dores de cabeça. É importante se informar melhor sobre a doença e buscar o diagnóstico precoce, já que essa é segunda maior causa de cegueira do mundo.

Glaucoma: tire suas dúvidas sobre este problema nos olhos

Identificou algum sintoma de inflamação nos olhos? Saiba o que fazer e como tratar

o que fazer e como tratar inflamação nos olhos

A maior parte das pessoas que identificam uma inflamação nos olhos acabam não se importando tanto, acreditando que é um sintoma momentâneo. Esse é um grande erro, já que a inflamação pode piorar, dificultando até a capacidade de visão.

Por isso, ao sinal de qualquer sintoma, procure um oftalmologista o mais rápido possível, especialmente se o problema for frequente ou se estiver presente há dias.

O tratamento vai depender do grau da inflamação e dos sintomas de cada paciente.

Mas, de modo geral, o protocolo inclui o uso de colírios lubrificantes e anti-inflamatórios, antialérgicos, soro fisiológico, compressas com água quente e/ou fria e até o uso de alguns tipos de pomadas.

É fundamental ressaltar que em hipótese alguma o paciente deve buscar informações de revistas ou de internet, sequer realizar procedimentos caseiros ou que funcionaram para terceiros. 

Cada pessoa reage de uma forma aos tratamentos e só um médico especialista pode informar o que é essencial para cada inflamação nos olhos.

A Viva Oftalmologia é referência em saúde ocular em Brasília. Clique aqui e agende a sua consulta agora mesmo com um de nossos especialistas!

Leia também: O que esperar de uma consulta ao oftalmologista?

cta-agende-sua-consulta-viva-oftalmologia
Agende sua consulta agora mesmo na Viva Oftalmologia! É simples e rápido.
Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência
especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22
SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098
Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?